A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP], Souza, Nair Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/437
http://hdl.handle.net/11449/142455
Resumo: Several national assessments indicate students' difficulties in relation to learning mathematics, showing that student performance reflects serious learning difficulties. The idea of developing an action that could contribute to try to change this scenario was designed in 2009, with the project "Scientific Initiation in High School", in which students of the Mathematics Degree course would make the role of guiding students of schools High School. And so we have developed an extension project for work with high school students. In the five years that we are developing this extension project, the scholarship students have had the opportunity to meet, more in depth, the school context and high school students have developed research that has been presented at scientific meetings.
id UNSP_3870a523503ee9da85b621c568c26b9c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142455
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemáticaScientific initiationEducationMathematicIniciação científicaEnsinoMatemáticaSeveral national assessments indicate students' difficulties in relation to learning mathematics, showing that student performance reflects serious learning difficulties. The idea of developing an action that could contribute to try to change this scenario was designed in 2009, with the project "Scientific Initiation in High School", in which students of the Mathematics Degree course would make the role of guiding students of schools High School. And so we have developed an extension project for work with high school students. In the five years that we are developing this extension project, the scholarship students have had the opportunity to meet, more in depth, the school context and high school students have developed research that has been presented at scientific meetings.Diversas avaliações nacionais evidenciam as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem de Matemática, mostrando que o desempenho dos alunos reflete sérias dificuldades de aprendizagem. A ideia de elaborar uma ação que pudesse contribuir para tentar mudar esse panorama foi idealizada, em 2009, com o projeto “Iniciação Científica no Ensino Médio”, no qual os alunos do curso de Licenciatura em Matemática fariam o papel de orientadores de alunos das escolas do Ensino Médio. Desse modo, foi elaborado um projeto de extensão buscando motivar e inserir os alunos do Ensino Médio no estudo e pesquisa da Matemática. Segundo o MEC, a avaliação de desempenho dos alunos do ensino médio é uma das estratégias para a avaliação dos sistemas, com o objetivo de definir prioridades por parte da União e dos Estados, que possam ser necessárias para a definição ou redirecionamento dos rumos da política educacional. Nos cinco anos em que estamos desenvolvendo esse projeto de extensão, os alunos bolsistas têm tido a oportunidade de conhecer, de modo mais aprofundado, o contexto escolar e os alunos do Ensino Médio têm desenvolvido pesquisas que já foram apresentadas em eventos científicos.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilInstituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Três Lagoas, MS, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]Souza, Nair Rodrigues de2016-08-04T13:35:27Z2016-08-04T13:35:27Z2015-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-5application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/4378º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142455ISSN2176-9761-2015-01-05-rodriguez.pdf1404319585967080PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T15:42:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142455Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:35:59.431818Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática
title A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática
spellingShingle A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática
Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]
Scientific initiation
Education
Mathematic
Iniciação científica
Ensino
Matemática
title_short A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática
title_full A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática
title_fullStr A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática
title_sort A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática
author Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]
author_facet Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
Souza, Nair Rodrigues de
author_role author
author2 Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
Souza, Nair Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
Souza, Nair Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Scientific initiation
Education
Mathematic
Iniciação científica
Ensino
Matemática
topic Scientific initiation
Education
Mathematic
Iniciação científica
Ensino
Matemática
description Several national assessments indicate students' difficulties in relation to learning mathematics, showing that student performance reflects serious learning difficulties. The idea of developing an action that could contribute to try to change this scenario was designed in 2009, with the project "Scientific Initiation in High School", in which students of the Mathematics Degree course would make the role of guiding students of schools High School. And so we have developed an extension project for work with high school students. In the five years that we are developing this extension project, the scholarship students have had the opportunity to meet, more in depth, the school context and high school students have developed research that has been presented at scientific meetings.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16
2016-08-04T13:35:27Z
2016-08-04T13:35:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/437
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142455
ISSN2176-9761-2015-01-05-rodriguez.pdf
1404319585967080
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/437
http://hdl.handle.net/11449/142455
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-05-rodriguez.pdf
1404319585967080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-5
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129340194422784