Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalhaes, Julia Crovador
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252281
Resumo: A geografia escolar tem o objetivo de promover uma aprendizagem significativa que permita aos estudantes reconhecerem o mundo em que vivem e as dinâmicas que o compõem. Para isso, é importante considerar o contexto em que a escola está inserida, a fim de articular o trabalho curricular com as demandas impostas pelos professores, estudantes e toda a comunidade escolar. Nesse sentido, o conhecimento sobre as práticas juvenis no espaço urbano e os saberes produzidos fora do ambiente escolar são elementos fundamentais para promoção de um ensino conectado com a realidade estudantil. Logo, a pesquisa teve como o objetivo compreender como os saberes geográficos produzidos pelos jovens sobre a cidade podem ser incorporados no Ensino de Geografia urbana no Ensino Médio, evidenciando a potência que existe nos encontros e nas tramas de sociabilidade vivenciada pelos jovens. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professor Arlindo Fantini, em Presidente Prudente, Sp. E a partir de levantamento bibliográfico, observação participante e outros métodos qualitativos, o texto demonstrará tanto como a escola, quanto os professores e o ensino de geografia, enquanto um componente curricular, também formam, constroem e disputam as juventudes.
id UNSP_33609c253ed0d843a2f5037eabb8ce42
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252281
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médioYouth sociability and geographic knowledge: the teaching of urban geography in high schoolJuventudesCidadeEscolaEnsino de geografiaYouthCitySchoolGeography teachingA geografia escolar tem o objetivo de promover uma aprendizagem significativa que permita aos estudantes reconhecerem o mundo em que vivem e as dinâmicas que o compõem. Para isso, é importante considerar o contexto em que a escola está inserida, a fim de articular o trabalho curricular com as demandas impostas pelos professores, estudantes e toda a comunidade escolar. Nesse sentido, o conhecimento sobre as práticas juvenis no espaço urbano e os saberes produzidos fora do ambiente escolar são elementos fundamentais para promoção de um ensino conectado com a realidade estudantil. Logo, a pesquisa teve como o objetivo compreender como os saberes geográficos produzidos pelos jovens sobre a cidade podem ser incorporados no Ensino de Geografia urbana no Ensino Médio, evidenciando a potência que existe nos encontros e nas tramas de sociabilidade vivenciada pelos jovens. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professor Arlindo Fantini, em Presidente Prudente, Sp. E a partir de levantamento bibliográfico, observação participante e outros métodos qualitativos, o texto demonstrará tanto como a escola, quanto os professores e o ensino de geografia, enquanto um componente curricular, também formam, constroem e disputam as juventudes.School geography aims to promote meaningful learning that allows students to recognize the world in which they live and the dynamics that compose it. For this, it is important to consider the context in which the school is inserted, in order to articulate the curricular work with the demands imposed by teachers, students and the entire school community. In this sense, the knowledge about youth practices in the urban space and the knowledge produced outside the school environment are what they are all about fundamental elements for the promotion of a teaching connected with the student reality. Therefore, the research aimed to understand how the geographical knowledge produced by young people about the city can be incorporated into the teaching of urban geography in high school, evidencing the power that exists in the encounters and in the plots of sociability experienced by young people. The research was carried out at the Professor Arlindo Fantini State School, in Presidente Prudente, SP. And based on a bibliographic survey, participant observation and other qualitative methods, the text will demonstrate how the school, teachers and the teaching of geography, as a curricular component, also form, build and dispute youth.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Turra Neto, Nécio [UNESP]Faculdade de Ciências e TecnologiaCarvalhaes, Julia Crovador2023-12-22T13:37:18Z2023-12-22T13:37:18Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARVALHAES, Julia Crovador. Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio. Nécio Turra Neto. 2023. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252281porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:07:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252281Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:07:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio
Youth sociability and geographic knowledge: the teaching of urban geography in high school
title Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio
spellingShingle Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio
Carvalhaes, Julia Crovador
Juventudes
Cidade
Escola
Ensino de geografia
Youth
City
School
Geography teaching
title_short Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio
title_full Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio
title_fullStr Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio
title_full_unstemmed Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio
title_sort Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio
author Carvalhaes, Julia Crovador
author_facet Carvalhaes, Julia Crovador
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Turra Neto, Nécio [UNESP]
Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalhaes, Julia Crovador
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes
Cidade
Escola
Ensino de geografia
Youth
City
School
Geography teaching
topic Juventudes
Cidade
Escola
Ensino de geografia
Youth
City
School
Geography teaching
description A geografia escolar tem o objetivo de promover uma aprendizagem significativa que permita aos estudantes reconhecerem o mundo em que vivem e as dinâmicas que o compõem. Para isso, é importante considerar o contexto em que a escola está inserida, a fim de articular o trabalho curricular com as demandas impostas pelos professores, estudantes e toda a comunidade escolar. Nesse sentido, o conhecimento sobre as práticas juvenis no espaço urbano e os saberes produzidos fora do ambiente escolar são elementos fundamentais para promoção de um ensino conectado com a realidade estudantil. Logo, a pesquisa teve como o objetivo compreender como os saberes geográficos produzidos pelos jovens sobre a cidade podem ser incorporados no Ensino de Geografia urbana no Ensino Médio, evidenciando a potência que existe nos encontros e nas tramas de sociabilidade vivenciada pelos jovens. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professor Arlindo Fantini, em Presidente Prudente, Sp. E a partir de levantamento bibliográfico, observação participante e outros métodos qualitativos, o texto demonstrará tanto como a escola, quanto os professores e o ensino de geografia, enquanto um componente curricular, também formam, constroem e disputam as juventudes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22T13:37:18Z
2023-12-22T13:37:18Z
2023-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHAES, Julia Crovador. Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio. Nécio Turra Neto. 2023. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252281
identifier_str_mv CARVALHAES, Julia Crovador. Sociabilidade juvenil e saberes geográficos: o ensino de geografia urbana no ensino médio. Nécio Turra Neto. 2023. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649696756924416