A formação de professores no âmbito da abordagemmultirreferencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183768 http://hdl.handle.net/11449/127260 |
Resumo: | In this work we propose a reflection on education and, more specifically, on theprocess of teacher’s education. To approach this discussion we assume the necessityof addressing this issue in its complexity. We used the multi-referential approachthat has the perspective to study educational phenomena considering the heterogeneitytypical of educational relationships. We are holding this discussion by identifyingseveral aspects of the formation of teachers from the fields of education andpsychoanalysis. This route allowed us to deepen and clarify some concepts: education,the teaching relationship, the experienced and lived, suggesting perspectives for theprocess of teacher´s education. |
id |
UNSP_2e0e061df9217c56ac3a58e861e531b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127260 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação de professores no âmbito da abordagemmultirreferencialteacher formationmulti-referentialityeducation and psychoanalysisFormação de professoresmultirreferencialidadepsicanálise e educaçãoIn this work we propose a reflection on education and, more specifically, on theprocess of teacher’s education. To approach this discussion we assume the necessityof addressing this issue in its complexity. We used the multi-referential approachthat has the perspective to study educational phenomena considering the heterogeneitytypical of educational relationships. We are holding this discussion by identifyingseveral aspects of the formation of teachers from the fields of education andpsychoanalysis. This route allowed us to deepen and clarify some concepts: education,the teaching relationship, the experienced and lived, suggesting perspectives for theprocess of teacher´s education.Este estudio es una reflexión sobre educación, más específicamente, sobre el procesode formación de profesores. Para acercarnos de esta discusión partimos delpresupuesto de que es necesario abordar tal problemática en su complexidad. Paratanto, utilizamos el abordaje multirreferencial, que tiene como perspectiva estudiarlos fenómenos educacionales considerando la heterogeneidad propia de las relacioneeducativas. Realizamos esta reflexión identificando varios aspectos del proceso deformación de profesores a partir de los campos de la educación y del psicoanálisis.Tal recorrido nos permitió aclarar y profundizar algunas concepciones, como las deeducación, de relación pedagógica, de la experiencia y del vivido, sugiriendoperspectivas para el proceso de formación de profesores.Este trabalho é uma reflexão sobre educação, mais especificamente, sobre o processode formação de professores. Para nos aproximar desta discussão partimos dopressuposto de que é necessário abordarmos tal problemática em sua complexidade. Paratanto, utilizamos a abordagem multirreferencial, que tem como perspectiva estudar ofenômenos educacionais considerando a heterogeneidade própria das relaçõeeducativas. Realizamos esta reflexão identificando vários aspectos do processo deformação de professores a partir dos campos da educação e da psicanálise. Talpercurso nos permitiu esclarecer e aprofundar algumas concepções, como as deeducação, de relação pedagógica, da experiência e do vivido, sugerindo perspectivapara o processo de formação de professores.Universidade Estadual de LondrinaAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Universidade Estadual de LondrinaMartins, João Batista2015-08-21T17:54:45Z2015-08-21T17:54:45Z2014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article467-476application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183768Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 18, n. 3, p. 467-476, 2014.1413-8557http://hdl.handle.net/11449/12726010.1590/2175-3539/2014/0183768S1413-85572014000300467S1413-85572014000300467.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia Escolar e Educacional0,225info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-13T06:08:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127260Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-13T06:08:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores no âmbito da abordagemmultirreferencial |
title |
A formação de professores no âmbito da abordagemmultirreferencial |
spellingShingle |
A formação de professores no âmbito da abordagemmultirreferencial Martins, João Batista teacher formation multi-referentiality education and psychoanalysis Formação de professores multirreferencialidade psicanálise e educação |
title_short |
A formação de professores no âmbito da abordagemmultirreferencial |
title_full |
A formação de professores no âmbito da abordagemmultirreferencial |
title_fullStr |
A formação de professores no âmbito da abordagemmultirreferencial |
title_full_unstemmed |
A formação de professores no âmbito da abordagemmultirreferencial |
title_sort |
A formação de professores no âmbito da abordagemmultirreferencial |
author |
Martins, João Batista |
author_facet |
Martins, João Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, João Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teacher formation multi-referentiality education and psychoanalysis Formação de professores multirreferencialidade psicanálise e educação |
topic |
teacher formation multi-referentiality education and psychoanalysis Formação de professores multirreferencialidade psicanálise e educação |
description |
In this work we propose a reflection on education and, more specifically, on theprocess of teacher’s education. To approach this discussion we assume the necessityof addressing this issue in its complexity. We used the multi-referential approachthat has the perspective to study educational phenomena considering the heterogeneitytypical of educational relationships. We are holding this discussion by identifyingseveral aspects of the formation of teachers from the fields of education andpsychoanalysis. This route allowed us to deepen and clarify some concepts: education,the teaching relationship, the experienced and lived, suggesting perspectives for theprocess of teacher´s education. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 2015-08-21T17:54:45Z 2015-08-21T17:54:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183768 Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 18, n. 3, p. 467-476, 2014. 1413-8557 http://hdl.handle.net/11449/127260 10.1590/2175-3539/2014/0183768 S1413-85572014000300467 S1413-85572014000300467.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183768 http://hdl.handle.net/11449/127260 |
identifier_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 18, n. 3, p. 467-476, 2014. 1413-8557 10.1590/2175-3539/2014/0183768 S1413-85572014000300467 S1413-85572014000300467.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional 0,225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
467-476 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803045973412282368 |