Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242737 |
Resumo: | Segundo a ONU planeta atingiu a marca dos oito bilhões de habitantes em 2022 com previsão de chegar aos nove bilhões até 2037. Esse fato, juntamente com o consumo desenfreado estimulado pelas práticas capitalistas, leva a percepção da necessidade de hábitos e práticas sustentáveis, visando o uso sustentável de recursos naturais e a preservação do planeta para as próximas geração. A partir dessa ótica, o presente estudo tem como objetivo estudar e analisar o impacto que a sustentabilidade tem na decisão de compra dos consumidores, que têm sido cada vez mais exigentes em relação aos produtos que consomem. Foi feita uma pesquisa empírica, do tipo survey, descritiva quantitativa por meio de um formulário online e obteve-se 190 respondentes. A partir dos resultados é possível notar a importância da sustentabilidade, apesar de existir algumas barreiras ao consumo de produtos sustentáveis. |
id |
UNSP_30fdd3987f8b75e876b0d0e8b619515a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/242737 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidoresAnalysis of sustainability as a factor of influence on consumers' purchasing behaviorSustentabilidadeComportamento do consumidorGreen marketingSegundo a ONU planeta atingiu a marca dos oito bilhões de habitantes em 2022 com previsão de chegar aos nove bilhões até 2037. Esse fato, juntamente com o consumo desenfreado estimulado pelas práticas capitalistas, leva a percepção da necessidade de hábitos e práticas sustentáveis, visando o uso sustentável de recursos naturais e a preservação do planeta para as próximas geração. A partir dessa ótica, o presente estudo tem como objetivo estudar e analisar o impacto que a sustentabilidade tem na decisão de compra dos consumidores, que têm sido cada vez mais exigentes em relação aos produtos que consomem. Foi feita uma pesquisa empírica, do tipo survey, descritiva quantitativa por meio de um formulário online e obteve-se 190 respondentes. A partir dos resultados é possível notar a importância da sustentabilidade, apesar de existir algumas barreiras ao consumo de produtos sustentáveis.According to the ONU, the planet reached the mark of eight billion inhabitants in 2022 with a forecast to reach nine billion by 2037. This fact, accompanied by the unbridled consumption stimulated by capitalist practices, leads to the perception of the need for sustainable habits and practices, aiming at the sustainable use of natural resources and the preservation of the planet for the next generations. From this perspective, the present study aims to study and analyze the impact that sustainability has on the purchasing decision of consumers, who have been increasingly demanding in relation to the products they consume. An empirical, survey-type, quantitative descriptive research was carried out using an online form and 190 respondents were obtained. From the results, it is possible to note the importance of sustainability, although there are some barriers to the consumption of sustainable products.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Sheila Farias Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Lorena Machado2023-03-30T14:26:26Z2023-03-30T14:26:26Z2023-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:08:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242737Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:32:36.031032Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores Analysis of sustainability as a factor of influence on consumers' purchasing behavior |
title |
Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores |
spellingShingle |
Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores Silva, Lorena Machado Sustentabilidade Comportamento do consumidor Green marketing |
title_short |
Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores |
title_full |
Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores |
title_fullStr |
Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores |
title_full_unstemmed |
Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores |
title_sort |
Análise da sustentabilidade como fator de influência do comportamento de compra dos consumidores |
author |
Silva, Lorena Machado |
author_facet |
Silva, Lorena Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Sheila Farias Alves [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lorena Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Comportamento do consumidor Green marketing |
topic |
Sustentabilidade Comportamento do consumidor Green marketing |
description |
Segundo a ONU planeta atingiu a marca dos oito bilhões de habitantes em 2022 com previsão de chegar aos nove bilhões até 2037. Esse fato, juntamente com o consumo desenfreado estimulado pelas práticas capitalistas, leva a percepção da necessidade de hábitos e práticas sustentáveis, visando o uso sustentável de recursos naturais e a preservação do planeta para as próximas geração. A partir dessa ótica, o presente estudo tem como objetivo estudar e analisar o impacto que a sustentabilidade tem na decisão de compra dos consumidores, que têm sido cada vez mais exigentes em relação aos produtos que consomem. Foi feita uma pesquisa empírica, do tipo survey, descritiva quantitativa por meio de um formulário online e obteve-se 190 respondentes. A partir dos resultados é possível notar a importância da sustentabilidade, apesar de existir algumas barreiras ao consumo de produtos sustentáveis. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-30T14:26:26Z 2023-03-30T14:26:26Z 2023-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/242737 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/242737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128823080779776 |