Um ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255864
Resumo: Esta dissertação faz um estudo sobre a prática de ateliê na escola. A pesquisa é vivenciada em uma escola pública estadual, em Biritiba Mirim, em São Paulo, com estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O trabalho com arte na educação básica da rede pública traz desafios para além da prática. Coloca-nos como educadores em confronto com nossas ideologias, saberes adquiridos na academia e nos livros. Ao chegar na escola deparamo-nos com uma realidade muito diferente da que estudamos durante a licenciatura: desafios com o tempo, as matérias, as pessoas. Mas como educadores somos impelidos a continuar e na continuidade criamos possibilidades. Através da narrativa e da artografia, esta professora conta e desenha suas memórias, dúvidas e tentativas de transformar o espaço escolar num espaço criativo e acolhedor, buscando não somente no saber escrito da academia, mas também no saber oral da cultura popular. Ao abordar essas narrativas, percebe como sua própria história revela um passado marcado pela ânsia de mudança no Ensino de Arte e como as questões da atualidade presentes na sala de aula são urgências de ser e estar no mundo e não somente na escola. E é entre passado e presente, com anseios pelo futuro da Arte e da humanidade que o ateliê se desenvolve em movimento por cada canto da escola, revelando o estado de ateliê não apenas na escola, mas nas pessoas, dentro da experiência vivida por cada um em todo lugar.
id UNSP_349e45cf5f24b2ee127cc6f0e4480dcb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255864
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafiosUn taller en movimiento por la escuela: posibilidades y desafíosArte na educaçãoEnsinoProfessores de arte - Narrativas pessoaisAteliês de artistasEsta dissertação faz um estudo sobre a prática de ateliê na escola. A pesquisa é vivenciada em uma escola pública estadual, em Biritiba Mirim, em São Paulo, com estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O trabalho com arte na educação básica da rede pública traz desafios para além da prática. Coloca-nos como educadores em confronto com nossas ideologias, saberes adquiridos na academia e nos livros. Ao chegar na escola deparamo-nos com uma realidade muito diferente da que estudamos durante a licenciatura: desafios com o tempo, as matérias, as pessoas. Mas como educadores somos impelidos a continuar e na continuidade criamos possibilidades. Através da narrativa e da artografia, esta professora conta e desenha suas memórias, dúvidas e tentativas de transformar o espaço escolar num espaço criativo e acolhedor, buscando não somente no saber escrito da academia, mas também no saber oral da cultura popular. Ao abordar essas narrativas, percebe como sua própria história revela um passado marcado pela ânsia de mudança no Ensino de Arte e como as questões da atualidade presentes na sala de aula são urgências de ser e estar no mundo e não somente na escola. E é entre passado e presente, com anseios pelo futuro da Arte e da humanidade que o ateliê se desenvolve em movimento por cada canto da escola, revelando o estado de ateliê não apenas na escola, mas nas pessoas, dentro da experiência vivida por cada um em todo lugar.Esta disertación estudia la práctica del taller en la escuela. La investigación se lleva a cabo en una escuela pública estatal en Biritiba Mirim, São Paulo, con estudiantes del tercer año de la enseñanza secundaria. El trabajo con arte en la educación básica de la red pública plantea desafíos que van más allá de la práctica. Nos coloca como educadores en confrontación con nuestras ideologías, conocimientos adquiridos en la academia y en los libros. Al llegar a la escuela nos enfrentamos a una realidad muy diferente de la que estudiamos durante la licenciatura: desafíos con el tiempo, las materias, las personas. Pero como educadores, estamos compelidos a seguir adelante y, en esa continuidad, creamos posibilidades. A través de la narrativa y la artografía, esta profesora cuenta y dibuja sus recuerdos, dudas y intentos de transformar el espacio escolar en un espacio creativo y acogedor, buscando no solo en el saber escrito de la academia, sino también en el saber oral de la cultura popular. Al abordar estas narrativas, se da cuenta de cómo su propia historia revela un pasado marcado por el deseo de cambio en la Enseñanza de Arte y cómo las cuestiones actuales presentes en el aula son urgencias de ser y estar en el mundo y no solo en la escuela. Y es entre el pasado y el presente, con anhelos por el futuro del Arte y de la humanidad, que el taller se desarrolla en movimiento por cada rincón de la escuela, revelando el estado del taller no solo en la escuela, sino también en las personas, dentro de la experiencia vivida por cada uno en cualquier lugar.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Capes: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Serrano, Eliane Patricia Grandini [UNESP]Silva, Vanessa de Oliveira [UNESP]2024-06-06T12:59:36Z2024-06-06T12:59:36Z2024-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Vanessa de Oliveira. Um Ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios. Orientador: Eliane Patricia Grandini Serrano. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2558646628634872306209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-07T06:42:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:40:34.855287Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios
Un taller en movimiento por la escuela: posibilidades y desafíos
title Um ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios
spellingShingle Um ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios
Silva, Vanessa de Oliveira [UNESP]
Arte na educação
Ensino
Professores de arte - Narrativas pessoais
Ateliês de artistas
title_short Um ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios
title_full Um ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios
title_fullStr Um ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios
title_full_unstemmed Um ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios
title_sort Um ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios
author Silva, Vanessa de Oliveira [UNESP]
author_facet Silva, Vanessa de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrano, Eliane Patricia Grandini [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na educação
Ensino
Professores de arte - Narrativas pessoais
Ateliês de artistas
topic Arte na educação
Ensino
Professores de arte - Narrativas pessoais
Ateliês de artistas
description Esta dissertação faz um estudo sobre a prática de ateliê na escola. A pesquisa é vivenciada em uma escola pública estadual, em Biritiba Mirim, em São Paulo, com estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O trabalho com arte na educação básica da rede pública traz desafios para além da prática. Coloca-nos como educadores em confronto com nossas ideologias, saberes adquiridos na academia e nos livros. Ao chegar na escola deparamo-nos com uma realidade muito diferente da que estudamos durante a licenciatura: desafios com o tempo, as matérias, as pessoas. Mas como educadores somos impelidos a continuar e na continuidade criamos possibilidades. Através da narrativa e da artografia, esta professora conta e desenha suas memórias, dúvidas e tentativas de transformar o espaço escolar num espaço criativo e acolhedor, buscando não somente no saber escrito da academia, mas também no saber oral da cultura popular. Ao abordar essas narrativas, percebe como sua própria história revela um passado marcado pela ânsia de mudança no Ensino de Arte e como as questões da atualidade presentes na sala de aula são urgências de ser e estar no mundo e não somente na escola. E é entre passado e presente, com anseios pelo futuro da Arte e da humanidade que o ateliê se desenvolve em movimento por cada canto da escola, revelando o estado de ateliê não apenas na escola, mas nas pessoas, dentro da experiência vivida por cada um em todo lugar.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-06T12:59:36Z
2024-06-06T12:59:36Z
2024-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Vanessa de Oliveira. Um Ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios. Orientador: Eliane Patricia Grandini Serrano. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", São Paulo, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255864
6628634872306209
identifier_str_mv SILVA, Vanessa de Oliveira. Um Ateliê em movimento pela escola: possibilidades e desafios. Orientador: Eliane Patricia Grandini Serrano. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", São Paulo, 2024.
6628634872306209
url https://hdl.handle.net/11449/255864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129345513848832