Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Livia Moreiras [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90048
Resumo: A atual crise ambiental tem exigido uma ampla revisão das relações sociedade-sociedade e sociedade-natureza, implicando em mudanças profundas em nossas concepções, valores e ações frente ao mundo. A educação tem sido considerada uma possibilidade de enfrentamento dessa crise e em relação a ela, o trabalho com valores tem se apresentado como fundamental. Diante disso, a presente pesquisa buscou identificar e caracterizar entendimentos e práticas que uma professora, interessada no trabalho com valores na escola, manifestou ao elaborar e desenvolver um plano de ensino que procurasse efetivar esse trabalho a partir da temática ambiental. Através de uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso instrumental, acompanhando a professora durante a elaboração e o desenvolvimento do plano de ensino junto a alunos do ensino fundamental, o que ocorreu no primeiro semestre de 2009. A análise dos dados evidenciou que apesar da intencionalidade da professora em trabalhar valores através da educação ambiental e de um ambiente escolar propício para isso, tal dimensão configurou-se de forma implícita, tanto na proposta inicial como na sua concretização em sala de aula. A dificuldade encontrada pela professora para o desenvolvimento do trabalho mais explícito pareceu se dar por alguns fatores, um deles relacionado a certa ausência de clareza da professora quanto à necessidade de um melhor preparo para o trabalho com valores, em termos de apropriação dos procedimentos específicos para realizar essa tarefa. Outro fator que dificultou o trabalho da professora foi sua crença na idéia de que “conhecer implica em valorizar”, claramente expressa na redação de seus objetivos no plano de ensino. A professora trouxe para o trabalho em sala de aula principalmente as experiências – e valores – construídos durante sua graduação em Ciências Biológicas e sua formação...
id UNSP_31fdcdf8ba75e6d5fc5a08167d5088bc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90048
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de casoEducação ambientalBiodiversidadeTrabalho com valoresPrática docenteDiversidade culturalEnvironmental educationValues issuesTeaching practiceValorization of biodiversityCultural diversityA atual crise ambiental tem exigido uma ampla revisão das relações sociedade-sociedade e sociedade-natureza, implicando em mudanças profundas em nossas concepções, valores e ações frente ao mundo. A educação tem sido considerada uma possibilidade de enfrentamento dessa crise e em relação a ela, o trabalho com valores tem se apresentado como fundamental. Diante disso, a presente pesquisa buscou identificar e caracterizar entendimentos e práticas que uma professora, interessada no trabalho com valores na escola, manifestou ao elaborar e desenvolver um plano de ensino que procurasse efetivar esse trabalho a partir da temática ambiental. Através de uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso instrumental, acompanhando a professora durante a elaboração e o desenvolvimento do plano de ensino junto a alunos do ensino fundamental, o que ocorreu no primeiro semestre de 2009. A análise dos dados evidenciou que apesar da intencionalidade da professora em trabalhar valores através da educação ambiental e de um ambiente escolar propício para isso, tal dimensão configurou-se de forma implícita, tanto na proposta inicial como na sua concretização em sala de aula. A dificuldade encontrada pela professora para o desenvolvimento do trabalho mais explícito pareceu se dar por alguns fatores, um deles relacionado a certa ausência de clareza da professora quanto à necessidade de um melhor preparo para o trabalho com valores, em termos de apropriação dos procedimentos específicos para realizar essa tarefa. Outro fator que dificultou o trabalho da professora foi sua crença na idéia de que “conhecer implica em valorizar”, claramente expressa na redação de seus objetivos no plano de ensino. A professora trouxe para o trabalho em sala de aula principalmente as experiências – e valores – construídos durante sua graduação em Ciências Biológicas e sua formação...The current environmental crisis requires a broad review of the society-society and societynature relationships, resulting in strong and profound changes in our conceptions, values and actions toward the world. Education has been considered a possibility of facing this crisis and working with the issue of values is crucial in this context. Considering these facts, the present study aimed to identify and characterize understandings and practices of a teacher interested in working with the issue of values, who elaborated and developed a teaching plan that aimed realize this work from the environmental theme. Using a qualitative approach, an instrumental case study was performed through the accompanying the teacher during the elaboration and development of the teaching plan with her students of fundamental degree at the first semester of 2009. The data analysis showed that, despite the intentions of the teacher in work with the issue of values through the environmental education and to exist a favorable scholar environment to this, this dimension was shaped in an implicit manner, both in the initial proposal and in its implementation in the classroom. The trouble encountered to develop this work in an explicit manner seem to be related to some factors, one of them related to a kind of an absence of a clear intention of the teacher facing the need of a better preparation to work with the issue of values, in terms of appropriation of the specific proceedings to realize this task. Another factor that hampered the teacher work was his belief in the idea that “knowing implies valorize”, clearly expressed in the aims of her teaching plan. The teacher brought to the classroom mainly the experiences – and values – built during her graduation in Biological Sciences and during her master degree in the area of ethnobotany, values that she demonstrated it were built for herself. The development... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sena, Livia Moreiras [UNESP]2014-06-11T19:24:17Z2014-06-11T19:24:17Z2010-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 f. : il.application/pdfSENA, Livia Moreiras. Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso. 2010. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90048000626595sena_lm_me_rcla.pdf33004137064P24980307107078303Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:18:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90048Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-18T06:18:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso
title Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso
spellingShingle Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso
Sena, Livia Moreiras [UNESP]
Educação ambiental
Biodiversidade
Trabalho com valores
Prática docente
Diversidade cultural
Environmental education
Values issues
Teaching practice
Valorization of biodiversity
Cultural diversity
title_short Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso
title_full Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso
title_fullStr Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso
title_full_unstemmed Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso
title_sort Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso
author Sena, Livia Moreiras [UNESP]
author_facet Sena, Livia Moreiras [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Livia Moreiras [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Biodiversidade
Trabalho com valores
Prática docente
Diversidade cultural
Environmental education
Values issues
Teaching practice
Valorization of biodiversity
Cultural diversity
topic Educação ambiental
Biodiversidade
Trabalho com valores
Prática docente
Diversidade cultural
Environmental education
Values issues
Teaching practice
Valorization of biodiversity
Cultural diversity
description A atual crise ambiental tem exigido uma ampla revisão das relações sociedade-sociedade e sociedade-natureza, implicando em mudanças profundas em nossas concepções, valores e ações frente ao mundo. A educação tem sido considerada uma possibilidade de enfrentamento dessa crise e em relação a ela, o trabalho com valores tem se apresentado como fundamental. Diante disso, a presente pesquisa buscou identificar e caracterizar entendimentos e práticas que uma professora, interessada no trabalho com valores na escola, manifestou ao elaborar e desenvolver um plano de ensino que procurasse efetivar esse trabalho a partir da temática ambiental. Através de uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso instrumental, acompanhando a professora durante a elaboração e o desenvolvimento do plano de ensino junto a alunos do ensino fundamental, o que ocorreu no primeiro semestre de 2009. A análise dos dados evidenciou que apesar da intencionalidade da professora em trabalhar valores através da educação ambiental e de um ambiente escolar propício para isso, tal dimensão configurou-se de forma implícita, tanto na proposta inicial como na sua concretização em sala de aula. A dificuldade encontrada pela professora para o desenvolvimento do trabalho mais explícito pareceu se dar por alguns fatores, um deles relacionado a certa ausência de clareza da professora quanto à necessidade de um melhor preparo para o trabalho com valores, em termos de apropriação dos procedimentos específicos para realizar essa tarefa. Outro fator que dificultou o trabalho da professora foi sua crença na idéia de que “conhecer implica em valorizar”, claramente expressa na redação de seus objetivos no plano de ensino. A professora trouxe para o trabalho em sala de aula principalmente as experiências – e valores – construídos durante sua graduação em Ciências Biológicas e sua formação...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-03
2014-06-11T19:24:17Z
2014-06-11T19:24:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SENA, Livia Moreiras. Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso. 2010. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90048
000626595
sena_lm_me_rcla.pdf
33004137064P2
4980307107078303
identifier_str_mv SENA, Livia Moreiras. Educação ambiental e o trabalho com valores: um estudo de caso. 2010. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000626595
sena_lm_me_rcla.pdf
33004137064P2
4980307107078303
url http://hdl.handle.net/11449/90048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650020914757632