O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carli, Maria de Fátima Sartori [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90349
Resumo: Como os programas de formação continuada repercutem na trajetória profissional do professor em exercício? Esta pergunta conecta-se a outras questões que buscam compor o quadro de formação em que os professores são inseridos, com a intenção de se perceber de que forma os professores são co-autores do próprio processo formativo, uma vez que eles são os principais responsáveis pela própria formação (Nóvoa). O ponto de partida é de que os professores em exercício trazem em suas trajetórias conhecimentos e vivências que devem ser considerados para a elaboração de programas de formação que a eles se destinam. De outro modo, a impressão que fica é a de que os programas de formação se constituem em um eterno recomeçar e que os professores são vazios de conhecimentos (Candau). Para compor esse quadro tomo como referencial teórico, sobretudo, Torres, Nóvoa e Tardiff. O caminho metodológico escolhido para dar conta da pesquisa foi o de cunho qualitativo, à luz dos estudos de Bardin, para desvelar a intenção do conteúdo das respostas manifestadas pelas professoras à entrevista semi-estruturada a que foram submetidas. Entre O Velho e o Novo, Mudanças e Permanências - sob esse título são apresentadas algumas considerações, ainda que provisórias, sobre os avanços e recuos do programa de formação paulista. Como avanço, o PEC - Formação Universitária apresenta as vivências educadoras, que consistem num movimento espiral entre a teoria e a prática, desenvolvidas nos últimos seis meses do programa, o que em parte inviabilizou que todos os professores alcançassem a intencionalidade desse movimento. Contudo são inegáveis as contribuições das vivências educadoras. Elas representam um avanço na concepção dos processos formativos...
id UNSP_34e4e5d01c053f2eb9b099e32732e401
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90349
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoaProfessores - FormaçãoProfessores universitarios - AvaliaçãoReciclagem profissionalTeachers – Continuous FormationComo os programas de formação continuada repercutem na trajetória profissional do professor em exercício? Esta pergunta conecta-se a outras questões que buscam compor o quadro de formação em que os professores são inseridos, com a intenção de se perceber de que forma os professores são co-autores do próprio processo formativo, uma vez que eles são os principais responsáveis pela própria formação (Nóvoa). O ponto de partida é de que os professores em exercício trazem em suas trajetórias conhecimentos e vivências que devem ser considerados para a elaboração de programas de formação que a eles se destinam. De outro modo, a impressão que fica é a de que os programas de formação se constituem em um eterno recomeçar e que os professores são vazios de conhecimentos (Candau). Para compor esse quadro tomo como referencial teórico, sobretudo, Torres, Nóvoa e Tardiff. O caminho metodológico escolhido para dar conta da pesquisa foi o de cunho qualitativo, à luz dos estudos de Bardin, para desvelar a intenção do conteúdo das respostas manifestadas pelas professoras à entrevista semi-estruturada a que foram submetidas. Entre O Velho e o Novo, Mudanças e Permanências - sob esse título são apresentadas algumas considerações, ainda que provisórias, sobre os avanços e recuos do programa de formação paulista. Como avanço, o PEC - Formação Universitária apresenta as vivências educadoras, que consistem num movimento espiral entre a teoria e a prática, desenvolvidas nos últimos seis meses do programa, o que em parte inviabilizou que todos os professores alcançassem a intencionalidade desse movimento. Contudo são inegáveis as contribuições das vivências educadoras. Elas representam um avanço na concepção dos processos formativos...How teacher's continuous formation programs can reflect in their professional trajectory? This question connects itself to other questions that intend to compose the teacher's educational context, with the purpose of verify how teachers participate of their own formation process. The premiss is that teachers bring knowledges, experiences which must be considered for the elaboration of the teacher's formation programs. On the other hand, it remains to the sensation that teachers are empty of knowledges. This work, which has as theme the formation programs of basic education teachers, emphasizes the Continuous Education Program of the São Paulo's government, considering the advances and regresses of this kind of teacher's formation. It also evaluates how these programs permit teachers build the profile into the necessary authonomy and take responsibility for their education overcoming the State tutorial formation. It is necessary listen to them, because they are the key of their own formation process. The discourse that teachers are knowledge producers is overage and, more than a reality accepted by universities, essayists or specialists, has became just a slogan which must be overcome.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vaidergorn, José [UNESP]Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carli, Maria de Fátima Sartori [UNESP]2014-06-11T19:24:36Z2014-06-11T19:24:36Z2007-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 f.application/pdfCARLI, Maria de Fátima Sartori. O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa. 2007. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90349000510473carli_mfs_me_arafcl.pdf33004030079P2925809576927755607923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90349Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:12:13.722972Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa
title O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa
spellingShingle O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa
Carli, Maria de Fátima Sartori [UNESP]
Professores - Formação
Professores universitarios - Avaliação
Reciclagem profissional
Teachers – Continuous Formation
title_short O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa
title_full O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa
title_fullStr O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa
title_full_unstemmed O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa
title_sort O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa
author Carli, Maria de Fátima Sartori [UNESP]
author_facet Carli, Maria de Fátima Sartori [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaidergorn, José [UNESP]
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carli, Maria de Fátima Sartori [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Professores universitarios - Avaliação
Reciclagem profissional
Teachers – Continuous Formation
topic Professores - Formação
Professores universitarios - Avaliação
Reciclagem profissional
Teachers – Continuous Formation
description Como os programas de formação continuada repercutem na trajetória profissional do professor em exercício? Esta pergunta conecta-se a outras questões que buscam compor o quadro de formação em que os professores são inseridos, com a intenção de se perceber de que forma os professores são co-autores do próprio processo formativo, uma vez que eles são os principais responsáveis pela própria formação (Nóvoa). O ponto de partida é de que os professores em exercício trazem em suas trajetórias conhecimentos e vivências que devem ser considerados para a elaboração de programas de formação que a eles se destinam. De outro modo, a impressão que fica é a de que os programas de formação se constituem em um eterno recomeçar e que os professores são vazios de conhecimentos (Candau). Para compor esse quadro tomo como referencial teórico, sobretudo, Torres, Nóvoa e Tardiff. O caminho metodológico escolhido para dar conta da pesquisa foi o de cunho qualitativo, à luz dos estudos de Bardin, para desvelar a intenção do conteúdo das respostas manifestadas pelas professoras à entrevista semi-estruturada a que foram submetidas. Entre O Velho e o Novo, Mudanças e Permanências - sob esse título são apresentadas algumas considerações, ainda que provisórias, sobre os avanços e recuos do programa de formação paulista. Como avanço, o PEC - Formação Universitária apresenta as vivências educadoras, que consistem num movimento espiral entre a teoria e a prática, desenvolvidas nos últimos seis meses do programa, o que em parte inviabilizou que todos os professores alcançassem a intencionalidade desse movimento. Contudo são inegáveis as contribuições das vivências educadoras. Elas representam um avanço na concepção dos processos formativos...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-27
2014-06-11T19:24:36Z
2014-06-11T19:24:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARLI, Maria de Fátima Sartori. O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa. 2007. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90349
000510473
carli_mfs_me_arafcl.pdf
33004030079P2
9258095769277556
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
identifier_str_mv CARLI, Maria de Fátima Sartori. O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa. 2007. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000510473
carli_mfs_me_arafcl.pdf
33004030079P2
9258095769277556
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
url http://hdl.handle.net/11449/90349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128331967627264