As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141704 |
Resumo: | Nosso objetivo é apresentar uma discussão sobre as articulações e desarticulações entre teoria e prática na formação inicial dos futuros professores de língua estrangeira (LE) de um curso de Letras de uma instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo. Para atingir tal objetivo, foram analisadas as implicações dessas “des(articulações)” no desenho e na execução de projetos de estágio desenvolvidos para as disciplinas de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol e Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol. Na tentativa de responder em que medida os conhecimentos adquiridos no curso de Letras influenciam o planejamento e a execução dos projetos de estágio de ensino de língua espanhola, foram analisados os documentos elaborados nas referidas disciplinas, a saber: projetos de estágio, planos de aulas, diários reflexivos e relatórios finais relativos ao estágio de regência, desenvolvidos nos anos de 2012. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa de base interpretativista ou qualitativa, tendo como fonte de dados, observações sistemáticas e a coleta de dados. Após a análise dos dos dados obtidos, pudemos verificar que quando colocados em prática, os projetos revelaram abordagens de ensino ecléticas, passando pelas abordagens mais tradicionais, estruturalistas até as comunicativas e muitas vezes incoerentes com a prática docente. Isto nos leva a concluir que existem outras forças que atuam na construção de uma abordagem de ensino particular como a cultura de aprender e ensinar línguas. |
id |
UNSP_3a43f94cbecbfd57b8d5dc61f5ec0427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141704 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeiraTeoria e práticaFormação inicialProfessores de língua estrangeiraNosso objetivo é apresentar uma discussão sobre as articulações e desarticulações entre teoria e prática na formação inicial dos futuros professores de língua estrangeira (LE) de um curso de Letras de uma instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo. Para atingir tal objetivo, foram analisadas as implicações dessas “des(articulações)” no desenho e na execução de projetos de estágio desenvolvidos para as disciplinas de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol e Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol. Na tentativa de responder em que medida os conhecimentos adquiridos no curso de Letras influenciam o planejamento e a execução dos projetos de estágio de ensino de língua espanhola, foram analisados os documentos elaborados nas referidas disciplinas, a saber: projetos de estágio, planos de aulas, diários reflexivos e relatórios finais relativos ao estágio de regência, desenvolvidos nos anos de 2012. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa de base interpretativista ou qualitativa, tendo como fonte de dados, observações sistemáticas e a coleta de dados. Após a análise dos dos dados obtidos, pudemos verificar que quando colocados em prática, os projetos revelaram abordagens de ensino ecléticas, passando pelas abordagens mais tradicionais, estruturalistas até as comunicativas e muitas vezes incoerentes com a prática docente. Isto nos leva a concluir que existem outras forças que atuam na construção de uma abordagem de ensino particular como a cultura de aprender e ensinar línguas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]2016-07-19T13:00:06Z2016-07-19T13:00:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject291-301application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 291-3012357-7819http://hdl.handle.net/11449/141704ISSN2357-7819-2014-291-301.pdf62478757679123680000-0002-9994-5009porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141704Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:24:46.941635Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira |
title |
As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira |
spellingShingle |
As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP] Teoria e prática Formação inicial Professores de língua estrangeira |
title_short |
As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira |
title_full |
As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira |
title_fullStr |
As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira |
title_sort |
As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira |
author |
Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP] |
author_facet |
Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria e prática Formação inicial Professores de língua estrangeira |
topic |
Teoria e prática Formação inicial Professores de língua estrangeira |
description |
Nosso objetivo é apresentar uma discussão sobre as articulações e desarticulações entre teoria e prática na formação inicial dos futuros professores de língua estrangeira (LE) de um curso de Letras de uma instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo. Para atingir tal objetivo, foram analisadas as implicações dessas “des(articulações)” no desenho e na execução de projetos de estágio desenvolvidos para as disciplinas de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol e Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol. Na tentativa de responder em que medida os conhecimentos adquiridos no curso de Letras influenciam o planejamento e a execução dos projetos de estágio de ensino de língua espanhola, foram analisados os documentos elaborados nas referidas disciplinas, a saber: projetos de estágio, planos de aulas, diários reflexivos e relatórios finais relativos ao estágio de regência, desenvolvidos nos anos de 2012. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa de base interpretativista ou qualitativa, tendo como fonte de dados, observações sistemáticas e a coleta de dados. Após a análise dos dos dados obtidos, pudemos verificar que quando colocados em prática, os projetos revelaram abordagens de ensino ecléticas, passando pelas abordagens mais tradicionais, estruturalistas até as comunicativas e muitas vezes incoerentes com a prática docente. Isto nos leva a concluir que existem outras forças que atuam na construção de uma abordagem de ensino particular como a cultura de aprender e ensinar línguas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:06Z 2016-07-19T13:00:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 291-301 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141704 ISSN2357-7819-2014-291-301.pdf 6247875767912368 0000-0002-9994-5009 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141704 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 291-301 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-291-301.pdf 6247875767912368 0000-0002-9994-5009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
291-301 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128357173297152 |