Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96038 |
Resumo: | Compreendendo que a avaliação está presente no meio educacional e que o mesmo a circunscreve a docência, o presente trabalho investiga o currículo da formação inicial de professores, tendo como objetivos averiguar nos cursos de Licenciatura, Formação Inicial de Professores da Educação Básica, de uma Universidade pública, os elementos do currículo de formação que apontam como a avaliação tem sido proposta e; identificar, nas propostas curriculares (Projeto Pedagógico), as concepções de avaliação presente nas concepções de professor e de currículo em cada curso de Licenciatura dessa universidade, bem como as disciplinas vinculadas com a temática da avaliação. Da mesma forma busca-se também confirmar com os coordenadores de curso as informações obtidas sobre a proposta curricular ampliando o seu enfoque no que diz respeito à avaliação da sala de aula e; aprofundar a temática de estudo no curso de Licenciatura em Educação Física, priorizando as disciplinas que poderiam fornecer subsídios para o processo de avaliação, tanto no que diz respeito ao conteúdo como compreensão de professor. Como caminho escolheu-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Construcionismo Social, tendo como técnicas fonte documental, entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo acompanhada de uma atitude critica na discussão dos dados. Os resultados e a sua discussão foram apresentados em três eixos temáticos: As concepções de professor e currículo; Avaliação e; A formação do professor no curso de Educação Física. Entre os principais aspectos encontrados foram observados: perfil de professor - identificado genericamente como profissional e especificamente como educador ou apontando a docência como a base de sua identidade; currículo de formação - norteados pelo modelo acadêmico ou nos moldes do modelo dos conteúdos culturais-cognitivos, apresentando... |
id |
UNSP_de882cf653485aba83f0132ebaa4e780 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/96038 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciaturaEducação física - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoCurriculos - AvaliaçãoLicenciaturaAvaliação educacionalInitial formation of professorCurriculumEvaluationPhysical educationCompreendendo que a avaliação está presente no meio educacional e que o mesmo a circunscreve a docência, o presente trabalho investiga o currículo da formação inicial de professores, tendo como objetivos averiguar nos cursos de Licenciatura, Formação Inicial de Professores da Educação Básica, de uma Universidade pública, os elementos do currículo de formação que apontam como a avaliação tem sido proposta e; identificar, nas propostas curriculares (Projeto Pedagógico), as concepções de avaliação presente nas concepções de professor e de currículo em cada curso de Licenciatura dessa universidade, bem como as disciplinas vinculadas com a temática da avaliação. Da mesma forma busca-se também confirmar com os coordenadores de curso as informações obtidas sobre a proposta curricular ampliando o seu enfoque no que diz respeito à avaliação da sala de aula e; aprofundar a temática de estudo no curso de Licenciatura em Educação Física, priorizando as disciplinas que poderiam fornecer subsídios para o processo de avaliação, tanto no que diz respeito ao conteúdo como compreensão de professor. Como caminho escolheu-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Construcionismo Social, tendo como técnicas fonte documental, entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo acompanhada de uma atitude critica na discussão dos dados. Os resultados e a sua discussão foram apresentados em três eixos temáticos: As concepções de professor e currículo; Avaliação e; A formação do professor no curso de Educação Física. Entre os principais aspectos encontrados foram observados: perfil de professor - identificado genericamente como profissional e especificamente como educador ou apontando a docência como a base de sua identidade; currículo de formação - norteados pelo modelo acadêmico ou nos moldes do modelo dos conteúdos culturais-cognitivos, apresentando...Understanding that evaluation is present in the educational environment and it’s about teaching, this work investigates the curriculum of initial formation of professors, aiming to investigate in the degree course, initial formation of professors for the basic education, of a public university, elements of the formation curriculum that show how evaluation has been being proposed and; identify in the curriculum proposal (Pedagogic Project) the evaluation conceptions present in the professor’s and curriculum’s conceptions in each degree course of this same university, as well the disciplines related to the evaluation process. In the same way, also aims to confirm with the course coordinator the information obtained about the curriculum proposal expanding then the perspective about class evaluation and; deepen on the subject of study in the Physical Education Degree course, prioritizing the disciplines that should provide contribution to the evaluation process, either about content and professor comprehension. As approach it has been chosen the qualitative research, a kind of Social Constructionism, having as technique of documents source, semi-structured interview and content analysis followed by critical attitude on discussing the obtained data. The results and its discussion are presented in three thematic axis: the professor and a curriculum conception, evaluation and, the formation of the professor in the Physical Education degree. Among the main aspects found were observed: professor profile – identified in generic way like a professional and in a specific way like a educator or pointing out the teaching as base of his identity; formation curriculum – directed to academic model or cognitive-cultural content model, also showing vestiges of professional curriculum model; evaluation – in the disciplines it is related to written exams and group essays, at the same... (Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, Samuel de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fuzii, Fábio Tomio [UNESP]2014-06-11T19:27:59Z2014-06-11T19:27:59Z2010-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis197 f. : il., tabs.application/pdfFUZII, Fábio Tomio. Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura. 2010. 197 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/96038000626440fuzii_ft_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T06:21:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96038Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:14:36.190117Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura |
title |
Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura |
spellingShingle |
Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura Fuzii, Fábio Tomio [UNESP] Educação física - Estudo e ensino Professores - Formação Curriculos - Avaliação Licenciatura Avaliação educacional Initial formation of professor Curriculum Evaluation Physical education |
title_short |
Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura |
title_full |
Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura |
title_fullStr |
Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura |
title_sort |
Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura |
author |
Fuzii, Fábio Tomio [UNESP] |
author_facet |
Fuzii, Fábio Tomio [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neto, Samuel de Souza [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuzii, Fábio Tomio [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estudo e ensino Professores - Formação Curriculos - Avaliação Licenciatura Avaliação educacional Initial formation of professor Curriculum Evaluation Physical education |
topic |
Educação física - Estudo e ensino Professores - Formação Curriculos - Avaliação Licenciatura Avaliação educacional Initial formation of professor Curriculum Evaluation Physical education |
description |
Compreendendo que a avaliação está presente no meio educacional e que o mesmo a circunscreve a docência, o presente trabalho investiga o currículo da formação inicial de professores, tendo como objetivos averiguar nos cursos de Licenciatura, Formação Inicial de Professores da Educação Básica, de uma Universidade pública, os elementos do currículo de formação que apontam como a avaliação tem sido proposta e; identificar, nas propostas curriculares (Projeto Pedagógico), as concepções de avaliação presente nas concepções de professor e de currículo em cada curso de Licenciatura dessa universidade, bem como as disciplinas vinculadas com a temática da avaliação. Da mesma forma busca-se também confirmar com os coordenadores de curso as informações obtidas sobre a proposta curricular ampliando o seu enfoque no que diz respeito à avaliação da sala de aula e; aprofundar a temática de estudo no curso de Licenciatura em Educação Física, priorizando as disciplinas que poderiam fornecer subsídios para o processo de avaliação, tanto no que diz respeito ao conteúdo como compreensão de professor. Como caminho escolheu-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Construcionismo Social, tendo como técnicas fonte documental, entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo acompanhada de uma atitude critica na discussão dos dados. Os resultados e a sua discussão foram apresentados em três eixos temáticos: As concepções de professor e currículo; Avaliação e; A formação do professor no curso de Educação Física. Entre os principais aspectos encontrados foram observados: perfil de professor - identificado genericamente como profissional e especificamente como educador ou apontando a docência como a base de sua identidade; currículo de formação - norteados pelo modelo acadêmico ou nos moldes do modelo dos conteúdos culturais-cognitivos, apresentando... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-30 2014-06-11T19:27:59Z 2014-06-11T19:27:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FUZII, Fábio Tomio. Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura. 2010. 197 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. http://hdl.handle.net/11449/96038 000626440 fuzii_ft_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
identifier_str_mv |
FUZII, Fábio Tomio. Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura. 2010. 197 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. 000626440 fuzii_ft_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/96038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
197 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129177723863040 |