O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Daniele Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cyrino,Antonio de Padua P [UNESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/109287
Resumo: Um trabalho de campo, este livro é parte do projeto Integração Universidade, Serviços de Saúde e Comunidade na Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp: construindo novas práticas de formação e pesquisa. Integrado por pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação, o projeto está no bojo de um movimento maior - de alcance internacional -, voltado à mudança no sistema de graduação na área da saúde. Os autores debruçam-se principalmente sobre os aspectos práticos e humanos do processo de ensino-aprendizagem, levantando como se dá, no ensino superior da área de saúde, o compromisso com a integralidade dos cuidados médicos, a aproximação entre academia e serviço e entre a saúde e a educação, dentro de primados éticos, estéticos e políticos. As narrativas dos alunos do terceiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp analisadas no livro foram elaboradas num contexto pedagógico em que eles tiveram a oportunidade de acompanhar um mesmo paciente ao longo de até quatro meses, vivência rara nas escolas médicas. Muitas dessas narrativas expressam a intensidade do encontro com o paciente, as dificuldades para lidar com pacientes difíceis (outro tema negligenciado na formação médica), a alegria do bom encontro, o sentimento de impotência diante das mazelas sociais e dos claros limites da medicina, como o de lidar com demandas situadas na fronteira entre os problemas da vida e a patologia, e que por isso nem sempre podem ser claramente configuradas e diagnosticadas
id UNSP_3a68873a2592e757283546ce246dd072
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109287
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicinaEstudantes de medicinaMédicosMedicinaEducação medicaEnsino superiorPesquisa qualitativaAvaliação educacionalUm trabalho de campo, este livro é parte do projeto Integração Universidade, Serviços de Saúde e Comunidade na Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp: construindo novas práticas de formação e pesquisa. Integrado por pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação, o projeto está no bojo de um movimento maior - de alcance internacional -, voltado à mudança no sistema de graduação na área da saúde. Os autores debruçam-se principalmente sobre os aspectos práticos e humanos do processo de ensino-aprendizagem, levantando como se dá, no ensino superior da área de saúde, o compromisso com a integralidade dos cuidados médicos, a aproximação entre academia e serviço e entre a saúde e a educação, dentro de primados éticos, estéticos e políticos. As narrativas dos alunos do terceiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp analisadas no livro foram elaboradas num contexto pedagógico em que eles tiveram a oportunidade de acompanhar um mesmo paciente ao longo de até quatro meses, vivência rara nas escolas médicas. Muitas dessas narrativas expressam a intensidade do encontro com o paciente, as dificuldades para lidar com pacientes difíceis (outro tema negligenciado na formação médica), a alegria do bom encontro, o sentimento de impotência diante das mazelas sociais e dos claros limites da medicina, como o de lidar com demandas situadas na fronteira entre os problemas da vida e a patologia, e que por isso nem sempre podem ser claramente configuradas e diagnosticadasCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Daniele Cristina [UNESP]Cyrino,Antonio de Padua P [UNESP]2014-09-03T17:52:35Z2014-09-03T17:52:35Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfGODOY, Daniele Cristina; CYRINO,Antonio de Padua P. O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834684.9788579834684http://hdl.handle.net/11449/109287000777177ISBN9788579834684.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T13:19:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109287Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-04T13:19:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina
title O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina
spellingShingle O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina
Godoy, Daniele Cristina [UNESP]
Estudantes de medicina
Médicos
Medicina
Educação medica
Ensino superior
Pesquisa qualitativa
Avaliação educacional
title_short O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina
title_full O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina
title_fullStr O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina
title_full_unstemmed O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina
title_sort O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina
author Godoy, Daniele Cristina [UNESP]
author_facet Godoy, Daniele Cristina [UNESP]
Cyrino,Antonio de Padua P [UNESP]
author_role author
author2 Cyrino,Antonio de Padua P [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Daniele Cristina [UNESP]
Cyrino,Antonio de Padua P [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de medicina
Médicos
Medicina
Educação medica
Ensino superior
Pesquisa qualitativa
Avaliação educacional
topic Estudantes de medicina
Médicos
Medicina
Educação medica
Ensino superior
Pesquisa qualitativa
Avaliação educacional
description Um trabalho de campo, este livro é parte do projeto Integração Universidade, Serviços de Saúde e Comunidade na Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp: construindo novas práticas de formação e pesquisa. Integrado por pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação, o projeto está no bojo de um movimento maior - de alcance internacional -, voltado à mudança no sistema de graduação na área da saúde. Os autores debruçam-se principalmente sobre os aspectos práticos e humanos do processo de ensino-aprendizagem, levantando como se dá, no ensino superior da área de saúde, o compromisso com a integralidade dos cuidados médicos, a aproximação entre academia e serviço e entre a saúde e a educação, dentro de primados éticos, estéticos e políticos. As narrativas dos alunos do terceiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp analisadas no livro foram elaboradas num contexto pedagógico em que eles tiveram a oportunidade de acompanhar um mesmo paciente ao longo de até quatro meses, vivência rara nas escolas médicas. Muitas dessas narrativas expressam a intensidade do encontro com o paciente, as dificuldades para lidar com pacientes difíceis (outro tema negligenciado na formação médica), a alegria do bom encontro, o sentimento de impotência diante das mazelas sociais e dos claros limites da medicina, como o de lidar com demandas situadas na fronteira entre os problemas da vida e a patologia, e que por isso nem sempre podem ser claramente configuradas e diagnosticadas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-09-03T17:52:35Z
2014-09-03T17:52:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GODOY, Daniele Cristina; CYRINO,Antonio de Padua P. O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834684.
9788579834684
http://hdl.handle.net/11449/109287
000777177
ISBN9788579834684.pdf
identifier_str_mv GODOY, Daniele Cristina; CYRINO,Antonio de Padua P. O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834684.
9788579834684
000777177
ISBN9788579834684.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/109287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021372904079360