O cotidiano escolar e o bullying: contribuições didáticas na prevenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Karina de Rossi Leocadio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251445
Resumo: O bullying, conhecido como a prática de atos de violência repetitiva e intencional realizado entre indivíduos do mesmo grupo, tem se tornado um problema de grandes proporções no cotidiano das unidades escolares brasileiras. Esse fenômeno produz, entre agressores, agredidos espectadores, traumas e complicações que, não raro, afeta-os com consequências negativas ao longo da vida. Dessa forma, espera-se que o presente trabalho de pesquisa cumpra a função de estimular reflexões e discorra acerca de possíveis estratégias de prevenção sob a ótica do profissional docente para colaborar no processo de conscientização dos educandos sobre o tema. O objetivo geral deste trabalho consiste em investigar a percepção docente acerca do fenômeno bullying no cotidiano escolar e suas práticas pedagógicas preventivas como meio para facilitar o processo de conscientização dos estudantes e incentivar a reflexão sobre o tema para promover a mudança positiva de suas atitudes frente às situações de bullying vivenciadas por eles no cotidiano escolar. Os objetivos específicos são: (1) compreender o bullying e suas especificidades frente aos demais conflitos à luz do referencial teórico; (2) analisar as relações sociais na escola para propor e avaliar uma forma de intervenção assertiva; (3) produzir um e-book informativo, destinado ao público docente, com enfoque na prevenção e combate ao bullying no ambiente escolar que auxilie no trabalho de conscientização dos alunos e promova reflexões a partir de um jogo digital destinado especificamente ao público discente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa bibliográfica do tipo exploratória e descritiva. Foi realizado o levantamento bibliográfico sobre o tema, na busca para responder a seguinte pergunta: de que forma os professores podem colaborar na inclusão das vítimas de bullying e promover ações para sua prevenção e problematização com o público discente? Subsidiou-se a discussão com uma pesquisa em bancos de dados de teses e artigos científicos que focam o fenômeno bullying dentro do contexto escolar. A coleta de dados foi realizada de forma virtual, por meio de um questionário on-line e registro de observações em diário de campo. Participaram da pesquisa vinte e dois professores de uma Escola de Ensino Fundamental de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, que trabalharam o tema em suas salas de aulas, sendo que nove professoras, entre eles, propuseram-se a colaborar na aplicação e na avaliação do produto final, utilizando-o com seus alunos dos 4° e 5° anos, ou seja, aproximadamente 250 crianças, entre nove e dez anos de idade. A análise qualitativa das interações dos alunos participantes revelou uma melhora na capacidade de resolução de conflitos e adoção de atitudes mais empáticas no ambiente escolar o que consequentemente colaborou para a redução dos comportamentos de bullying em comparação com os demais alunos da escola.
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O objetivo geral deste trabalho consiste em investigar a percepção docente acerca do fenômeno bullying no cotidiano escolar e suas práticas pedagógicas preventivas como meio para facilitar o processo de conscientização dos estudantes e incentivar a reflexão sobre o tema para promover a mudança positiva de suas atitudes frente às situações de bullying vivenciadas por eles no cotidiano escolar. Os objetivos específicos são: (1) compreender o bullying e suas especificidades frente aos demais conflitos à luz do referencial teórico; (2) analisar as relações sociais na escola para propor e avaliar uma forma de intervenção assertiva; (3) produzir um e-book informativo, destinado ao público docente, com enfoque na prevenção e combate ao bullying no ambiente escolar que auxilie no trabalho de conscientização dos alunos e promova reflexões a partir de um jogo digital destinado especificamente ao público discente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa bibliográfica do tipo exploratória e descritiva. Foi realizado o levantamento bibliográfico sobre o tema, na busca para responder a seguinte pergunta: de que forma os professores podem colaborar na inclusão das vítimas de bullying e promover ações para sua prevenção e problematização com o público discente? Subsidiou-se a discussão com uma pesquisa em bancos de dados de teses e artigos científicos que focam o fenômeno bullying dentro do contexto escolar. A coleta de dados foi realizada de forma virtual, por meio de um questionário on-line e registro de observações em diário de campo. Participaram da pesquisa vinte e dois professores de uma Escola de Ensino Fundamental de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, que trabalharam o tema em suas salas de aulas, sendo que nove professoras, entre eles, propuseram-se a colaborar na aplicação e na avaliação do produto final, utilizando-o com seus alunos dos 4° e 5° anos, ou seja, aproximadamente 250 crianças, entre nove e dez anos de idade. A análise qualitativa das interações dos alunos participantes revelou uma melhora na capacidade de resolução de conflitos e adoção de atitudes mais empáticas no ambiente escolar o que consequentemente colaborou para a redução dos comportamentos de bullying em comparação com os demais alunos da escola.Bullying, known as the practice of repetitive and intentional acts of violence carried out between individuals of the same group, has become a major problem in the daily life of Brazilian school units. his phenomenon produces, among aggressors, victims and bystanders, traumas and complications that, not infrequently, affect them with negative consequences throughout their lives. In this way, it is expected that the present research work fulfills the function of stimulating reflections and discussing possible prevention strategies from the perspective of the teaching professional to collaborate in the process of raising awareness of the students on the subject. The general objective of this work is to investigate the teacher's perception about the phenomenon of bullying in the school routine and its preventive pedagogical practices as a means to facilitate the students' awareness process and encourage reflection on the subject to promote a positive change in their attitudes towards the bullying situations experienced by them in everyday school life. The general objective of this work is to investigate the teacher's perception about the phenomenon of bullying in the school routine and its preventive pedagogical practices as a means to facilitate the students' awareness process and encourage reflection on the subject to promote a positive change in their attitudes towards the bullying situations experienced by them in everyday school life. The specific objectives are: (1) to understand bullying and its specificities compared to other conflicts in the light of the theoretical framework; (2) analyze social relationships at school to propose and evaluate a form of assertive intervention; (3) to produce an informative ebook, aimed at the teaching public, with a focus on preventing and combating bullying in the school environment that can help raise student awareness and promote reflections based on a digital game specifically aimed at the student public. This is an exploratory and descriptive research with a qualitative bibliographical approach. A bibliographical survey was carried out on the subject in order to answer the following question: How can teachers collaborate in the inclusion of victims of bullying and promote actions for its prevention and problematization with the student public? The discussion was subsidized with a search in databases of theses and scientific articles that focus on the phenomenon of bullying within the school context. Data collection was carried out virtually, using an online questionnaire and recording observations in a field diary. Twenty-two teachers from an elementary school in a city in the state of São Paulo participated in the research, who worked on the theme in their classrooms, and nine of these teachers proposed to collaborate in the application and evaluation of the final product. using it with their students, that is, approximately 250 children between nine and ten years old. The qualitative analysis of the interactions of the participating students revealed an improvement in the ability to resolve conflicts and adopt more empathetic attitudes in the school environment, which consequently contributed to the reduction of bullying behaviors compared to other students in the school.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Antonio Francisco [UNESP]Pereira, Karina de Rossi Leocadio2023-11-23T17:49:14Z2023-11-23T17:49:14Z2023-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Karina de Rossi Leocadio. O cotidiano escolar e o bullying: contribuições didáticas na prevenção. Orientador: Antonio Francisco Marques. 2023. 131 f. 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