Estudo sobre neologismos no português do Brasil no contexto de League of Legends

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okazaki, Marcelo Eduardo Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244477
Resumo: A presente pesquisa parte do fato de que os jogos online têm adquirido cada vez mais adeptos ao redor do mundo e de que a interação linguística entre os falantes de diferentes línguas num mesmo ambiente contribui para o surgimento de novas unidades léxicas. Como consequência disso, há a possibilidade de que alguns elementos da linguagem criada nesses ambientes saiam do contexto dos jogos e comecem a ser utilizados em outros contextos comunicativos, o que pode promover os empréstimos linguísticos entre as línguas, no caso do qual nos ocupamos, no Léxico do Português do Brasil. Com base nas contribuições de autores como Biderman (1998), Alves (1984; 1996; 2004) e Cabré (2015) para os estudos de Neologia, descrevemos e analisamos a ocorrência de neologismos no Português do Brasil no contexto dos jogos online, com foco no jogo League of Legends. Ademais, consideramos, ao longo das análises, uma possível vulgarização de terminologias referentes à linguagem específica dos jogos online. Nossos objetivos foram: refletir sobre os estudos em Neologia; identificar neologismos no contexto de jogos online no Português do Brasil, bem como descrever e analisar os tipos de neologismo cuja origem esteja diretamente ligada ao jogo League of Legends. Para atingir tais objetivos, a metodologia se dividiu em quatro etapas: seleção de candidatos a neologismos em redes sociais e plataformas de streaming; confirmação do uso em um corpus de língua portuguesa; verificação de registro em dois dicionários de língua portuguesa; descrição e análise das tipologias de neologismos que ocorrem no contexto do League of Legends. Assim, espera-se contribuir para a descrição do Português do Brasil no que se refere à inserção de novas unidades léxicas e novos significados no acervo lexical da língua portuguesa.
id UNSP_36f8c787aaca49192ea935392e8d5ce2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244477
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo sobre neologismos no português do Brasil no contexto de League of LegendsStudy on neologisms in Brazilian Portuguese within the context of League of LegendsNeologiaPortuguês do BrasilNeologismosLéxicoJogos onlineLeague of LegendsNeologyNeologismsLexiconOnline gamesBrazilian PortugueseA presente pesquisa parte do fato de que os jogos online têm adquirido cada vez mais adeptos ao redor do mundo e de que a interação linguística entre os falantes de diferentes línguas num mesmo ambiente contribui para o surgimento de novas unidades léxicas. Como consequência disso, há a possibilidade de que alguns elementos da linguagem criada nesses ambientes saiam do contexto dos jogos e comecem a ser utilizados em outros contextos comunicativos, o que pode promover os empréstimos linguísticos entre as línguas, no caso do qual nos ocupamos, no Léxico do Português do Brasil. Com base nas contribuições de autores como Biderman (1998), Alves (1984; 1996; 2004) e Cabré (2015) para os estudos de Neologia, descrevemos e analisamos a ocorrência de neologismos no Português do Brasil no contexto dos jogos online, com foco no jogo League of Legends. Ademais, consideramos, ao longo das análises, uma possível vulgarização de terminologias referentes à linguagem específica dos jogos online. Nossos objetivos foram: refletir sobre os estudos em Neologia; identificar neologismos no contexto de jogos online no Português do Brasil, bem como descrever e analisar os tipos de neologismo cuja origem esteja diretamente ligada ao jogo League of Legends. Para atingir tais objetivos, a metodologia se dividiu em quatro etapas: seleção de candidatos a neologismos em redes sociais e plataformas de streaming; confirmação do uso em um corpus de língua portuguesa; verificação de registro em dois dicionários de língua portuguesa; descrição e análise das tipologias de neologismos que ocorrem no contexto do League of Legends. Assim, espera-se contribuir para a descrição do Português do Brasil no que se refere à inserção de novas unidades léxicas e novos significados no acervo lexical da língua portuguesa.The present research is based on the fact that online games have been gaining more and more followers around the world, and that the linguistic interaction between speakers of different languages in the same environment contributes to the emergence of new lexical units. As a consequence, it is possible that some elements of the language created in these environments may move beyond the context of games and start being used in other communicative contexts, which can promote linguistic borrowing between languages, in the case we are concerned with, in the lexicon of Brazilian Portuguese. Based on the contributions of authors such as Biderman (1998), Alves (1984; 1996; 2004), and Cabré (2015) to the studies of Neology, we describe and analyze the occurrence of neologisms in Brazilian Portuguese in the context of online games, with a focus on the game League of Legends. Furthermore, throughout the analysis, we consider the possible popularization of terminologies related to the specific language of online games. Our objectives were to reflect on studies in Neology, identify neologisms in the context of online games in Brazilian Portuguese, and describe and analyze the types of neologisms whose origin is directly linked to the game League of Legends. To achieve these objectives, the methodology was divided into four stages: selection of neologism candidates from social networks and streaming platforms, confirmation of usage in a corpus of Portuguese language, verification of entries in two Portuguese language dictionaries, and description and analysis of the typologies of neologisms that occur in the context of League of Legends. Thus, we hope to contribute to the description of Brazilian Portuguese regarding the insertion of new lexical units and new meanings into the lexical repertoire of the Portuguese language.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Odair Luiz Nadin da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Okazaki, Marcelo Eduardo Rodrigues2023-07-08T13:22:19Z2023-07-08T13:22:19Z2023-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24447733004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244477Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:06:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre neologismos no português do Brasil no contexto de League of Legends
Study on neologisms in Brazilian Portuguese within the context of League of Legends
title Estudo sobre neologismos no português do Brasil no contexto de League of Legends
spellingShingle Estudo sobre neologismos no português do Brasil no contexto de League of Legends
Okazaki, Marcelo Eduardo Rodrigues
Neologia
Português do Brasil
Neologismos
Léxico
Jogos online
League of Legends
Neology
Neologisms
Lexicon
Online games
Brazilian Portuguese
title_short Estudo sobre neologismos no português do Brasil no contexto de League of Legends
title_full Estudo sobre neologismos no português do Brasil no contexto de League of Legends
title_fullStr Estudo sobre neologismos no português do Brasil no contexto de League of Legends
title_full_unstemmed Estudo sobre neologismos no português do Brasil no contexto de League of Legends
title_sort Estudo sobre neologismos no português do Brasil no contexto de League of Legends
author Okazaki, Marcelo Eduardo Rodrigues
author_facet Okazaki, Marcelo Eduardo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Odair Luiz Nadin da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Okazaki, Marcelo Eduardo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Neologia
Português do Brasil
Neologismos
Léxico
Jogos online
League of Legends
Neology
Neologisms
Lexicon
Online games
Brazilian Portuguese
topic Neologia
Português do Brasil
Neologismos
Léxico
Jogos online
League of Legends
Neology
Neologisms
Lexicon
Online games
Brazilian Portuguese
description A presente pesquisa parte do fato de que os jogos online têm adquirido cada vez mais adeptos ao redor do mundo e de que a interação linguística entre os falantes de diferentes línguas num mesmo ambiente contribui para o surgimento de novas unidades léxicas. Como consequência disso, há a possibilidade de que alguns elementos da linguagem criada nesses ambientes saiam do contexto dos jogos e comecem a ser utilizados em outros contextos comunicativos, o que pode promover os empréstimos linguísticos entre as línguas, no caso do qual nos ocupamos, no Léxico do Português do Brasil. Com base nas contribuições de autores como Biderman (1998), Alves (1984; 1996; 2004) e Cabré (2015) para os estudos de Neologia, descrevemos e analisamos a ocorrência de neologismos no Português do Brasil no contexto dos jogos online, com foco no jogo League of Legends. Ademais, consideramos, ao longo das análises, uma possível vulgarização de terminologias referentes à linguagem específica dos jogos online. Nossos objetivos foram: refletir sobre os estudos em Neologia; identificar neologismos no contexto de jogos online no Português do Brasil, bem como descrever e analisar os tipos de neologismo cuja origem esteja diretamente ligada ao jogo League of Legends. Para atingir tais objetivos, a metodologia se dividiu em quatro etapas: seleção de candidatos a neologismos em redes sociais e plataformas de streaming; confirmação do uso em um corpus de língua portuguesa; verificação de registro em dois dicionários de língua portuguesa; descrição e análise das tipologias de neologismos que ocorrem no contexto do League of Legends. Assim, espera-se contribuir para a descrição do Português do Brasil no que se refere à inserção de novas unidades léxicas e novos significados no acervo lexical da língua portuguesa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-08T13:22:19Z
2023-07-08T13:22:19Z
2023-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244477
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/244477
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045320102248448