Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620150614 http://hdl.handle.net/11449/157753 |
Resumo: | The present study reports the effect of strengthening reading relations and the effect of transferring stimulus control on speech production in a child with speech apraxia. We used the program Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos(r). The activities were performed twice per week for a total of twenty-two 30-min sessions. The results indicated an increase in correct responses in the subject's speech production when presented with different stimuli. The findings corroborate previous studies that reported speech improvements through equivalence relations. The data demonstrate the benefits of strengthening reading and writing networks. |
id |
UNSP_303e61baff9160d5686ce432876a02ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/157753 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbaisApraxia and speech production: effects of verbal relations' strengtheningApraxiaSpeechTeachingVerbal behaviorApraxiasFalaEnsinoComportamento VerbalThe present study reports the effect of strengthening reading relations and the effect of transferring stimulus control on speech production in a child with speech apraxia. We used the program Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos(r). The activities were performed twice per week for a total of twenty-two 30-min sessions. The results indicated an increase in correct responses in the subject's speech production when presented with different stimuli. The findings corroborate previous studies that reported speech improvements through equivalence relations. The data demonstrate the benefits of strengthening reading and writing networks.Este estudo propõe relatar o efeito do fortalecimento de relações de leitura e da transferência de controle de estímulos sobre a produção da fala de uma criança com apraxia de fala. Utilizou-se o programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos(r). As atividades foram realizadas em 22 sessões, com duas sessões semanais, de 30 minutos cada. Como resultados houve aumento na porcentagem de acertos na produção da fala do participante frente a diferentes estímulos. Os resultados corroboram os estudos anteriores sobre o favorecimento da fala por meio de relações de equivalência e dados sobre o benefício do trabalho a partir do fortalecimento da rede de leitura e escrita.Universidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasUniversidade de São Paulo Hospital de Reabilitação de Anomalias CraniofaciaisUniversidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasABRAMO Associação Brasileira de Motricidade OrofacialUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Almeida-verdu, Ana Claudia MoreiraGiacheti, Célia MariaLucchesi, Fernando Del MandoFreitas, Geisa Rodrigues DeRillodutka, Jeniffer De CássiaRovaris, Jéssica AlineMarques, Priscila Foger2018-11-12T17:26:46Z2018-11-12T17:26:46Z2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article974-983application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-021620150614Revista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 17, n. 3, p. 974-983, 2015.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/15775310.1590/1982-021620150614S1516-18462015000300974S1516-18462015000300974.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T06:05:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157753Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:13:19.192017Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais Apraxia and speech production: effects of verbal relations' strengthening |
title |
Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais |
spellingShingle |
Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais Almeida-verdu, Ana Claudia Moreira Apraxia Speech Teaching Verbal behavior Apraxias Fala Ensino Comportamento Verbal |
title_short |
Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais |
title_full |
Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais |
title_fullStr |
Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais |
title_full_unstemmed |
Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais |
title_sort |
Apraxia e produção da fala: efeitos do fortalecimento de relações verbais |
author |
Almeida-verdu, Ana Claudia Moreira |
author_facet |
Almeida-verdu, Ana Claudia Moreira Giacheti, Célia Maria Lucchesi, Fernando Del Mando Freitas, Geisa Rodrigues De Rillodutka, Jeniffer De Cássia Rovaris, Jéssica Aline Marques, Priscila Foger |
author_role |
author |
author2 |
Giacheti, Célia Maria Lucchesi, Fernando Del Mando Freitas, Geisa Rodrigues De Rillodutka, Jeniffer De Cássia Rovaris, Jéssica Aline Marques, Priscila Foger |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida-verdu, Ana Claudia Moreira Giacheti, Célia Maria Lucchesi, Fernando Del Mando Freitas, Geisa Rodrigues De Rillodutka, Jeniffer De Cássia Rovaris, Jéssica Aline Marques, Priscila Foger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apraxia Speech Teaching Verbal behavior Apraxias Fala Ensino Comportamento Verbal |
topic |
Apraxia Speech Teaching Verbal behavior Apraxias Fala Ensino Comportamento Verbal |
description |
The present study reports the effect of strengthening reading relations and the effect of transferring stimulus control on speech production in a child with speech apraxia. We used the program Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos(r). The activities were performed twice per week for a total of twenty-two 30-min sessions. The results indicated an increase in correct responses in the subject's speech production when presented with different stimuli. The findings corroborate previous studies that reported speech improvements through equivalence relations. The data demonstrate the benefits of strengthening reading and writing networks. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 2018-11-12T17:26:46Z 2018-11-12T17:26:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620150614 Revista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 17, n. 3, p. 974-983, 2015. 1516-1846 http://hdl.handle.net/11449/157753 10.1590/1982-021620150614 S1516-18462015000300974 S1516-18462015000300974.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620150614 http://hdl.handle.net/11449/157753 |
identifier_str_mv |
Revista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 17, n. 3, p. 974-983, 2015. 1516-1846 10.1590/1982-021620150614 S1516-18462015000300974 S1516-18462015000300974.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
974-983 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128483298115584 |