O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151015 |
Resumo: | Este trabalho traça, a partir de consulta da bibliografia sobre a poesia concreta e de pesquisa de materiais inéditos em acervos de bibliotecas, a trajetória da poesia concreta em sua relação com a música de vanguarda. Procurando dar ênfase ao viés histórico desta relação, esta dissertação assume a discussão acerca do verso - que posteriormente se converteria na proclamação do fim verso na poesia - entendida como uma discussão sobre ritmo e musicalidade, como ponto fundador da relação poesia concreta-música. Num segundo momento, esta dissertação passa pela fase heróica da poesia concreta, onde ocorrem os primeiros recitais de oralização com poemas concretos. Por fim, chegamos à década de 1960, onde é criado o Música Nova, grupo de compositores que porá em música poemas concretos através de uma operação de transposição intersemiótica. |
id |
UNSP_32125c393f28358d579951d81c774ec0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/151015 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concretaThe sound besets the sign: the relationship between concrete poetry and avant-garde musicPoesia concretaMúsica NovaVanguardaTradução intersemióticaEste trabalho traça, a partir de consulta da bibliografia sobre a poesia concreta e de pesquisa de materiais inéditos em acervos de bibliotecas, a trajetória da poesia concreta em sua relação com a música de vanguarda. Procurando dar ênfase ao viés histórico desta relação, esta dissertação assume a discussão acerca do verso - que posteriormente se converteria na proclamação do fim verso na poesia - entendida como uma discussão sobre ritmo e musicalidade, como ponto fundador da relação poesia concreta-música. Num segundo momento, esta dissertação passa pela fase heróica da poesia concreta, onde ocorrem os primeiros recitais de oralização com poemas concretos. Por fim, chegamos à década de 1960, onde é criado o Música Nova, grupo de compositores que porá em música poemas concretos através de uma operação de transposição intersemiótica.This work presents, based on the bibliography about the concrete poetry and in researches on libraries looking for unreleased documents, the trajectory of concrete poetry and it relationship with avant-garde music. Trying to give emphasis on a historic-based view of this dialogue, this dissertation assumes the discussion on verse - the later would become the end of the verse postulate - understood as a discussion about rhythm and musicality as the foundation of the relation concrete poetry-music. On a second moment, this dissertation deals with the heroic period of concrete poetry, when the first recitals and oralizations of concrete poems occur. At last, this work makes an approach at the 60’s, when the Música Novais created, a group of composers that will set concrete poems on music, through an intersemiotic transposition operation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Khouri, Omar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lemos, Rafael Silva [UNESP]2017-06-30T13:53:54Z2017-06-30T13:53:54Z2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15101500088836233004013063P459570148711125510000-0001-8646-8867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-10T06:04:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151015Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:30:41.515946Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta The sound besets the sign: the relationship between concrete poetry and avant-garde music |
title |
O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta |
spellingShingle |
O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta Lemos, Rafael Silva [UNESP] Poesia concreta Música Nova Vanguarda Tradução intersemiótica |
title_short |
O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta |
title_full |
O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta |
title_fullStr |
O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta |
title_full_unstemmed |
O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta |
title_sort |
O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta |
author |
Lemos, Rafael Silva [UNESP] |
author_facet |
Lemos, Rafael Silva [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Khouri, Omar [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Rafael Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia concreta Música Nova Vanguarda Tradução intersemiótica |
topic |
Poesia concreta Música Nova Vanguarda Tradução intersemiótica |
description |
Este trabalho traça, a partir de consulta da bibliografia sobre a poesia concreta e de pesquisa de materiais inéditos em acervos de bibliotecas, a trajetória da poesia concreta em sua relação com a música de vanguarda. Procurando dar ênfase ao viés histórico desta relação, esta dissertação assume a discussão acerca do verso - que posteriormente se converteria na proclamação do fim verso na poesia - entendida como uma discussão sobre ritmo e musicalidade, como ponto fundador da relação poesia concreta-música. Num segundo momento, esta dissertação passa pela fase heróica da poesia concreta, onde ocorrem os primeiros recitais de oralização com poemas concretos. Por fim, chegamos à década de 1960, onde é criado o Música Nova, grupo de compositores que porá em música poemas concretos através de uma operação de transposição intersemiótica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30T13:53:54Z 2017-06-30T13:53:54Z 2017-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/151015 000888362 33004013063P4 5957014871112551 0000-0001-8646-8867 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/151015 |
identifier_str_mv |
000888362 33004013063P4 5957014871112551 0000-0001-8646-8867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128371078463488 |