Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Aliane da Silva.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23662
Resumo: Essa pesquisa tem por tema o estudo da cidade na Geografia Escolar. O objetivo é analisar as contribuições didáticas da cidade, enquanto espaço vivido, para um processo de ensino-aprendizagem de geografia significativo. Nessa direção, construímos um arcabouço teórico sobre o papel da Geografia Escolar para a formação de cidadãos, investigamos teorias sobre a importância da cidade para a educação geográfica e elaboramos propostas de sequências didáticas para a abordagem da cidade no Ensino de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva-explicativa, elaborado no decorrer de quatro meses, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores que discutem sobre a Geografia Escolar e a cidade enquanto conteúdo de educação geográfica, tais como: Cavalcanti (2012, 2015); Castellar e Vilhena (2010); Castrogiovanni (2011); Callai (2001); Pereira (2010); Bado (2009) e Gallo (2008), entre outros. Como resultado dos estudos realizados, obtivemos o conhecimento de que a cidade é um laboratório geográfico, as experiências e relações sociais que ela promove, a dinâmica espaço-temporal, a organização espacial e a paisagem que a cidade apresenta, se constituem como elementos que facilitam e enriquecem o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e a formação cidadã dos alunos. Assim, com base na fundamentação teórica, são propostas quatro sequências didáticas como sugestões para o trabalho com a cidade nas aulas de Geografia: Representação cartográfica, localização e orientação na cidade; A cidade: um espaço em transformação; Desigualdade e segregação socioespacial na cidade; e Planejamento urbano: a cidade que queremos!
id UFCG_c24235cd4f712de9c9c34d0605e2f0ee
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23662
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.Contributions of the city to the teaching of geography: some didactic-methodological proposals.Geografia - ensinoCidadeSequências didáticasFormação cidadãGeografia escolarEnsino fundamentalGeography - teachingCityDidactic sequencesCitizen trainingSchool geographyElementary educationEnsino de GeografiaGeografia.Essa pesquisa tem por tema o estudo da cidade na Geografia Escolar. O objetivo é analisar as contribuições didáticas da cidade, enquanto espaço vivido, para um processo de ensino-aprendizagem de geografia significativo. Nessa direção, construímos um arcabouço teórico sobre o papel da Geografia Escolar para a formação de cidadãos, investigamos teorias sobre a importância da cidade para a educação geográfica e elaboramos propostas de sequências didáticas para a abordagem da cidade no Ensino de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva-explicativa, elaborado no decorrer de quatro meses, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores que discutem sobre a Geografia Escolar e a cidade enquanto conteúdo de educação geográfica, tais como: Cavalcanti (2012, 2015); Castellar e Vilhena (2010); Castrogiovanni (2011); Callai (2001); Pereira (2010); Bado (2009) e Gallo (2008), entre outros. Como resultado dos estudos realizados, obtivemos o conhecimento de que a cidade é um laboratório geográfico, as experiências e relações sociais que ela promove, a dinâmica espaço-temporal, a organização espacial e a paisagem que a cidade apresenta, se constituem como elementos que facilitam e enriquecem o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e a formação cidadã dos alunos. Assim, com base na fundamentação teórica, são propostas quatro sequências didáticas como sugestões para o trabalho com a cidade nas aulas de Geografia: Representação cartográfica, localização e orientação na cidade; A cidade: um espaço em transformação; Desigualdade e segregação socioespacial na cidade; e Planejamento urbano: a cidade que queremos!This research is on the theme: the study of the city in School Geography. The objective is to analyze the didactic contributions of the city, as a living space, to a significant geography teaching-learning process. In that sense, we build a theoretical framework on the role of School Geography for the formation of citizens; we investigate theories about the importance of the city for the geographical education and, we develop proposals for didactic sequences for the approach of the city in the teaching of geography of the final years of elementary school. Regarding methodology, this is a qualitative study, of descriptive-explanatory approach, was carried out over four months, developed through research bibliographic, based on authors who discuss School Geography and the city as content of geographical education, including: Cavalcanti (2012, 2015); Castellar e Vilhena (2010); Castrogiovanni (2011); Callai (2001); Pereira (2010); Bado (2009) e Gallo (2008), among others. As a result of the studies carried out, we obtained the knowledge that the city is a geographical laboratory. The experiences and social relations that it promotes, the spatial and temporal dynamics, the spatial organization and landscape that the city presents, constitute as elements that facilitate and enrich the teaching-learning process of Geography and citizen formation of students. In that way, based on the theoretical foundation, four didactic sequences are proposed as suggestions for working with the city in the Geography classes: Cartographic representation, location and orientation in the city; The city: a space in transformation; Inequality and socio-spatial segregation in the city; and Urban planning: the city we want!Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027DI LORENO, Ivanalda Dantas Nóbrega.ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.ALVES, Aliane da Silva.2021-10-142022-02-21T13:58:06Z2022-02-212022-02-21T13:58:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23662ALVES, Aliane da Silva. Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas. 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-07T17:01:45Zoai:localhost:riufcg/23662Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-07T17:01:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.
Contributions of the city to the teaching of geography: some didactic-methodological proposals.
title Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.
spellingShingle Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.
ALVES, Aliane da Silva.
Geografia - ensino
Cidade
Sequências didáticas
Formação cidadã
Geografia escolar
Ensino fundamental
Geography - teaching
City
Didactic sequences
Citizen training
School geography
Elementary education
Ensino de Geografia
Geografia.
title_short Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.
title_full Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.
title_fullStr Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.
title_full_unstemmed Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.
title_sort Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.
author ALVES, Aliane da Silva.
author_facet ALVES, Aliane da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
DI LORENO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Aliane da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - ensino
Cidade
Sequências didáticas
Formação cidadã
Geografia escolar
Ensino fundamental
Geography - teaching
City
Didactic sequences
Citizen training
School geography
Elementary education
Ensino de Geografia
Geografia.
topic Geografia - ensino
Cidade
Sequências didáticas
Formação cidadã
Geografia escolar
Ensino fundamental
Geography - teaching
City
Didactic sequences
Citizen training
School geography
Elementary education
Ensino de Geografia
Geografia.
description Essa pesquisa tem por tema o estudo da cidade na Geografia Escolar. O objetivo é analisar as contribuições didáticas da cidade, enquanto espaço vivido, para um processo de ensino-aprendizagem de geografia significativo. Nessa direção, construímos um arcabouço teórico sobre o papel da Geografia Escolar para a formação de cidadãos, investigamos teorias sobre a importância da cidade para a educação geográfica e elaboramos propostas de sequências didáticas para a abordagem da cidade no Ensino de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva-explicativa, elaborado no decorrer de quatro meses, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores que discutem sobre a Geografia Escolar e a cidade enquanto conteúdo de educação geográfica, tais como: Cavalcanti (2012, 2015); Castellar e Vilhena (2010); Castrogiovanni (2011); Callai (2001); Pereira (2010); Bado (2009) e Gallo (2008), entre outros. Como resultado dos estudos realizados, obtivemos o conhecimento de que a cidade é um laboratório geográfico, as experiências e relações sociais que ela promove, a dinâmica espaço-temporal, a organização espacial e a paisagem que a cidade apresenta, se constituem como elementos que facilitam e enriquecem o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e a formação cidadã dos alunos. Assim, com base na fundamentação teórica, são propostas quatro sequências didáticas como sugestões para o trabalho com a cidade nas aulas de Geografia: Representação cartográfica, localização e orientação na cidade; A cidade: um espaço em transformação; Desigualdade e segregação socioespacial na cidade; e Planejamento urbano: a cidade que queremos!
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14
2022-02-21T13:58:06Z
2022-02-21
2022-02-21T13:58:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23662
ALVES, Aliane da Silva. Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas. 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23662
identifier_str_mv ALVES, Aliane da Silva. Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas. 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744527045427200