Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagasawa, José Juliano [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194440
Resumo: Esta dissertação pretende refletir possibilidades de, na escola, fazer teatro para aprender teatro, por meio de proposições de jogos que estruturam elementos intrínsecos dessa manifestação. O pensamento, aqui, convida-nos a buscar o fenômeno cênico propenso, por vezes, a descolar-se da epistemologia e das expectativas que podemos ter enquanto profissionais da Educação. E no encontro em diferentes âmbitos de uma escola pública, este trabalho relata a prática de um professor-artista indo de proposições cênicas em sala de aula à criação de um projeto de extensão que originou um grupo de teatro com alunos e a comunidade em geral. Neste desafio, instiga-se o acontecimento mensurado como factível experiência.
id UNSP_2e6897ee2f55df9de725868cdab857cb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194440
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola públicaAmid the uncontrolled: for a theater happening teaching in the pinlic schoolTeatroEspaço escolarJogo teatralTeatro escolarTeatro e juventudeTeatro na educaçãoEscolas públicasTheaterSchool spaceTheater gameEsta dissertação pretende refletir possibilidades de, na escola, fazer teatro para aprender teatro, por meio de proposições de jogos que estruturam elementos intrínsecos dessa manifestação. O pensamento, aqui, convida-nos a buscar o fenômeno cênico propenso, por vezes, a descolar-se da epistemologia e das expectativas que podemos ter enquanto profissionais da Educação. E no encontro em diferentes âmbitos de uma escola pública, este trabalho relata a prática de um professor-artista indo de proposições cênicas em sala de aula à criação de um projeto de extensão que originou um grupo de teatro com alunos e a comunidade em geral. Neste desafio, instiga-se o acontecimento mensurado como factível experiência.This dissertation intends to reflect possibilities of making theater at school to learn theater, through propositions of games that structure intrinsic elements of this manifestation. The thought, here, invites us to look at scenic phenomenon that is, sometimes, prone to detach itself from the epistemology and expectations that we can have as Education professionals. And at the meeting in different ambits of a public school, this work reports the practice of a teacher-artist, ranging from scenic propositions in the classroom to the creation of an extension project that originated a theater group with students and the community in general .In this challenge, this event is instigated as a viable experience.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Siqueira, Giuliano Tierno de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nagasawa, José Juliano [UNESP]2020-11-30T14:39:36Z2020-11-30T14:39:36Z2020-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19444041002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-14T06:09:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194440Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:38:12.049481Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública
Amid the uncontrolled: for a theater happening teaching in the pinlic school
title Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública
spellingShingle Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública
Nagasawa, José Juliano [UNESP]
Teatro
Espaço escolar
Jogo teatral
Teatro escolar
Teatro e juventude
Teatro na educação
Escolas públicas
Theater
School space
Theater game
title_short Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública
title_full Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública
title_fullStr Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública
title_full_unstemmed Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública
title_sort Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública
author Nagasawa, José Juliano [UNESP]
author_facet Nagasawa, José Juliano [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Giuliano Tierno de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagasawa, José Juliano [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Espaço escolar
Jogo teatral
Teatro escolar
Teatro e juventude
Teatro na educação
Escolas públicas
Theater
School space
Theater game
topic Teatro
Espaço escolar
Jogo teatral
Teatro escolar
Teatro e juventude
Teatro na educação
Escolas públicas
Theater
School space
Theater game
description Esta dissertação pretende refletir possibilidades de, na escola, fazer teatro para aprender teatro, por meio de proposições de jogos que estruturam elementos intrínsecos dessa manifestação. O pensamento, aqui, convida-nos a buscar o fenômeno cênico propenso, por vezes, a descolar-se da epistemologia e das expectativas que podemos ter enquanto profissionais da Educação. E no encontro em diferentes âmbitos de uma escola pública, este trabalho relata a prática de um professor-artista indo de proposições cênicas em sala de aula à criação de um projeto de extensão que originou um grupo de teatro com alunos e a comunidade em geral. Neste desafio, instiga-se o acontecimento mensurado como factível experiência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-30T14:39:36Z
2020-11-30T14:39:36Z
2020-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194440
41002016026P1
url http://hdl.handle.net/11449/194440
identifier_str_mv 41002016026P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128837369724928