Avaliação: um contrato de trabalho
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32831998000100009 http://hdl.handle.net/11449/30362 |
Resumo: | Este artigo apresenta, tendo em vista perplexidades constituídas a partir de uma leitura acerca do funcionamento do modelo tradicional de ensino, considerações sobre a Proposta Pedagógica Assimilação Solidária, AS (Baldino, 1995a). Proposta interventora, a AS muda o conceito de mérito, pois considera, ao lado do prêmio ao saber, o justo prêmio ao trabalho coletivo produzido em sala de aula. O instrumento fundamental da AS é um contrato de trabalho, negociado entre professor e alunos, que vincula a avaliação e o trabalho em grupos na sala de aula. |
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Avaliação: um contrato de trabalhoAssessment: a work contractGrupos de estudoRelações interpessoaisAvaliação de desempenhoEnsinoFocus groupsInterpersonal relationsEmployee performance appraisalTeachingEste artigo apresenta, tendo em vista perplexidades constituídas a partir de uma leitura acerca do funcionamento do modelo tradicional de ensino, considerações sobre a Proposta Pedagógica Assimilação Solidária, AS (Baldino, 1995a). Proposta interventora, a AS muda o conceito de mérito, pois considera, ao lado do prêmio ao saber, o justo prêmio ao trabalho coletivo produzido em sala de aula. O instrumento fundamental da AS é um contrato de trabalho, negociado entre professor e alunos, que vincula a avaliação e o trabalho em grupos na sala de aula.This paper presents some considerations on the alternative pedagogical proposal called Solidarity Assimilation, the SA (Baldino, 1995a). These considerations are made according to some perplexities which arose by observing how the traditional pattern of teaching works. Since the concept of merit has changed, the SA is understood at an interventionist proposal, that is: not only achievement is taken into account, but also the work collectively performed in the classroom is rewarded with due fairness. The basic instrument of SA is a Work Contract which when negotiated by teachers and students, establishes links between assessment-approval modalities and cooperative work.UNESP Departamento de MatemáticaUNESP Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Maria Regina Gomes da [UNESP]2014-05-20T15:17:12Z2014-05-20T15:17:12Z1998-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article155-172application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32831998000100009Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 2, n. 2, p. 155-172, 1998.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/3036210.1590/S1414-32831998000100009S1414-32831998000100009S1414-32831998000100009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T14:59:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30362Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:21:01.298820Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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