As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141704
Resumo: Nosso objetivo é apresentar uma discussão sobre as articulações e desarticulações entre teoria e prática na formação inicial dos futuros professores de língua estrangeira (LE) de um curso de Letras de uma instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo. Para atingir tal objetivo, foram analisadas as implicações dessas “des(articulações)” no desenho e na execução de projetos de estágio desenvolvidos para as disciplinas de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol e Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol. Na tentativa de responder em que medida os conhecimentos adquiridos no curso de Letras influenciam o planejamento e a execução dos projetos de estágio de ensino de língua espanhola, foram analisados os documentos elaborados nas referidas disciplinas, a saber: projetos de estágio, planos de aulas, diários reflexivos e relatórios finais relativos ao estágio de regência, desenvolvidos nos anos de 2012. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa de base interpretativista ou qualitativa, tendo como fonte de dados, observações sistemáticas e a coleta de dados. Após a análise dos dos dados obtidos, pudemos verificar que quando colocados em prática, os projetos revelaram abordagens de ensino ecléticas, passando pelas abordagens mais tradicionais, estruturalistas até as comunicativas e muitas vezes incoerentes com a prática docente. Isto nos leva a concluir que existem outras forças que atuam na construção de uma abordagem de ensino particular como a cultura de aprender e ensinar línguas.
id UNSP_3a43f94cbecbfd57b8d5dc61f5ec0427
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141704
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeiraTeoria e práticaFormação inicialProfessores de língua estrangeiraNosso objetivo é apresentar uma discussão sobre as articulações e desarticulações entre teoria e prática na formação inicial dos futuros professores de língua estrangeira (LE) de um curso de Letras de uma instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo. Para atingir tal objetivo, foram analisadas as implicações dessas “des(articulações)” no desenho e na execução de projetos de estágio desenvolvidos para as disciplinas de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol e Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol. Na tentativa de responder em que medida os conhecimentos adquiridos no curso de Letras influenciam o planejamento e a execução dos projetos de estágio de ensino de língua espanhola, foram analisados os documentos elaborados nas referidas disciplinas, a saber: projetos de estágio, planos de aulas, diários reflexivos e relatórios finais relativos ao estágio de regência, desenvolvidos nos anos de 2012. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa de base interpretativista ou qualitativa, tendo como fonte de dados, observações sistemáticas e a coleta de dados. Após a análise dos dos dados obtidos, pudemos verificar que quando colocados em prática, os projetos revelaram abordagens de ensino ecléticas, passando pelas abordagens mais tradicionais, estruturalistas até as comunicativas e muitas vezes incoerentes com a prática docente. Isto nos leva a concluir que existem outras forças que atuam na construção de uma abordagem de ensino particular como a cultura de aprender e ensinar línguas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]2016-07-19T13:00:06Z2016-07-19T13:00:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject291-301application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 291-3012357-7819http://hdl.handle.net/11449/141704ISSN2357-7819-2014-291-301.pdf62478757679123680000-0002-9994-5009porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141704Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:24:46.941635Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira
title As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira
spellingShingle As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira
Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]
Teoria e prática
Formação inicial
Professores de língua estrangeira
title_short As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira
title_full As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira
title_fullStr As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira
title_full_unstemmed As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira
title_sort As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira
author Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]
author_facet Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria e prática
Formação inicial
Professores de língua estrangeira
topic Teoria e prática
Formação inicial
Professores de língua estrangeira
description Nosso objetivo é apresentar uma discussão sobre as articulações e desarticulações entre teoria e prática na formação inicial dos futuros professores de língua estrangeira (LE) de um curso de Letras de uma instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo. Para atingir tal objetivo, foram analisadas as implicações dessas “des(articulações)” no desenho e na execução de projetos de estágio desenvolvidos para as disciplinas de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol e Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol. Na tentativa de responder em que medida os conhecimentos adquiridos no curso de Letras influenciam o planejamento e a execução dos projetos de estágio de ensino de língua espanhola, foram analisados os documentos elaborados nas referidas disciplinas, a saber: projetos de estágio, planos de aulas, diários reflexivos e relatórios finais relativos ao estágio de regência, desenvolvidos nos anos de 2012. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa de base interpretativista ou qualitativa, tendo como fonte de dados, observações sistemáticas e a coleta de dados. Após a análise dos dos dados obtidos, pudemos verificar que quando colocados em prática, os projetos revelaram abordagens de ensino ecléticas, passando pelas abordagens mais tradicionais, estruturalistas até as comunicativas e muitas vezes incoerentes com a prática docente. Isto nos leva a concluir que existem outras forças que atuam na construção de uma abordagem de ensino particular como a cultura de aprender e ensinar línguas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:06Z
2016-07-19T13:00:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 291-301
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141704
ISSN2357-7819-2014-291-301.pdf
6247875767912368
0000-0002-9994-5009
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141704
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 291-301
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-291-301.pdf
6247875767912368
0000-0002-9994-5009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 291-301
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128357173297152