Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida-verdu, Ana Claudia Moreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Giacheti, Célia Maria, Lucchesi, Fernando Del Mando, Freitas, Geisa Rodrigues De, Rillodutka, Jeniffer De Cássia, Rovaris, Jéssica Aline, Marques, Priscila Foger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620150614
http://hdl.handle.net/11449/157753
Resumo: The present study reports the effect of strengthening reading relations and the effect of transferring stimulus control on speech production in a child with speech apraxia. We used the program Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos(r). The activities were performed twice per week for a total of twenty-two 30-min sessions. The results indicated an increase in correct responses in the subject's speech production when presented with different stimuli. The findings corroborate previous studies that reported speech improvements through equivalence relations. The data demonstrate the benefits of strengthening reading and writing networks.
id UNSP_303e61baff9160d5686ce432876a02ba
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157753
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbaisApraxia and speech production: effects of verbal relations' strengtheningApraxiaSpeechTeachingVerbal behaviorApraxiasFalaEnsinoComportamento VerbalThe present study reports the effect of strengthening reading relations and the effect of transferring stimulus control on speech production in a child with speech apraxia. We used the program Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos(r). The activities were performed twice per week for a total of twenty-two 30-min sessions. The results indicated an increase in correct responses in the subject's speech production when presented with different stimuli. The findings corroborate previous studies that reported speech improvements through equivalence relations. The data demonstrate the benefits of strengthening reading and writing networks.Este estudo propõe relatar o efeito do fortalecimento de relações de leitura e da transferência de controle de estímulos sobre a produção da fala de uma criança com apraxia de fala. Utilizou-se o programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos(r). As atividades foram realizadas em 22 sessões, com duas sessões semanais, de 30 minutos cada. Como resultados houve aumento na porcentagem de acertos na produção da fala do participante frente a diferentes estímulos. Os resultados corroboram os estudos anteriores sobre o favorecimento da fala por meio de relações de equivalência e dados sobre o benefício do trabalho a partir do fortalecimento da rede de leitura e escrita.Universidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasUniversidade de São Paulo Hospital de Reabilitação de Anomalias CraniofaciaisUniversidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasABRAMO Associação Brasileira de Motricidade OrofacialUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Almeida-verdu, Ana Claudia MoreiraGiacheti, Célia MariaLucchesi, Fernando Del MandoFreitas, Geisa Rodrigues DeRillodutka, Jeniffer De CássiaRovaris, Jéssica AlineMarques, Priscila Foger2018-11-12T17:26:46Z2018-11-12T17:26:46Z2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article974-983application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-021620150614Revista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 17, n. 3, p. 974-983, 2015.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/15775310.1590/1982-021620150614S1516-18462015000300974S1516-18462015000300974.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T06:05:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157753Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:13:19.192017Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais
Apraxia and speech production: effects of verbal relations' strengthening
title Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais
spellingShingle Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais
Almeida-verdu, Ana Claudia Moreira
Apraxia
Speech
Teaching
Verbal behavior
Apraxias
Fala
Ensino
Comportamento Verbal
title_short Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais
title_full Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais
title_fullStr Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais
title_full_unstemmed Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais
title_sort Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais
author Almeida-verdu, Ana Claudia Moreira
author_facet Almeida-verdu, Ana Claudia Moreira
Giacheti, Célia Maria
Lucchesi, Fernando Del Mando
Freitas, Geisa Rodrigues De
Rillodutka, Jeniffer De Cássia
Rovaris, Jéssica Aline
Marques, Priscila Foger
author_role author
author2 Giacheti, Célia Maria
Lucchesi, Fernando Del Mando
Freitas, Geisa Rodrigues De
Rillodutka, Jeniffer De Cássia
Rovaris, Jéssica Aline
Marques, Priscila Foger
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida-verdu, Ana Claudia Moreira
Giacheti, Célia Maria
Lucchesi, Fernando Del Mando
Freitas, Geisa Rodrigues De
Rillodutka, Jeniffer De Cássia
Rovaris, Jéssica Aline
Marques, Priscila Foger
dc.subject.por.fl_str_mv Apraxia
Speech
Teaching
Verbal behavior
Apraxias
Fala
Ensino
Comportamento Verbal
topic Apraxia
Speech
Teaching
Verbal behavior
Apraxias
Fala
Ensino
Comportamento Verbal
description The present study reports the effect of strengthening reading relations and the effect of transferring stimulus control on speech production in a child with speech apraxia. We used the program Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos(r). The activities were performed twice per week for a total of twenty-two 30-min sessions. The results indicated an increase in correct responses in the subject's speech production when presented with different stimuli. The findings corroborate previous studies that reported speech improvements through equivalence relations. The data demonstrate the benefits of strengthening reading and writing networks.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
2018-11-12T17:26:46Z
2018-11-12T17:26:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620150614
Revista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 17, n. 3, p. 974-983, 2015.
1516-1846
http://hdl.handle.net/11449/157753
10.1590/1982-021620150614
S1516-18462015000300974
S1516-18462015000300974.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620150614
http://hdl.handle.net/11449/157753
identifier_str_mv Revista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 17, n. 3, p. 974-983, 2015.
1516-1846
10.1590/1982-021620150614
S1516-18462015000300974
S1516-18462015000300974.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista CEFAC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 974-983
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128483298115584