Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bignardi, Camila [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/203517
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000917745.pdf
Resumo: In this work, the Chemistry's textbooks chosen by the National Program of Textbooks and Didactic Materials (NPTD) 2018 were analyzed in order to verify if Science's History and Philosophy (SHP) are contextualized in the chapters about atomistic. It was evaluated if the SHP has a formal, superficial approaching, or if it has applied the scientific revolutions concept of Thomas Kuhn (2013). The historic and philosophical Science context must to be approached in classes according to National Curricular Parameters (NCP) to promote the student closer to scientific knowledge. The results showed that usually the textbook approach the scientist roles individually, without to consider the social and historic contexts. The HPS is commonly treated in a very superficial way, using a linear route and the Kuhn's scientific revolutions are not approached
id UNSP_3a109f7741762a9697d5b5e997175a48
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/203517
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da CiênciaQuímicaQuímica - Estudo e ensinoLivros didáticosCiencia e civilizaçãoChemistry - Study and teachingIn this work, the Chemistry's textbooks chosen by the National Program of Textbooks and Didactic Materials (NPTD) 2018 were analyzed in order to verify if Science's History and Philosophy (SHP) are contextualized in the chapters about atomistic. It was evaluated if the SHP has a formal, superficial approaching, or if it has applied the scientific revolutions concept of Thomas Kuhn (2013). The historic and philosophical Science context must to be approached in classes according to National Curricular Parameters (NCP) to promote the student closer to scientific knowledge. The results showed that usually the textbook approach the scientist roles individually, without to consider the social and historic contexts. The HPS is commonly treated in a very superficial way, using a linear route and the Kuhn's scientific revolutions are not approachedO presente trabalho analisou se os livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2018, possuem conteúdo de História e Filosofia da Ciência (HFC) contextualizado nos capítulos sobre atomística. Foi analisado de que maneira a HFC é abordada nos livros, ou seja, se é abordada de forma superficial ou se emprega o conceito de revoluções científicas de Thomas Kuhn (2013). O contexto histórico e filosófico da Ciência deve ser abordado nas aulas, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 2000) para promover a aproximação do aluno com o conhecimento científico. Os livros didáticos apresentam uma atuação dos cientistas quase que exclusivamente individual e não é discutido o papel das sociedades científicas para o avanço da Ciência. Também o contexto histórico é muito pouco utilizado para descrever a construção das teorias científicas. Foi possível observar que os livros normalmente abordam a HFC de maneira muitas vezes superficial e sua construção é mostrada nos livros de forma linear, e não são abordadas as revoluções científicasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gibin, Gustavo Bizarria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bignardi, Camila [UNESP]2021-03-10T12:57:24Z2021-03-10T12:57:24Z2018-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBIGNARDI, Camila. Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.http://hdl.handle.net/11449/203517990009177450206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000917745.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T12:03:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203517Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T12:03:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência
title Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência
spellingShingle Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência
Bignardi, Camila [UNESP]
Química
Química - Estudo e ensino
Livros didáticos
Ciencia e civilização
Chemistry - Study and teaching
title_short Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência
title_full Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência
title_fullStr Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência
title_full_unstemmed Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência
title_sort Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência
author Bignardi, Camila [UNESP]
author_facet Bignardi, Camila [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gibin, Gustavo Bizarria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bignardi, Camila [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Química - Estudo e ensino
Livros didáticos
Ciencia e civilização
Chemistry - Study and teaching
topic Química
Química - Estudo e ensino
Livros didáticos
Ciencia e civilização
Chemistry - Study and teaching
description In this work, the Chemistry's textbooks chosen by the National Program of Textbooks and Didactic Materials (NPTD) 2018 were analyzed in order to verify if Science's History and Philosophy (SHP) are contextualized in the chapters about atomistic. It was evaluated if the SHP has a formal, superficial approaching, or if it has applied the scientific revolutions concept of Thomas Kuhn (2013). The historic and philosophical Science context must to be approached in classes according to National Curricular Parameters (NCP) to promote the student closer to scientific knowledge. The results showed that usually the textbook approach the scientist roles individually, without to consider the social and historic contexts. The HPS is commonly treated in a very superficial way, using a linear route and the Kuhn's scientific revolutions are not approached
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
2021-03-10T12:57:24Z
2021-03-10T12:57:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIGNARDI, Camila. Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.
http://hdl.handle.net/11449/203517
990009177450206341
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000917745.pdf
identifier_str_mv BIGNARDI, Camila. Análise sobre atomística nos livros de Química do PNLD 2018 com base na História e Filosofia da Ciência. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.
990009177450206341
url http://hdl.handle.net/11449/203517
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000917745.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Alma
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021364474576896