Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lorena Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242737
Resumo: Segundo a ONU planeta atingiu a marca dos oito bilhões de habitantes em 2022 com previsão de chegar aos nove bilhões até 2037. Esse fato, juntamente com o consumo desenfreado estimulado pelas práticas capitalistas, leva a percepção da necessidade de hábitos e práticas sustentáveis, visando o uso sustentável de recursos naturais e a preservação do planeta para as próximas geração. A partir dessa ótica, o presente estudo tem como objetivo estudar e analisar o impacto que a sustentabilidade tem na decisão de compra dos consumidores, que têm sido cada vez mais exigentes em relação aos produtos que consomem. Foi feita uma pesquisa empírica, do tipo survey, descritiva quantitativa por meio de um formulário online e obteve-se 190 respondentes. A partir dos resultados é possível notar a importância da sustentabilidade, apesar de existir algumas barreiras ao consumo de produtos sustentáveis.
id UNSP_30fdd3987f8b75e876b0d0e8b619515a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242737
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidoresAnalysis of sustainability as a factor of influence on consumers' purchasing behaviorSustentabilidadeComportamento do consumidorGreen marketingSegundo a ONU planeta atingiu a marca dos oito bilhões de habitantes em 2022 com previsão de chegar aos nove bilhões até 2037. Esse fato, juntamente com o consumo desenfreado estimulado pelas práticas capitalistas, leva a percepção da necessidade de hábitos e práticas sustentáveis, visando o uso sustentável de recursos naturais e a preservação do planeta para as próximas geração. A partir dessa ótica, o presente estudo tem como objetivo estudar e analisar o impacto que a sustentabilidade tem na decisão de compra dos consumidores, que têm sido cada vez mais exigentes em relação aos produtos que consomem. Foi feita uma pesquisa empírica, do tipo survey, descritiva quantitativa por meio de um formulário online e obteve-se 190 respondentes. A partir dos resultados é possível notar a importância da sustentabilidade, apesar de existir algumas barreiras ao consumo de produtos sustentáveis.According to the ONU, the planet reached the mark of eight billion inhabitants in 2022 with a forecast to reach nine billion by 2037. This fact, accompanied by the unbridled consumption stimulated by capitalist practices, leads to the perception of the need for sustainable habits and practices, aiming at the sustainable use of natural resources and the preservation of the planet for the next generations. From this perspective, the present study aims to study and analyze the impact that sustainability has on the purchasing decision of consumers, who have been increasingly demanding in relation to the products they consume. An empirical, survey-type, quantitative descriptive research was carried out using an online form and 190 respondents were obtained. From the results, it is possible to note the importance of sustainability, although there are some barriers to the consumption of sustainable products.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Sheila Farias Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Lorena Machado2023-03-30T14:26:26Z2023-03-30T14:26:26Z2023-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:08:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242737Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:32:36.031032Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores
Analysis of sustainability as a factor of influence on consumers' purchasing behavior
title Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores
spellingShingle Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores
Silva, Lorena Machado
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Green marketing
title_short Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores
title_full Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores
title_fullStr Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores
title_full_unstemmed Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores
title_sort Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores
author Silva, Lorena Machado
author_facet Silva, Lorena Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Sheila Farias Alves [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lorena Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Green marketing
topic Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Green marketing
description Segundo a ONU planeta atingiu a marca dos oito bilhões de habitantes em 2022 com previsão de chegar aos nove bilhões até 2037. Esse fato, juntamente com o consumo desenfreado estimulado pelas práticas capitalistas, leva a percepção da necessidade de hábitos e práticas sustentáveis, visando o uso sustentável de recursos naturais e a preservação do planeta para as próximas geração. A partir dessa ótica, o presente estudo tem como objetivo estudar e analisar o impacto que a sustentabilidade tem na decisão de compra dos consumidores, que têm sido cada vez mais exigentes em relação aos produtos que consomem. Foi feita uma pesquisa empírica, do tipo survey, descritiva quantitativa por meio de um formulário online e obteve-se 190 respondentes. A partir dos resultados é possível notar a importância da sustentabilidade, apesar de existir algumas barreiras ao consumo de produtos sustentáveis.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-30T14:26:26Z
2023-03-30T14:26:26Z
2023-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242737
url http://hdl.handle.net/11449/242737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128823080779776