Participação das famílias na instituição pública de educação infantil: limites e possibilidades /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Marilde Juçara da
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78942
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFonseca, Marilde Juçara daZago, Nadir2012-10-17T21:07:26Z2012-10-17T21:07:26Z20002000177320http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78942Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.O objetivo central que norteia este estudo é compreender, na prática de uma instituição pública de Educação Infantil, como ocorre a participação das famílias e qual seu significado para elas. Para o alcance deste objetivo, investigo um Núcleo de Educação Infantil que desenvolve seu trabalho a partir de um Projeto Político-Pedagógico que tem, como princípio, a democratização da instituição. A investigação privilegia técnicas qualitativas de análise e, para examinar, em profundidade, os aspectos que envolvem a complexidade da participação das famílias, optei por um estudo de caso do tipo etnográfico. O referencial teórico que subsidia a análise de dados indica a necessidade de compreender o cotidiano como um momento singular do movimento social. Nessa perspectiva, complemento as observações de campo com dados advindos das políticas educacionais, destacando as mudanças sócio-políticas e suas influências na participação da sociedade, no processo educativo. No cotidiano do Núcleo de Educação Infantil, busco esclarecer as dinâmicas de participação coletiva, a partir das modalidades formais e informais. Nesse sentido, analiso as formas de participação das famílias, limites e possibilidades de cada instância coletiva nesse processo: Associação de Pais e Professores (APP), reuniões de pais, mutirões e festas.v, 115 f.| il., tabs. +porFlorianópolis, SCEducaçãoEscolas publicasOrganização e administraçãoEducação infantilEducação -Participação dos paisParticipação das famílias na instituição pública de educação infantil: limites e possibilidades /info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL177320.pdfapplication/pdf21022824https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78942/1/177320.pdfbbfc263565b1220944659e362e722c6aMD51123456789/789422014-09-25 13:14:39.403oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78942Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:14:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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