Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119894 |
Resumo: | O objetivo deste projeto foi identificar as necessidades referentes às atividades práticas/experimentais no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e realizar oficinas de formação continuada aos professores para suprir essas necessidades. Para isso, elaborou-se um questionário que foi aplicado a 129 professores das séries iniciais em 10 escolas municipais de Botucatu, com perguntas sobre dados gerais e atitude sobre o Ensino de Ciências/atividades experimentais. Os resultados mostraram que 69,77% dos professores não sabem o que é o letramento científico; os conteúdos mais desenvolvidos são: Corpo Humano (12,62%), Animais (11,07%), Água (10,68%), Plantas (10,10%), Meio ambiente (9,9%) e Higiene (9,32%). As maiores dificuldades para desenvolver o conteúdo foram: falta de material (28,32%), não saber elaborar/desenvolver atividades práticas (22,12%), falta de local (11,50%), falta de tempo (7,96%) e falta de conhecimentos do professor (9,73%). Sobre a freqüência de práticas, 58,06% utilizam ―às vezes‖. As maiores dificuldades para o uso de práticas são: falta de material (28,42%), falta de local (26,32%) e falta de conhecimento do professor (9,47%). As práticas utilizadas com maior freqüência são recursos – vídeos, textos – (29,41%), temas (19,12%) e atividades de campo (12,50%). Nota-se que faltam cursos de atualização e de conhecimentos básicos sobre ciências aos professores, que realizam poucas práticas com seus alunos e afirmam ter falta de conhecimento sobre ciências. Os dados serviram de referência para a elaboração de uma proposta de oficinas para professores, enfatizando-se a importância do ensino de ciências e das atividades práticas. Foi, ainda, elaborada uma apostila para os professores, que podem ser realizadas em sala de aula, com materiais de fácil acesso. |
id |
UNSP_3b28e6155b5866fad65baf5093e16101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119894 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma propostaCiências biológicas - Ensino fundamentalAtividades pedagógicasO objetivo deste projeto foi identificar as necessidades referentes às atividades práticas/experimentais no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e realizar oficinas de formação continuada aos professores para suprir essas necessidades. Para isso, elaborou-se um questionário que foi aplicado a 129 professores das séries iniciais em 10 escolas municipais de Botucatu, com perguntas sobre dados gerais e atitude sobre o Ensino de Ciências/atividades experimentais. Os resultados mostraram que 69,77% dos professores não sabem o que é o letramento científico; os conteúdos mais desenvolvidos são: Corpo Humano (12,62%), Animais (11,07%), Água (10,68%), Plantas (10,10%), Meio ambiente (9,9%) e Higiene (9,32%). As maiores dificuldades para desenvolver o conteúdo foram: falta de material (28,32%), não saber elaborar/desenvolver atividades práticas (22,12%), falta de local (11,50%), falta de tempo (7,96%) e falta de conhecimentos do professor (9,73%). Sobre a freqüência de práticas, 58,06% utilizam ―às vezes‖. As maiores dificuldades para o uso de práticas são: falta de material (28,42%), falta de local (26,32%) e falta de conhecimento do professor (9,47%). As práticas utilizadas com maior freqüência são recursos – vídeos, textos – (29,41%), temas (19,12%) e atividades de campo (12,50%). Nota-se que faltam cursos de atualização e de conhecimentos básicos sobre ciências aos professores, que realizam poucas práticas com seus alunos e afirmam ter falta de conhecimento sobre ciências. Os dados serviram de referência para a elaboração de uma proposta de oficinas para professores, enfatizando-se a importância do ensino de ciências e das atividades práticas. Foi, ainda, elaborada uma apostila para os professores, que podem ser realizadas em sala de aula, com materiais de fácil acesso.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP]2015-03-23T15:22:22Z2015-03-23T15:22:22Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATOS, Fernanda Del Campos de. Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/119894000612827matos_fc_tcc_bot.pdf243103431017433523749743139537720000-0002-0192-3988Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:18:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119894Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:44.039769Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta |
title |
Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta |
spellingShingle |
Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP] Ciências biológicas - Ensino fundamental Atividades pedagógicas |
title_short |
Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta |
title_full |
Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta |
title_fullStr |
Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta |
title_full_unstemmed |
Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta |
title_sort |
Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta |
author |
Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP] |
author_facet |
Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências biológicas - Ensino fundamental Atividades pedagógicas |
topic |
Ciências biológicas - Ensino fundamental Atividades pedagógicas |
description |
O objetivo deste projeto foi identificar as necessidades referentes às atividades práticas/experimentais no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e realizar oficinas de formação continuada aos professores para suprir essas necessidades. Para isso, elaborou-se um questionário que foi aplicado a 129 professores das séries iniciais em 10 escolas municipais de Botucatu, com perguntas sobre dados gerais e atitude sobre o Ensino de Ciências/atividades experimentais. Os resultados mostraram que 69,77% dos professores não sabem o que é o letramento científico; os conteúdos mais desenvolvidos são: Corpo Humano (12,62%), Animais (11,07%), Água (10,68%), Plantas (10,10%), Meio ambiente (9,9%) e Higiene (9,32%). As maiores dificuldades para desenvolver o conteúdo foram: falta de material (28,32%), não saber elaborar/desenvolver atividades práticas (22,12%), falta de local (11,50%), falta de tempo (7,96%) e falta de conhecimentos do professor (9,73%). Sobre a freqüência de práticas, 58,06% utilizam ―às vezes‖. As maiores dificuldades para o uso de práticas são: falta de material (28,42%), falta de local (26,32%) e falta de conhecimento do professor (9,47%). As práticas utilizadas com maior freqüência são recursos – vídeos, textos – (29,41%), temas (19,12%) e atividades de campo (12,50%). Nota-se que faltam cursos de atualização e de conhecimentos básicos sobre ciências aos professores, que realizam poucas práticas com seus alunos e afirmam ter falta de conhecimento sobre ciências. Os dados serviram de referência para a elaboração de uma proposta de oficinas para professores, enfatizando-se a importância do ensino de ciências e das atividades práticas. Foi, ainda, elaborada uma apostila para os professores, que podem ser realizadas em sala de aula, com materiais de fácil acesso. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2015-03-23T15:22:22Z 2015-03-23T15:22:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, Fernanda Del Campos de. Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. http://hdl.handle.net/11449/119894 000612827 matos_fc_tcc_bot.pdf 2431034310174335 2374974313953772 0000-0002-0192-3988 |
identifier_str_mv |
MATOS, Fernanda Del Campos de. Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. 000612827 matos_fc_tcc_bot.pdf 2431034310174335 2374974313953772 0000-0002-0192-3988 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129356208275456 |