O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90349 |
Resumo: | Como os programas de formação continuada repercutem na trajetória profissional do professor em exercício? Esta pergunta conecta-se a outras questões que buscam compor o quadro de formação em que os professores são inseridos, com a intenção de se perceber de que forma os professores são co-autores do próprio processo formativo, uma vez que eles são os principais responsáveis pela própria formação (Nóvoa). O ponto de partida é de que os professores em exercício trazem em suas trajetórias conhecimentos e vivências que devem ser considerados para a elaboração de programas de formação que a eles se destinam. De outro modo, a impressão que fica é a de que os programas de formação se constituem em um eterno recomeçar e que os professores são vazios de conhecimentos (Candau). Para compor esse quadro tomo como referencial teórico, sobretudo, Torres, Nóvoa e Tardiff. O caminho metodológico escolhido para dar conta da pesquisa foi o de cunho qualitativo, à luz dos estudos de Bardin, para desvelar a intenção do conteúdo das respostas manifestadas pelas professoras à entrevista semi-estruturada a que foram submetidas. Entre O Velho e o Novo, Mudanças e Permanências - sob esse título são apresentadas algumas considerações, ainda que provisórias, sobre os avanços e recuos do programa de formação paulista. Como avanço, o PEC - Formação Universitária apresenta as vivências educadoras, que consistem num movimento espiral entre a teoria e a prática, desenvolvidas nos últimos seis meses do programa, o que em parte inviabilizou que todos os professores alcançassem a intencionalidade desse movimento. Contudo são inegáveis as contribuições das vivências educadoras. Elas representam um avanço na concepção dos processos formativos... |
id |
UNSP_34e4e5d01c053f2eb9b099e32732e401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90349 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoaProfessores - FormaçãoProfessores universitarios - AvaliaçãoReciclagem profissionalTeachers – Continuous FormationComo os programas de formação continuada repercutem na trajetória profissional do professor em exercício? Esta pergunta conecta-se a outras questões que buscam compor o quadro de formação em que os professores são inseridos, com a intenção de se perceber de que forma os professores são co-autores do próprio processo formativo, uma vez que eles são os principais responsáveis pela própria formação (Nóvoa). O ponto de partida é de que os professores em exercício trazem em suas trajetórias conhecimentos e vivências que devem ser considerados para a elaboração de programas de formação que a eles se destinam. De outro modo, a impressão que fica é a de que os programas de formação se constituem em um eterno recomeçar e que os professores são vazios de conhecimentos (Candau). Para compor esse quadro tomo como referencial teórico, sobretudo, Torres, Nóvoa e Tardiff. O caminho metodológico escolhido para dar conta da pesquisa foi o de cunho qualitativo, à luz dos estudos de Bardin, para desvelar a intenção do conteúdo das respostas manifestadas pelas professoras à entrevista semi-estruturada a que foram submetidas. Entre O Velho e o Novo, Mudanças e Permanências - sob esse título são apresentadas algumas considerações, ainda que provisórias, sobre os avanços e recuos do programa de formação paulista. Como avanço, o PEC - Formação Universitária apresenta as vivências educadoras, que consistem num movimento espiral entre a teoria e a prática, desenvolvidas nos últimos seis meses do programa, o que em parte inviabilizou que todos os professores alcançassem a intencionalidade desse movimento. Contudo são inegáveis as contribuições das vivências educadoras. Elas representam um avanço na concepção dos processos formativos...How teacher's continuous formation programs can reflect in their professional trajectory? This question connects itself to other questions that intend to compose the teacher's educational context, with the purpose of verify how teachers participate of their own formation process. The premiss is that teachers bring knowledges, experiences which must be considered for the elaboration of the teacher's formation programs. On the other hand, it remains to the sensation that teachers are empty of knowledges. This work, which has as theme the formation programs of basic education teachers, emphasizes the Continuous Education Program of the São Paulo's government, considering the advances and regresses of this kind of teacher's formation. It also evaluates how these programs permit teachers build the profile into the necessary authonomy and take responsibility for their education overcoming the State tutorial formation. It is necessary listen to them, because they are the key of their own formation process. The discourse that teachers are knowledge producers is overage and, more than a reality accepted by universities, essayists or specialists, has became just a slogan which must be overcome.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vaidergorn, José [UNESP]Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carli, Maria de Fátima Sartori [UNESP]2014-06-11T19:24:36Z2014-06-11T19:24:36Z2007-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 f.application/pdfCARLI, Maria de Fátima Sartori. O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa. 2007. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90349000510473carli_mfs_me_arafcl.pdf33004030079P2925809576927755607923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90349Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:12:13.722972Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa |
title |
O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa |
spellingShingle |
O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa Carli, Maria de Fátima Sartori [UNESP] Professores - Formação Professores universitarios - Avaliação Reciclagem profissional Teachers – Continuous Formation |
title_short |
O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa |
title_full |
O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa |
title_fullStr |
O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa |
title_full_unstemmed |
O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa |
title_sort |
O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa |
author |
Carli, Maria de Fátima Sartori [UNESP] |
author_facet |
Carli, Maria de Fátima Sartori [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaidergorn, José [UNESP] Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carli, Maria de Fátima Sartori [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Professores universitarios - Avaliação Reciclagem profissional Teachers – Continuous Formation |
topic |
Professores - Formação Professores universitarios - Avaliação Reciclagem profissional Teachers – Continuous Formation |
description |
Como os programas de formação continuada repercutem na trajetória profissional do professor em exercício? Esta pergunta conecta-se a outras questões que buscam compor o quadro de formação em que os professores são inseridos, com a intenção de se perceber de que forma os professores são co-autores do próprio processo formativo, uma vez que eles são os principais responsáveis pela própria formação (Nóvoa). O ponto de partida é de que os professores em exercício trazem em suas trajetórias conhecimentos e vivências que devem ser considerados para a elaboração de programas de formação que a eles se destinam. De outro modo, a impressão que fica é a de que os programas de formação se constituem em um eterno recomeçar e que os professores são vazios de conhecimentos (Candau). Para compor esse quadro tomo como referencial teórico, sobretudo, Torres, Nóvoa e Tardiff. O caminho metodológico escolhido para dar conta da pesquisa foi o de cunho qualitativo, à luz dos estudos de Bardin, para desvelar a intenção do conteúdo das respostas manifestadas pelas professoras à entrevista semi-estruturada a que foram submetidas. Entre O Velho e o Novo, Mudanças e Permanências - sob esse título são apresentadas algumas considerações, ainda que provisórias, sobre os avanços e recuos do programa de formação paulista. Como avanço, o PEC - Formação Universitária apresenta as vivências educadoras, que consistem num movimento espiral entre a teoria e a prática, desenvolvidas nos últimos seis meses do programa, o que em parte inviabilizou que todos os professores alcançassem a intencionalidade desse movimento. Contudo são inegáveis as contribuições das vivências educadoras. Elas representam um avanço na concepção dos processos formativos... |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-27 2014-06-11T19:24:36Z 2014-06-11T19:24:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARLI, Maria de Fátima Sartori. O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa. 2007. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. http://hdl.handle.net/11449/90349 000510473 carli_mfs_me_arafcl.pdf 33004030079P2 9258095769277556 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
identifier_str_mv |
CARLI, Maria de Fátima Sartori. O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa. 2007. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. 000510473 carli_mfs_me_arafcl.pdf 33004030079P2 9258095769277556 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
162 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128331967627264 |