A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640
http://hdl.handle.net/11449/124685
Resumo: O artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932).
id UNSP_366850e5125838216a5987d3eaecab04
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124685
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)Forma escolarPráticas pedagógicasManuais didáticosCultura escolarCultura pedagógicaO artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932).Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, BrasilDepartamento de Ciências da Educação daUniversidade Estadual Paulista (UNESP) - campus Araraquara.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]2015-07-15T18:27:28Z2015-07-15T18:27:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article185-206http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013.2238-0094http://hdl.handle.net/11449/12468510.4322/rbhe.2014.0099701075189282146Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124685Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:27:45.176743Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
title A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
spellingShingle A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Forma escolar
Práticas pedagógicas
Manuais didáticos
Cultura escolar
Cultura pedagógica
title_short A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
title_full A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
title_fullStr A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
title_full_unstemmed A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
title_sort A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
author Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
author_facet Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Forma escolar
Práticas pedagógicas
Manuais didáticos
Cultura escolar
Cultura pedagógica
topic Forma escolar
Práticas pedagógicas
Manuais didáticos
Cultura escolar
Cultura pedagógica
description O artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-07-15T18:27:28Z
2015-07-15T18:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640
Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013.
2238-0094
http://hdl.handle.net/11449/124685
10.4322/rbhe.2014.009
9701075189282146
url http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640
http://hdl.handle.net/11449/124685
identifier_str_mv Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013.
2238-0094
10.4322/rbhe.2014.009
9701075189282146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 185-206
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128935452475392