Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Alda Junqueira [UNESP]
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100002
http://hdl.handle.net/11449/6359
Resumo: A escola tem sido crescentemente focalizada, não só no Brasil, mas em outros países, constituindo importante fonte para a compreensão das realidades vividas e sofridas pela grande maioria das populações mais privilegiadas econômica, social e culturalmente. A bibliografia produzida pelos autores de tais estudos denuncia, de maneira contundente, a baixa qualidade educacional em vários países, expressa por problemas como indisciplina na sala de aula, precárias condições para o trabalho educativo, despreparo dos professores para realizar adequadamente seu trabalho, baixo status profissional e baixa remuneração, agravados no Brasil pelos alarmantes índices de evasão e repetência. Com o olhar nos professores, como comprometimento político e preocupação de pesquisa, desde o ano de 1984, nossos estudos permitem dizer que esse quadro de problemas não constitui um insucesso generalizado, mas representa, sobretudo, desafios a enfrentar.
id UNSP_38ce1f38f085dca585af22d7fd664e43
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/6359
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolaresA glance at the teachers: challenges in facing school realitiesRealidade escolardesafios educacionaisprofessorA escola tem sido crescentemente focalizada, não só no Brasil, mas em outros países, constituindo importante fonte para a compreensão das realidades vividas e sofridas pela grande maioria das populações mais privilegiadas econômica, social e culturalmente. A bibliografia produzida pelos autores de tais estudos denuncia, de maneira contundente, a baixa qualidade educacional em vários países, expressa por problemas como indisciplina na sala de aula, precárias condições para o trabalho educativo, despreparo dos professores para realizar adequadamente seu trabalho, baixo status profissional e baixa remuneração, agravados no Brasil pelos alarmantes índices de evasão e repetência. Com o olhar nos professores, como comprometimento político e preocupação de pesquisa, desde o ano de 1984, nossos estudos permitem dizer que esse quadro de problemas não constitui um insucesso generalizado, mas representa, sobretudo, desafios a enfrentar.The school has been increasily studied, not only in Brazil but also in other countries, constituting an important source to understand the realities of the vast majority of populations economic, social and culturally privileged. The literature produced by the authors of such studies denounce, in a schocking way, the low educational quality in various countries expressed by problems such as indiscipline in the classroom, work conditions, unprepared teachers who cannot put their works into practice, low professional status and remuneration, all worsened in Brazil due to the alarming indicators of evasion and missing the school year. With a glance at the teachers, as a political commitment and a research concern, since 1984, our study allows us to affirm that this panorama does not constitute a generalised failure but, essentially, challenges we are to face.UnespUnespCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Alda Junqueira [UNESP]2014-05-20T13:21:54Z2014-05-20T13:21:54Z1998-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article8-18http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100002Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 8-18, 1998.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/635910.1590/S0101-32621998000100002S0101-32621998000100002SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T01:35:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6359Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:02:48.285212Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares
A glance at the teachers: challenges in facing school realities
title Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares
spellingShingle Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares
Marin, Alda Junqueira [UNESP]
Realidade escolar
desafios educacionais
professor
title_short Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares
title_full Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares
title_fullStr Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares
title_full_unstemmed Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares
title_sort Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares
author Marin, Alda Junqueira [UNESP]
author_facet Marin, Alda Junqueira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Alda Junqueira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade escolar
desafios educacionais
professor
topic Realidade escolar
desafios educacionais
professor
description A escola tem sido crescentemente focalizada, não só no Brasil, mas em outros países, constituindo importante fonte para a compreensão das realidades vividas e sofridas pela grande maioria das populações mais privilegiadas econômica, social e culturalmente. A bibliografia produzida pelos autores de tais estudos denuncia, de maneira contundente, a baixa qualidade educacional em vários países, expressa por problemas como indisciplina na sala de aula, precárias condições para o trabalho educativo, despreparo dos professores para realizar adequadamente seu trabalho, baixo status profissional e baixa remuneração, agravados no Brasil pelos alarmantes índices de evasão e repetência. Com o olhar nos professores, como comprometimento político e preocupação de pesquisa, desde o ano de 1984, nossos estudos permitem dizer que esse quadro de problemas não constitui um insucesso generalizado, mas representa, sobretudo, desafios a enfrentar.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
2014-05-20T13:21:54Z
2014-05-20T13:21:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100002
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 8-18, 1998.
0101-3262
http://hdl.handle.net/11449/6359
10.1590/S0101-32621998000100002
S0101-32621998000100002
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100002
http://hdl.handle.net/11449/6359
identifier_str_mv Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 8-18, 1998.
0101-3262
10.1590/S0101-32621998000100002
S0101-32621998000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos CEDES
0,119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8-18
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128744733278208