Jardim sensorial: transformação do espaço escolar e atividades educadoras ambientais na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141593 |
Resumo: | Diante das várias discussões sobre conservação ambiental que se fazem presentes na sociedade, a escola tem a função de promover conceitos e atitudes relacionados ao meio ambiente por meio da Educação Ambiental. Este trabalho se propôs a elaborar um Jardim Sensorial e grafitagem numa escola pública da cidade de Botucatu, investigando o impacto desse trabalho no conhecimento teórico e na conscientização dos alunos, que os comprometa com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. As atividades de montagem do Jardim e da pintura em arte-grafite envolveram professores de Ciências, de Artes e de Matemática e diretamente alunos do sétimo ano, oitavo ano, nono ano e ensino médio da educação básica. O projeto estrutural foi elaborado pelos universitários e levou em conta o estudo do espaço disponível na escola. As atividades de montagem do Jardim, de pintura do muro e de sensibilização dos alunos mobilizaram a comunidade acadêmica de toda a escola. O projeto contribui para a conservação ambiental da escola e implementou atividades educadoras ambientais que enfoca a relação dos alunos com o ambiente escolar tornando-os cidadãos com perspectivas positivas frente à relação do homem com a natureza, preservando o ambiente físico e social da instituição educacional no sentido do bem-estar de todos envolvidos no contexto escolar. |
id |
UNSP_32d533a995a32229d87659d9e06a5873 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141593 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Jardim sensorial: transformação do espaço escolar e atividades educadoras ambientais na escolaDiante das várias discussões sobre conservação ambiental que se fazem presentes na sociedade, a escola tem a função de promover conceitos e atitudes relacionados ao meio ambiente por meio da Educação Ambiental. Este trabalho se propôs a elaborar um Jardim Sensorial e grafitagem numa escola pública da cidade de Botucatu, investigando o impacto desse trabalho no conhecimento teórico e na conscientização dos alunos, que os comprometa com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. As atividades de montagem do Jardim e da pintura em arte-grafite envolveram professores de Ciências, de Artes e de Matemática e diretamente alunos do sétimo ano, oitavo ano, nono ano e ensino médio da educação básica. O projeto estrutural foi elaborado pelos universitários e levou em conta o estudo do espaço disponível na escola. As atividades de montagem do Jardim, de pintura do muro e de sensibilização dos alunos mobilizaram a comunidade acadêmica de toda a escola. O projeto contribui para a conservação ambiental da escola e implementou atividades educadoras ambientais que enfoca a relação dos alunos com o ambiente escolar tornando-os cidadãos com perspectivas positivas frente à relação do homem com a natureza, preservando o ambiente físico e social da instituição educacional no sentido do bem-estar de todos envolvidos no contexto escolar.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]Oliveira, Sergio Leandro de [UNESP]2016-07-19T12:59:39Z2016-07-19T12:59:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10314-10323application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10314-103232357-7819http://hdl.handle.net/11449/141593ISSN2357-7819-2014-10314-10323.pdf8282678535227179porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141593Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:36:02.680861Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jardim sensorial: transformação do espaço escolar e atividades educadoras ambientais na escola |
title |
Jardim sensorial: transformação do espaço escolar e atividades educadoras ambientais na escola |
spellingShingle |
Jardim sensorial: transformação do espaço escolar e atividades educadoras ambientais na escola Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP] |
title_short |
Jardim sensorial: transformação do espaço escolar e atividades educadoras ambientais na escola |
title_full |
Jardim sensorial: transformação do espaço escolar e atividades educadoras ambientais na escola |
title_fullStr |
Jardim sensorial: transformação do espaço escolar e atividades educadoras ambientais na escola |
title_full_unstemmed |
Jardim sensorial: transformação do espaço escolar e atividades educadoras ambientais na escola |
title_sort |
Jardim sensorial: transformação do espaço escolar e atividades educadoras ambientais na escola |
author |
Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP] |
author_facet |
Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP] Oliveira, Sergio Leandro de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Sergio Leandro de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP] Oliveira, Sergio Leandro de [UNESP] |
description |
Diante das várias discussões sobre conservação ambiental que se fazem presentes na sociedade, a escola tem a função de promover conceitos e atitudes relacionados ao meio ambiente por meio da Educação Ambiental. Este trabalho se propôs a elaborar um Jardim Sensorial e grafitagem numa escola pública da cidade de Botucatu, investigando o impacto desse trabalho no conhecimento teórico e na conscientização dos alunos, que os comprometa com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. As atividades de montagem do Jardim e da pintura em arte-grafite envolveram professores de Ciências, de Artes e de Matemática e diretamente alunos do sétimo ano, oitavo ano, nono ano e ensino médio da educação básica. O projeto estrutural foi elaborado pelos universitários e levou em conta o estudo do espaço disponível na escola. As atividades de montagem do Jardim, de pintura do muro e de sensibilização dos alunos mobilizaram a comunidade acadêmica de toda a escola. O projeto contribui para a conservação ambiental da escola e implementou atividades educadoras ambientais que enfoca a relação dos alunos com o ambiente escolar tornando-os cidadãos com perspectivas positivas frente à relação do homem com a natureza, preservando o ambiente físico e social da instituição educacional no sentido do bem-estar de todos envolvidos no contexto escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:39Z 2016-07-19T12:59:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10314-10323 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141593 ISSN2357-7819-2014-10314-10323.pdf 8282678535227179 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141593 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10314-10323 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-10314-10323.pdf 8282678535227179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10314-10323 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128834035253248 |