Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz Santiago dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244171
Resumo: Em razão dos problemas ambientais causados, muitas vezes, pelo ser humano, surge a necessidade de desenvolver uma educação que trate das questões ambientais nas escolas. Essa é uma razão de ser da Educação Ambiental. A escola é um dos espaços importantes para construir e desenvolver valores de uma relação da sociedade com a natureza, que possui papel fundamental de formar e educar cidadãos. A Educação Infantil é o momento que a criança desenvolve facilmente, e nesse sentido a Educação Ambiental constrói no indivíduo experiências e os valores socioambientais. Esta pesquisa do tipo “estado da arte” de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar teses e dissertações que investigaram as práticas pedagógicas em Educação Ambiental na Educação Infantil. A investigação foi realizada por uma coleta no banco de dados intitulado “A Educação Ambiental no Brasil: Análise da Produção Acadêmica (Dissertações e Teses) – Projeto EArte”, buscando identificar e investigar: que práticas pedagógicas estão presentes em produções acadêmicas sobre educação ambiental na Educação Infantil. Esta pesquisa poderá contribuir para compreender a importância de práticas pedagógicas sobre educação ambiental na educação infantil.
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