Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244171 |
Resumo: | Em razão dos problemas ambientais causados, muitas vezes, pelo ser humano, surge a necessidade de desenvolver uma educação que trate das questões ambientais nas escolas. Essa é uma razão de ser da Educação Ambiental. A escola é um dos espaços importantes para construir e desenvolver valores de uma relação da sociedade com a natureza, que possui papel fundamental de formar e educar cidadãos. A Educação Infantil é o momento que a criança desenvolve facilmente, e nesse sentido a Educação Ambiental constrói no indivíduo experiências e os valores socioambientais. Esta pesquisa do tipo “estado da arte” de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar teses e dissertações que investigaram as práticas pedagógicas em Educação Ambiental na Educação Infantil. A investigação foi realizada por uma coleta no banco de dados intitulado “A Educação Ambiental no Brasil: Análise da Produção Acadêmica (Dissertações e Teses) – Projeto EArte”, buscando identificar e investigar: que práticas pedagógicas estão presentes em produções acadêmicas sobre educação ambiental na Educação Infantil. Esta pesquisa poderá contribuir para compreender a importância de práticas pedagógicas sobre educação ambiental na educação infantil. |
id |
UNSP_361dd21f8627141266dca646973f24ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244171 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertaçõesEnvironmental education and early childhood education: analysis of pedagogical practices in theses and dissertationsEducação ambientalEducação infantilNaturezaPráticas pedagógicasEducaçãoEducationChild educationNatureEnvironmental educationPedagogical practicesEm razão dos problemas ambientais causados, muitas vezes, pelo ser humano, surge a necessidade de desenvolver uma educação que trate das questões ambientais nas escolas. Essa é uma razão de ser da Educação Ambiental. A escola é um dos espaços importantes para construir e desenvolver valores de uma relação da sociedade com a natureza, que possui papel fundamental de formar e educar cidadãos. A Educação Infantil é o momento que a criança desenvolve facilmente, e nesse sentido a Educação Ambiental constrói no indivíduo experiências e os valores socioambientais. Esta pesquisa do tipo “estado da arte” de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar teses e dissertações que investigaram as práticas pedagógicas em Educação Ambiental na Educação Infantil. A investigação foi realizada por uma coleta no banco de dados intitulado “A Educação Ambiental no Brasil: Análise da Produção Acadêmica (Dissertações e Teses) – Projeto EArte”, buscando identificar e investigar: que práticas pedagógicas estão presentes em produções acadêmicas sobre educação ambiental na Educação Infantil. Esta pesquisa poderá contribuir para compreender a importância de práticas pedagógicas sobre educação ambiental na educação infantil.Environmental problems can sometimes be caused by a human beings, the need arises to develop environmental education in schools, this is a reason for being of environmental education. A society with nature plays a fundamental role in forming and educating citizens. Early Childhood Education is the moment that the child develops easily and in this sense, Environmental Education builds on individual experiences and socio-environmental values. This qualitative "state of the art" research aims to analyze theses and dissertations that investigate how pedagogical practices in Environmental Education in Early Childhood Education. The investigation was carried out by a collection in the database entitled "Environmental Education in Brazil: Analysis of Academic Production (Dissertations and Theses) - EArte Project", seeking to identify and investigate: what pedagogical practices are present in academic productions in Early Childhood Education. This research may contribute to understanding the importance of using pedagogical practices in environmental education in early childhood education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Luiz Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Beatriz Santiago dos2023-06-23T10:58:12Z2023-06-23T10:58:12Z2023-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244171porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-27T06:12:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244171Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:12:02.265974Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertações Environmental education and early childhood education: analysis of pedagogical practices in theses and dissertations |
title |
Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertações |
spellingShingle |
Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertações Santos, Beatriz Santiago dos Educação ambiental Educação infantil Natureza Práticas pedagógicas Educação Education Child education Nature Environmental education Pedagogical practices |
title_short |
Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertações |
title_full |
Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertações |
title_fullStr |
Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertações |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertações |
title_sort |
Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertações |
author |
Santos, Beatriz Santiago dos |
author_facet |
Santos, Beatriz Santiago dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santana, Luiz Carlos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Beatriz Santiago dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Educação infantil Natureza Práticas pedagógicas Educação Education Child education Nature Environmental education Pedagogical practices |
topic |
Educação ambiental Educação infantil Natureza Práticas pedagógicas Educação Education Child education Nature Environmental education Pedagogical practices |
description |
Em razão dos problemas ambientais causados, muitas vezes, pelo ser humano, surge a necessidade de desenvolver uma educação que trate das questões ambientais nas escolas. Essa é uma razão de ser da Educação Ambiental. A escola é um dos espaços importantes para construir e desenvolver valores de uma relação da sociedade com a natureza, que possui papel fundamental de formar e educar cidadãos. A Educação Infantil é o momento que a criança desenvolve facilmente, e nesse sentido a Educação Ambiental constrói no indivíduo experiências e os valores socioambientais. Esta pesquisa do tipo “estado da arte” de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar teses e dissertações que investigaram as práticas pedagógicas em Educação Ambiental na Educação Infantil. A investigação foi realizada por uma coleta no banco de dados intitulado “A Educação Ambiental no Brasil: Análise da Produção Acadêmica (Dissertações e Teses) – Projeto EArte”, buscando identificar e investigar: que práticas pedagógicas estão presentes em produções acadêmicas sobre educação ambiental na Educação Infantil. Esta pesquisa poderá contribuir para compreender a importância de práticas pedagógicas sobre educação ambiental na educação infantil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-23T10:58:12Z 2023-06-23T10:58:12Z 2023-06-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244171 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128617283059712 |