A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamunaro, Ana Noêmia Braga Rocchi [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90860
Resumo: A tese “Prática de Ensino de Ciências e Biologia e seu papel na formação de professores” relata a construção de experiências teórico-práticas de licenciandos do 4º ano de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Bauru que cursavam a disciplina “Prática de Ensino de Ciências e Biologia”. O referencial teórico utilizado para a análise das atividades propostas na presente tese é a teoria pragmática de John Dewey (1859-1961) e seus conceitos de experiência, educação e pensamento reflexivo subsidiaram a discussão dessas atividades. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa. Para a verificação de aprendizagem aplicamos instrumentos investigativos tais como: questão inicial, análise das aulas preparadas e dadas na Universidade, avaliação dos grupos sobre as aulas dadas, avaliação das aulas lecionadas na escola pública e avaliação final das atividades realizadas durante o ano letivo. Os resultados indicaram-nos que o referencial teórico deweyano subsidiou os licenciandos no processo de formação de uma prática docente reflexiva.
id UNSP_37dda932507ccb4464b6c77c67df9e28
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90860
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professoresProfessores - FormaçãoPratica de ensinoConceitosEducação e pensamento reflexivoTeaching practiceExperience conceptsEducation and reflexive thougtA tese “Prática de Ensino de Ciências e Biologia e seu papel na formação de professores” relata a construção de experiências teórico-práticas de licenciandos do 4º ano de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Bauru que cursavam a disciplina “Prática de Ensino de Ciências e Biologia”. O referencial teórico utilizado para a análise das atividades propostas na presente tese é a teoria pragmática de John Dewey (1859-1961) e seus conceitos de experiência, educação e pensamento reflexivo subsidiaram a discussão dessas atividades. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa. Para a verificação de aprendizagem aplicamos instrumentos investigativos tais como: questão inicial, análise das aulas preparadas e dadas na Universidade, avaliação dos grupos sobre as aulas dadas, avaliação das aulas lecionadas na escola pública e avaliação final das atividades realizadas durante o ano letivo. Os resultados indicaram-nos que o referencial teórico deweyano subsidiou os licenciandos no processo de formação de uma prática docente reflexiva.The thesis “Science and Biology Teaching Practice and its Role in Teacher Formation” relates the theoretical-practical experience construction by 4th term students in Biological Sciences College of Universidade Estadual Paulista – UNESP – Bauru Campus which were studying the subject “Sciences and Biology Teaching Practice”. The theoretical referential used to the proposed activities analysis in the present thesis is the pragmatic theory by John Dewey (1859 – 1061) and his experience, education and reflexive thought concept,s which have subsidized the discussion about these activities. The used methodology was the qualitative research. For learning verification we have applied investigative instruments such as: initial question, analysis of the prepared and given classes at University, group evaluation about the given classes, evaluation of the given classes at a public school and final evaluation of the executed activities during the complete term. The results indicated that Deweyan theoretical referential subsidized the graduating students at a reflexive teaching practice formation process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zamunaro, Ana Noêmia Braga Rocchi [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2006-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis311 f. : il.application/pdfZAMUNARO, Ana Noêmia Braga Rocchi. A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores. 2006. 311 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90860000547040zamunaro_anbr_dr_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:05:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90860Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:59:55.933190Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores
title A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores
spellingShingle A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores
Zamunaro, Ana Noêmia Braga Rocchi [UNESP]
Professores - Formação
Pratica de ensino
Conceitos
Educação e pensamento reflexivo
Teaching practice
Experience concepts
Education and reflexive thougt
title_short A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores
title_full A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores
title_fullStr A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores
title_full_unstemmed A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores
title_sort A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores
author Zamunaro, Ana Noêmia Braga Rocchi [UNESP]
author_facet Zamunaro, Ana Noêmia Braga Rocchi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamunaro, Ana Noêmia Braga Rocchi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Pratica de ensino
Conceitos
Educação e pensamento reflexivo
Teaching practice
Experience concepts
Education and reflexive thougt
topic Professores - Formação
Pratica de ensino
Conceitos
Educação e pensamento reflexivo
Teaching practice
Experience concepts
Education and reflexive thougt
description A tese “Prática de Ensino de Ciências e Biologia e seu papel na formação de professores” relata a construção de experiências teórico-práticas de licenciandos do 4º ano de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Bauru que cursavam a disciplina “Prática de Ensino de Ciências e Biologia”. O referencial teórico utilizado para a análise das atividades propostas na presente tese é a teoria pragmática de John Dewey (1859-1961) e seus conceitos de experiência, educação e pensamento reflexivo subsidiaram a discussão dessas atividades. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa. Para a verificação de aprendizagem aplicamos instrumentos investigativos tais como: questão inicial, análise das aulas preparadas e dadas na Universidade, avaliação dos grupos sobre as aulas dadas, avaliação das aulas lecionadas na escola pública e avaliação final das atividades realizadas durante o ano letivo. Os resultados indicaram-nos que o referencial teórico deweyano subsidiou os licenciandos no processo de formação de uma prática docente reflexiva.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-20
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZAMUNARO, Ana Noêmia Braga Rocchi. A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores. 2006. 311 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/90860
000547040
zamunaro_anbr_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
identifier_str_mv ZAMUNARO, Ana Noêmia Braga Rocchi. A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores. 2006. 311 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, 2006.
000547040
zamunaro_anbr_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
url http://hdl.handle.net/11449/90860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 311 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128591401058304