Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Alice Rosa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nogueira, Lenita Waldige Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0202
http://hdl.handle.net/11449/157565
Resumo: ABSTRACT The finding of a set of musical scores composed by master composer Carlos Gomes, named after the Teixeira Vilela family sugar mills and coffee farms, stimulated us to write this article. The Teixeira Vilela were important proprietors of land and slaves in Campinas. One of the family's sugar mills, the engenho Santo Antonio da Cachoeira was also immortalized in Hercule Florence´s paintings. The article aims at describing, based on post mortem inventories, the sugar and coffee properties the master composer and the French painter paid homage to; recovering the role of the proprietor´s family in the foundation and development of Campinas; reflecting the social relationships of the families Teixeira Vilela, Florence and Gomes; based on musical scores, the musical opus composed by Carlos Gomes. Hence, the article involves Social and Economic History, Arts and Music, in nineteenth century Campinas.
id UNSP_3094c6c424e232d882382d6c4ca20eac
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157565
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIXSugar MillsCoffee FarmSlavesTeixeira Vilela FamilyHercule FlorenceCarlos GomesCampinasEngenhos de AçúcarFazenda de CaféEscravosFamília Teixeira VilelaHercule FlorenceCarlos GomesCampinasABSTRACT The finding of a set of musical scores composed by master composer Carlos Gomes, named after the Teixeira Vilela family sugar mills and coffee farms, stimulated us to write this article. The Teixeira Vilela were important proprietors of land and slaves in Campinas. One of the family's sugar mills, the engenho Santo Antonio da Cachoeira was also immortalized in Hercule Florence´s paintings. The article aims at describing, based on post mortem inventories, the sugar and coffee properties the master composer and the French painter paid homage to; recovering the role of the proprietor´s family in the foundation and development of Campinas; reflecting the social relationships of the families Teixeira Vilela, Florence and Gomes; based on musical scores, the musical opus composed by Carlos Gomes. Hence, the article involves Social and Economic History, Arts and Music, in nineteenth century Campinas.RESUMO A descoberta de que o maestro compositor Carlos Gomes escreveu peças para piano com os nomes de engenhos e fazenda de propriedade da família Teixeira Vilela, grandes proprietários de terras e escravos de Campinas, nos incentivou a escrever este artigo. Uma das propriedades, o engenho Santo Antonio da Cachoeira, foi imortalizada também pelas pinturas de Hercule Florence. O objetivo deste artigo é descrever as propriedades açucareiras e cafeeiras homenageadas pelo maestro compositor e pelo pintor, com base nos inventários post mortem; resgatar o papel da família dos proprietários na fundação e no desenvolvimento de Campinas açucareira e cafeeira; refletir sobre relações sociais e de amizade entre as famílias Teixeira Vilela, Florence e Gomes; estudar, com base nas partituras, a composição musical criada por Carlos Gomes. E, dessa forma, contemplar a história social e econômica - engenhos açucareiros, fazendas cafeeiras -, as artes plásticas e a música em Campinas do século XIX.UNESP Faculdade de Ciências e LetrasUNICAMP Departamento de Música do Instituto de ArtesUNESP Faculdade de Ciências e LetrasMuseu Paulista, Universidade de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Ribeiro, Maria Alice RosaNogueira, Lenita Waldige Mendes2018-11-12T17:25:56Z2018-11-12T17:25:56Z2016-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article53-75application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0202Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Museu Paulista, Universidade de São Paulo, v. 24, n. 2, p. 53-75, 2016.0101-4714http://hdl.handle.net/11449/15756510.1590/1982-02672016v24n0202S0101-47142016000200053S0101-47142016000200053.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAnais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:18:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157565Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:58:37.490894Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIX
title Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIX
spellingShingle Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIX
Ribeiro, Maria Alice Rosa
Sugar Mills
Coffee Farm
Slaves
Teixeira Vilela Family
Hercule Florence
Carlos Gomes
Campinas
Engenhos de Açúcar
Fazenda de Café
Escravos
Família Teixeira Vilela
Hercule Florence
Carlos Gomes
Campinas
title_short Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIX
title_full Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIX
title_fullStr Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIX
title_full_unstemmed Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIX
title_sort Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIX
author Ribeiro, Maria Alice Rosa
author_facet Ribeiro, Maria Alice Rosa
Nogueira, Lenita Waldige Mendes
author_role author
author2 Nogueira, Lenita Waldige Mendes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Alice Rosa
Nogueira, Lenita Waldige Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Sugar Mills
Coffee Farm
Slaves
Teixeira Vilela Family
Hercule Florence
Carlos Gomes
Campinas
Engenhos de Açúcar
Fazenda de Café
Escravos
Família Teixeira Vilela
Hercule Florence
Carlos Gomes
Campinas
topic Sugar Mills
Coffee Farm
Slaves
Teixeira Vilela Family
Hercule Florence
Carlos Gomes
Campinas
Engenhos de Açúcar
Fazenda de Café
Escravos
Família Teixeira Vilela
Hercule Florence
Carlos Gomes
Campinas
description ABSTRACT The finding of a set of musical scores composed by master composer Carlos Gomes, named after the Teixeira Vilela family sugar mills and coffee farms, stimulated us to write this article. The Teixeira Vilela were important proprietors of land and slaves in Campinas. One of the family's sugar mills, the engenho Santo Antonio da Cachoeira was also immortalized in Hercule Florence´s paintings. The article aims at describing, based on post mortem inventories, the sugar and coffee properties the master composer and the French painter paid homage to; recovering the role of the proprietor´s family in the foundation and development of Campinas; reflecting the social relationships of the families Teixeira Vilela, Florence and Gomes; based on musical scores, the musical opus composed by Carlos Gomes. Hence, the article involves Social and Economic History, Arts and Music, in nineteenth century Campinas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
2018-11-12T17:25:56Z
2018-11-12T17:25:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0202
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Museu Paulista, Universidade de São Paulo, v. 24, n. 2, p. 53-75, 2016.
0101-4714
http://hdl.handle.net/11449/157565
10.1590/1982-02672016v24n0202
S0101-47142016000200053
S0101-47142016000200053.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0202
http://hdl.handle.net/11449/157565
identifier_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Museu Paulista, Universidade de São Paulo, v. 24, n. 2, p. 53-75, 2016.
0101-4714
10.1590/1982-02672016v24n0202
S0101-47142016000200053
S0101-47142016000200053.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53-75
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Museu Paulista, Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Museu Paulista, Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129380213325824