Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Luciene Domingos de Sousa [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/98582
Resumo: Esta dissertação objetivou conhecer os modelos de gestão no âmbito educacional, analisar o histórico autoritário, as tendências democráticas, refletindo sobre o que seria mais viável no contexto hodierno da escola pública, bem como a responsabilidade da comunidade escolar, representada por alunos, pais, funcionários e dirigentes escolares nesta gestão. A pesquisa se mostra relevante devido à importante função da instituição escolar e da consequência social e política que ela acarreta. O material produzido poderá auxiliar na orientação de diretores para o desenvolvimento de uma gestão realmente democrática, como determina a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Por meio de questionários foram organizados gráficos que possibilitaram a visualização de pontos positivos e outros que necessitam maior atenção para que as escolas públicas possam delinear seu trabalho partindo de seu contexto social, conciliando uma boa administração escolar com um bom projeto político-pedagógico. Enfim, este trabalho analisou o quanto a legislação vigente, a escola e sua equipe e a comunidade escolar estão preparados para ocupar seus papeis em uma gestão educacional democrática, com compromisso e competência
id UNSP_369ed14ccb2277c95ed5f10cce29bef1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/98582
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidadesServiço social escolarEducação e EstadoPoliticas publicas - BrasilEducação - Participação dos paisEscolas publicas - Organização e administraçãoLei de Diretrizes e BasesSocial ServiceEsta dissertação objetivou conhecer os modelos de gestão no âmbito educacional, analisar o histórico autoritário, as tendências democráticas, refletindo sobre o que seria mais viável no contexto hodierno da escola pública, bem como a responsabilidade da comunidade escolar, representada por alunos, pais, funcionários e dirigentes escolares nesta gestão. A pesquisa se mostra relevante devido à importante função da instituição escolar e da consequência social e política que ela acarreta. O material produzido poderá auxiliar na orientação de diretores para o desenvolvimento de uma gestão realmente democrática, como determina a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Por meio de questionários foram organizados gráficos que possibilitaram a visualização de pontos positivos e outros que necessitam maior atenção para que as escolas públicas possam delinear seu trabalho partindo de seu contexto social, conciliando uma boa administração escolar com um bom projeto político-pedagógico. Enfim, este trabalho analisou o quanto a legislação vigente, a escola e sua equipe e a comunidade escolar estão preparados para ocupar seus papeis em uma gestão educacional democrática, com compromisso e competênciaThis paper aimed to identify educational management models, analyze the authoritarian historical, democratic tendencies, reflecting about what could be more viable in nowadays context of public schools, as well as the responsibility of the school community, represented by students, parents, staff and school leaders in this administration. The research shows itself significant due to the important role of the school institution and the social and political consequence it entails. The produced article may assist in principal’s orientation for the development of a truly democratic management, as determined by the Law of Guidelines and Bases (LGB). Through questionnaires it was set charts that allowed visualization of positive points and others that require more attention in order to public schools be able to plan, starting from its reality, integrating administrative and financial matters with the resume and other political and pedagogical concerns. Finally, this study examined how the current law, the school and its staff and the school community are prepared to take their roles in a democratic educational management with commitment and competenceCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Djanira Soares de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Luciene Domingos de Sousa [UNESP]2014-06-11T19:29:38Z2014-06-11T19:29:38Z2012-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f. : il. fotos, gráfs.application/pdfBASTOS, Luciene Domingos de Sousa. Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades. 2012. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.http://hdl.handle.net/11449/98582000710644bastos_lds_me_fran.pdf33004072067P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T19:23:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/98582Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T19:23:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades
title Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades
spellingShingle Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades
Bastos, Luciene Domingos de Sousa [UNESP]
Serviço social escolar
Educação e Estado
Politicas publicas - Brasil
Educação - Participação dos pais
Escolas publicas - Organização e administração
Lei de Diretrizes e Bases
Social Service
title_short Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades
title_full Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades
title_fullStr Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades
title_full_unstemmed Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades
title_sort Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades
author Bastos, Luciene Domingos de Sousa [UNESP]
author_facet Bastos, Luciene Domingos de Sousa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Djanira Soares de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Luciene Domingos de Sousa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social escolar
Educação e Estado
Politicas publicas - Brasil
Educação - Participação dos pais
Escolas publicas - Organização e administração
Lei de Diretrizes e Bases
Social Service
topic Serviço social escolar
Educação e Estado
Politicas publicas - Brasil
Educação - Participação dos pais
Escolas publicas - Organização e administração
Lei de Diretrizes e Bases
Social Service
description Esta dissertação objetivou conhecer os modelos de gestão no âmbito educacional, analisar o histórico autoritário, as tendências democráticas, refletindo sobre o que seria mais viável no contexto hodierno da escola pública, bem como a responsabilidade da comunidade escolar, representada por alunos, pais, funcionários e dirigentes escolares nesta gestão. A pesquisa se mostra relevante devido à importante função da instituição escolar e da consequência social e política que ela acarreta. O material produzido poderá auxiliar na orientação de diretores para o desenvolvimento de uma gestão realmente democrática, como determina a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Por meio de questionários foram organizados gráficos que possibilitaram a visualização de pontos positivos e outros que necessitam maior atenção para que as escolas públicas possam delinear seu trabalho partindo de seu contexto social, conciliando uma boa administração escolar com um bom projeto político-pedagógico. Enfim, este trabalho analisou o quanto a legislação vigente, a escola e sua equipe e a comunidade escolar estão preparados para ocupar seus papeis em uma gestão educacional democrática, com compromisso e competência
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-16
2014-06-11T19:29:38Z
2014-06-11T19:29:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASTOS, Luciene Domingos de Sousa. Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades. 2012. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/98582
000710644
bastos_lds_me_fran.pdf
33004072067P2
identifier_str_mv BASTOS, Luciene Domingos de Sousa. Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades. 2012. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.
000710644
bastos_lds_me_fran.pdf
33004072067P2
url http://hdl.handle.net/11449/98582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f. : il. fotos, gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649709380730880