A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640 http://hdl.handle.net/11449/124685 |
Resumo: | O artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932). |
id |
UNSP_366850e5125838216a5987d3eaecab04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/124685 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)Forma escolarPráticas pedagógicasManuais didáticosCultura escolarCultura pedagógicaO artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932).Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, BrasilDepartamento de Ciências da Educação daUniversidade Estadual Paulista (UNESP) - campus Araraquara.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]2015-07-15T18:27:28Z2015-07-15T18:27:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article185-206http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013.2238-0094http://hdl.handle.net/11449/12468510.4322/rbhe.2014.0099701075189282146Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124685Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:27:45.176743Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932) |
title |
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932) |
spellingShingle |
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932) Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] Forma escolar Práticas pedagógicas Manuais didáticos Cultura escolar Cultura pedagógica |
title_short |
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932) |
title_full |
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932) |
title_fullStr |
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932) |
title_full_unstemmed |
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932) |
title_sort |
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932) |
author |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] |
author_facet |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forma escolar Práticas pedagógicas Manuais didáticos Cultura escolar Cultura pedagógica |
topic |
Forma escolar Práticas pedagógicas Manuais didáticos Cultura escolar Cultura pedagógica |
description |
O artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-07-15T18:27:28Z 2015-07-15T18:27:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640 Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013. 2238-0094 http://hdl.handle.net/11449/124685 10.4322/rbhe.2014.009 9701075189282146 |
url |
http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640 http://hdl.handle.net/11449/124685 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013. 2238-0094 10.4322/rbhe.2014.009 9701075189282146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
185-206 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128935452475392 |