A multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Lucci, Aline Grazielli [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150983
Resumo: A utilização de textos muldimodais em sala de aula é uma ferramenta que explorará a habilidade de leitura para a formação de um leitor multiletrado, isto é, capaz de interpretar um texto multimodal a partir da leitura visual e de escrita, relacionado especialmente ao gênero HQ e tira, presentes em diversos livros didáticos. Nessa perspectiva, esta pesquisa se insere por meio da análise do Currículo Municipal em concomitância com o material didático adotado por uma instituição municipal de ensino para verificar de que forma o gênero multimodal HQ e tira é abordado no Currículo e no material didático, correspondente ao 6º ano do Ensino Fundamental. Portanto, o escopo dessa pesquisa é analisar o Currículo Municipal de Bauru e o livro adotado pela escola municipal sob a perspectiva dos gêneros multimodais HQ e tira e quais atividades estão relacionadas aos objetivos propostos por ambos os documentos. Para a realização dessa pesquisa, optou-se pela análise documental e pela abordagem qualitativa, por meio da análise percentual e de gráficos correspondentes ao objetivo geral proposto. Após a leitura e a análise dos documentos, os resultados demonstraram que a aplicação dos gêneros multimodais ainda é pequena em relação à utilização de outros tipos de gêneros e que, as atividades propostas pelo livro didático não eram direcionadas à exploração do gênero e suas leituras. Dessa forma, a pesquisadora propôs uma sequência didática que cumprisse o objetivo de se trabalhar a leitura dos elementos que caracterizam os gêneros tira e HQ.
id UNSP_343019fce7c00ba0c6eb124b31c7ad16
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150983
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamentalMultimodality in texts and the reading ability: a study about a scholar book adopted to 6th grade in elementary schoolLeituraLetramentoLíngua Portuguesa (Ensino fundamental)Histórias em quadrinhosA utilização de textos muldimodais em sala de aula é uma ferramenta que explorará a habilidade de leitura para a formação de um leitor multiletrado, isto é, capaz de interpretar um texto multimodal a partir da leitura visual e de escrita, relacionado especialmente ao gênero HQ e tira, presentes em diversos livros didáticos. Nessa perspectiva, esta pesquisa se insere por meio da análise do Currículo Municipal em concomitância com o material didático adotado por uma instituição municipal de ensino para verificar de que forma o gênero multimodal HQ e tira é abordado no Currículo e no material didático, correspondente ao 6º ano do Ensino Fundamental. Portanto, o escopo dessa pesquisa é analisar o Currículo Municipal de Bauru e o livro adotado pela escola municipal sob a perspectiva dos gêneros multimodais HQ e tira e quais atividades estão relacionadas aos objetivos propostos por ambos os documentos. Para a realização dessa pesquisa, optou-se pela análise documental e pela abordagem qualitativa, por meio da análise percentual e de gráficos correspondentes ao objetivo geral proposto. Após a leitura e a análise dos documentos, os resultados demonstraram que a aplicação dos gêneros multimodais ainda é pequena em relação à utilização de outros tipos de gêneros e que, as atividades propostas pelo livro didático não eram direcionadas à exploração do gênero e suas leituras. Dessa forma, a pesquisadora propôs uma sequência didática que cumprisse o objetivo de se trabalhar a leitura dos elementos que caracterizam os gêneros tira e HQ.The use of multimodal texts in Portuguese Language classes is a tool that it explores reading ability to form a multiliteracy reader, that is, he will be able to understand a multimodal text by means of visual and write reading. It is related to Cartoon and Comic Strip genders that are inside the school material book adopted. Thus, this research regards to analyzing Education Curriculum Proposal of the Municipal School System according to the book adopted by a municipal school, and corresponding to Elementary 6 th grade. Therefore, the aim of this work is to analyze the Educational Curriculum Proposal of Bauru city and the book adopted concerning multimodal genders Cartoon and Comic strip and how activities are related to the aims proposed in both documents. In order to realize this work, we choose documental and qualitative analyzes as a methodology using graphics and ratio to explain the results. After reading and analyzing the documents the results showed that the using of multimodal genre is still insignificant according to other ones, and the activities purpose by scholar book are not addressed to explore this genre and its readings. Thus, the researcher proposed a teaching methodology sequence that aimed to work with reading elements that compose a cartoon and a comic strip.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Curado, Odilon Helou Fleury [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)De Lucci, Aline Grazielli [UNESP]2017-06-28T17:12:06Z2017-06-28T17:12:06Z2017-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15098300088822423001011069P572409939113011110000-0002-9315-0475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150983Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:34:06.294754Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental
Multimodality in texts and the reading ability: a study about a scholar book adopted to 6th grade in elementary school
title A multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental
spellingShingle A multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental
De Lucci, Aline Grazielli [UNESP]
Leitura
Letramento
Língua Portuguesa (Ensino fundamental)
Histórias em quadrinhos
title_short A multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental
title_full A multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr A multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental
title_sort A multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental
author De Lucci, Aline Grazielli [UNESP]
author_facet De Lucci, Aline Grazielli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curado, Odilon Helou Fleury [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv De Lucci, Aline Grazielli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento
Língua Portuguesa (Ensino fundamental)
Histórias em quadrinhos
topic Leitura
Letramento
Língua Portuguesa (Ensino fundamental)
Histórias em quadrinhos
description A utilização de textos muldimodais em sala de aula é uma ferramenta que explorará a habilidade de leitura para a formação de um leitor multiletrado, isto é, capaz de interpretar um texto multimodal a partir da leitura visual e de escrita, relacionado especialmente ao gênero HQ e tira, presentes em diversos livros didáticos. Nessa perspectiva, esta pesquisa se insere por meio da análise do Currículo Municipal em concomitância com o material didático adotado por uma instituição municipal de ensino para verificar de que forma o gênero multimodal HQ e tira é abordado no Currículo e no material didático, correspondente ao 6º ano do Ensino Fundamental. Portanto, o escopo dessa pesquisa é analisar o Currículo Municipal de Bauru e o livro adotado pela escola municipal sob a perspectiva dos gêneros multimodais HQ e tira e quais atividades estão relacionadas aos objetivos propostos por ambos os documentos. Para a realização dessa pesquisa, optou-se pela análise documental e pela abordagem qualitativa, por meio da análise percentual e de gráficos correspondentes ao objetivo geral proposto. Após a leitura e a análise dos documentos, os resultados demonstraram que a aplicação dos gêneros multimodais ainda é pequena em relação à utilização de outros tipos de gêneros e que, as atividades propostas pelo livro didático não eram direcionadas à exploração do gênero e suas leituras. Dessa forma, a pesquisadora propôs uma sequência didática que cumprisse o objetivo de se trabalhar a leitura dos elementos que caracterizam os gêneros tira e HQ.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28T17:12:06Z
2017-06-28T17:12:06Z
2017-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150983
000888224
23001011069P5
7240993911301111
0000-0002-9315-0475
url http://hdl.handle.net/11449/150983
identifier_str_mv 000888224
23001011069P5
7240993911301111
0000-0002-9315-0475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129087178276864