Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194440 |
Resumo: | Esta dissertação pretende refletir possibilidades de, na escola, fazer teatro para aprender teatro, por meio de proposições de jogos que estruturam elementos intrínsecos dessa manifestação. O pensamento, aqui, convida-nos a buscar o fenômeno cênico propenso, por vezes, a descolar-se da epistemologia e das expectativas que podemos ter enquanto profissionais da Educação. E no encontro em diferentes âmbitos de uma escola pública, este trabalho relata a prática de um professor-artista indo de proposições cênicas em sala de aula à criação de um projeto de extensão que originou um grupo de teatro com alunos e a comunidade em geral. Neste desafio, instiga-se o acontecimento mensurado como factível experiência. |
id |
UNSP_2e6897ee2f55df9de725868cdab857cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/194440 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola públicaAmid the uncontrolled: for a theater happening teaching in the pinlic schoolTeatroEspaço escolarJogo teatralTeatro escolarTeatro e juventudeTeatro na educaçãoEscolas públicasTheaterSchool spaceTheater gameEsta dissertação pretende refletir possibilidades de, na escola, fazer teatro para aprender teatro, por meio de proposições de jogos que estruturam elementos intrínsecos dessa manifestação. O pensamento, aqui, convida-nos a buscar o fenômeno cênico propenso, por vezes, a descolar-se da epistemologia e das expectativas que podemos ter enquanto profissionais da Educação. E no encontro em diferentes âmbitos de uma escola pública, este trabalho relata a prática de um professor-artista indo de proposições cênicas em sala de aula à criação de um projeto de extensão que originou um grupo de teatro com alunos e a comunidade em geral. Neste desafio, instiga-se o acontecimento mensurado como factível experiência.This dissertation intends to reflect possibilities of making theater at school to learn theater, through propositions of games that structure intrinsic elements of this manifestation. The thought, here, invites us to look at scenic phenomenon that is, sometimes, prone to detach itself from the epistemology and expectations that we can have as Education professionals. And at the meeting in different ambits of a public school, this work reports the practice of a teacher-artist, ranging from scenic propositions in the classroom to the creation of an extension project that originated a theater group with students and the community in general .In this challenge, this event is instigated as a viable experience.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Siqueira, Giuliano Tierno de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nagasawa, José Juliano [UNESP]2020-11-30T14:39:36Z2020-11-30T14:39:36Z2020-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19444041002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-14T06:09:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194440Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:38:12.049481Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública Amid the uncontrolled: for a theater happening teaching in the pinlic school |
title |
Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública |
spellingShingle |
Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública Nagasawa, José Juliano [UNESP] Teatro Espaço escolar Jogo teatral Teatro escolar Teatro e juventude Teatro na educação Escolas públicas Theater School space Theater game |
title_short |
Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública |
title_full |
Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública |
title_fullStr |
Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública |
title_full_unstemmed |
Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública |
title_sort |
Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública |
author |
Nagasawa, José Juliano [UNESP] |
author_facet |
Nagasawa, José Juliano [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siqueira, Giuliano Tierno de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nagasawa, José Juliano [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Espaço escolar Jogo teatral Teatro escolar Teatro e juventude Teatro na educação Escolas públicas Theater School space Theater game |
topic |
Teatro Espaço escolar Jogo teatral Teatro escolar Teatro e juventude Teatro na educação Escolas públicas Theater School space Theater game |
description |
Esta dissertação pretende refletir possibilidades de, na escola, fazer teatro para aprender teatro, por meio de proposições de jogos que estruturam elementos intrínsecos dessa manifestação. O pensamento, aqui, convida-nos a buscar o fenômeno cênico propenso, por vezes, a descolar-se da epistemologia e das expectativas que podemos ter enquanto profissionais da Educação. E no encontro em diferentes âmbitos de uma escola pública, este trabalho relata a prática de um professor-artista indo de proposições cênicas em sala de aula à criação de um projeto de extensão que originou um grupo de teatro com alunos e a comunidade em geral. Neste desafio, instiga-se o acontecimento mensurado como factível experiência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-30T14:39:36Z 2020-11-30T14:39:36Z 2020-10-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/194440 41002016026P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/194440 |
identifier_str_mv |
41002016026P1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128837369724928 |