Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119894
Resumo: O objetivo deste projeto foi identificar as necessidades referentes às atividades práticas/experimentais no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e realizar oficinas de formação continuada aos professores para suprir essas necessidades. Para isso, elaborou-se um questionário que foi aplicado a 129 professores das séries iniciais em 10 escolas municipais de Botucatu, com perguntas sobre dados gerais e atitude sobre o Ensino de Ciências/atividades experimentais. Os resultados mostraram que 69,77% dos professores não sabem o que é o letramento científico; os conteúdos mais desenvolvidos são: Corpo Humano (12,62%), Animais (11,07%), Água (10,68%), Plantas (10,10%), Meio ambiente (9,9%) e Higiene (9,32%). As maiores dificuldades para desenvolver o conteúdo foram: falta de material (28,32%), não saber elaborar/desenvolver atividades práticas (22,12%), falta de local (11,50%), falta de tempo (7,96%) e falta de conhecimentos do professor (9,73%). Sobre a freqüência de práticas, 58,06% utilizam ―às vezes‖. As maiores dificuldades para o uso de práticas são: falta de material (28,42%), falta de local (26,32%) e falta de conhecimento do professor (9,47%). As práticas utilizadas com maior freqüência são recursos – vídeos, textos – (29,41%), temas (19,12%) e atividades de campo (12,50%). Nota-se que faltam cursos de atualização e de conhecimentos básicos sobre ciências aos professores, que realizam poucas práticas com seus alunos e afirmam ter falta de conhecimento sobre ciências. Os dados serviram de referência para a elaboração de uma proposta de oficinas para professores, enfatizando-se a importância do ensino de ciências e das atividades práticas. Foi, ainda, elaborada uma apostila para os professores, que podem ser realizadas em sala de aula, com materiais de fácil acesso.
id UNSP_3b28e6155b5866fad65baf5093e16101
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119894
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma propostaCiências biológicas - Ensino fundamentalAtividades pedagógicasO objetivo deste projeto foi identificar as necessidades referentes às atividades práticas/experimentais no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e realizar oficinas de formação continuada aos professores para suprir essas necessidades. Para isso, elaborou-se um questionário que foi aplicado a 129 professores das séries iniciais em 10 escolas municipais de Botucatu, com perguntas sobre dados gerais e atitude sobre o Ensino de Ciências/atividades experimentais. Os resultados mostraram que 69,77% dos professores não sabem o que é o letramento científico; os conteúdos mais desenvolvidos são: Corpo Humano (12,62%), Animais (11,07%), Água (10,68%), Plantas (10,10%), Meio ambiente (9,9%) e Higiene (9,32%). As maiores dificuldades para desenvolver o conteúdo foram: falta de material (28,32%), não saber elaborar/desenvolver atividades práticas (22,12%), falta de local (11,50%), falta de tempo (7,96%) e falta de conhecimentos do professor (9,73%). Sobre a freqüência de práticas, 58,06% utilizam ―às vezes‖. As maiores dificuldades para o uso de práticas são: falta de material (28,42%), falta de local (26,32%) e falta de conhecimento do professor (9,47%). As práticas utilizadas com maior freqüência são recursos – vídeos, textos – (29,41%), temas (19,12%) e atividades de campo (12,50%). Nota-se que faltam cursos de atualização e de conhecimentos básicos sobre ciências aos professores, que realizam poucas práticas com seus alunos e afirmam ter falta de conhecimento sobre ciências. Os dados serviram de referência para a elaboração de uma proposta de oficinas para professores, enfatizando-se a importância do ensino de ciências e das atividades práticas. Foi, ainda, elaborada uma apostila para os professores, que podem ser realizadas em sala de aula, com materiais de fácil acesso.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP]2015-03-23T15:22:22Z2015-03-23T15:22:22Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATOS, Fernanda Del Campos de. Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/119894000612827matos_fc_tcc_bot.pdf243103431017433523749743139537720000-0002-0192-3988Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:18:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119894Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:44.039769Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta
title Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta
spellingShingle Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta
Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP]
Ciências biológicas - Ensino fundamental
Atividades pedagógicas
title_short Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta
title_full Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta
title_fullStr Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta
title_full_unstemmed Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta
title_sort Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta
author Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP]
author_facet Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências biológicas - Ensino fundamental
Atividades pedagógicas
topic Ciências biológicas - Ensino fundamental
Atividades pedagógicas
description O objetivo deste projeto foi identificar as necessidades referentes às atividades práticas/experimentais no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e realizar oficinas de formação continuada aos professores para suprir essas necessidades. Para isso, elaborou-se um questionário que foi aplicado a 129 professores das séries iniciais em 10 escolas municipais de Botucatu, com perguntas sobre dados gerais e atitude sobre o Ensino de Ciências/atividades experimentais. Os resultados mostraram que 69,77% dos professores não sabem o que é o letramento científico; os conteúdos mais desenvolvidos são: Corpo Humano (12,62%), Animais (11,07%), Água (10,68%), Plantas (10,10%), Meio ambiente (9,9%) e Higiene (9,32%). As maiores dificuldades para desenvolver o conteúdo foram: falta de material (28,32%), não saber elaborar/desenvolver atividades práticas (22,12%), falta de local (11,50%), falta de tempo (7,96%) e falta de conhecimentos do professor (9,73%). Sobre a freqüência de práticas, 58,06% utilizam ―às vezes‖. As maiores dificuldades para o uso de práticas são: falta de material (28,42%), falta de local (26,32%) e falta de conhecimento do professor (9,47%). As práticas utilizadas com maior freqüência são recursos – vídeos, textos – (29,41%), temas (19,12%) e atividades de campo (12,50%). Nota-se que faltam cursos de atualização e de conhecimentos básicos sobre ciências aos professores, que realizam poucas práticas com seus alunos e afirmam ter falta de conhecimento sobre ciências. Os dados serviram de referência para a elaboração de uma proposta de oficinas para professores, enfatizando-se a importância do ensino de ciências e das atividades práticas. Foi, ainda, elaborada uma apostila para os professores, que podem ser realizadas em sala de aula, com materiais de fácil acesso.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-03-23T15:22:22Z
2015-03-23T15:22:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Fernanda Del Campos de. Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/119894
000612827
matos_fc_tcc_bot.pdf
2431034310174335
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
identifier_str_mv MATOS, Fernanda Del Campos de. Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
000612827
matos_fc_tcc_bot.pdf
2431034310174335
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/119894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129356208275456