Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118108
Resumo: No mundo globalizado, a complexidade dos processos subjetivos e objetivos envolvidos na construção das identidades singulares e culturais exige pensar como o sujeito da atualidade sofre, experimenta e vivencia a diversidade de influências culturais nas quais está imerso. Neste contexto, escolheu-se, de um lado, a figura do professor como objeto de estudo, para saber como esta complexidade de processos perpassa a construção de sua identidade docente vinculada ao desenvolvimento pessoal, mas também profissional. Por outro lado, a influência dos livros de autoajuda também será objeto de estudo por apresentar um papel cada vez mais presente no preenchimento da perda de autoestima do professor, assim como da “perda de subjetividade”, visando elevar “a moral” dos professores, mas que nos passa a compreensão de uma contribuição dúbia para o exercício da profissão. Assim, nosso olhar volta-se para a questão da construção da identidade desse professor e do exercício de sua profissionalidade, considerando a questão da dimensão afetiva como um dos constructos da autoestima docente e de sua identidade. Tendo como referência esses pressupostos, este trabalho tem como objetivos: (a) averiguar nas políticas públicas de formação de professores como a dimensão (sócio-)afetiva (ou dimensão pessoal) vem sendo tratada nas propostas de formação docente; (b) identificar nos docentes que atuam em escolas da rede de ensino, educação básica, os aspectos constitutivos da dimensão (sócio-)afetiva (ou dimensão pessoal) da identidade do professor; e (c) assinalar nas descrições dos professores respondentes (a partir de fonte documental ou questionário) a existência ou não da literatura de autoajuda no cotidiano docente. Optou-se, como procedimento metodológico, pela pesquisa qualitativa, na perspectiva do “construtivismo social”... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_3baa09bac4e29a7b42cc19868fcabdbf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118108
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docenteTeachers, Training ofAutoajudaProfessores - FormaçãoSubjetividadeIdentidade profissionalAuto-estimaAfeto (Psicologia)EmoçõesNo mundo globalizado, a complexidade dos processos subjetivos e objetivos envolvidos na construção das identidades singulares e culturais exige pensar como o sujeito da atualidade sofre, experimenta e vivencia a diversidade de influências culturais nas quais está imerso. Neste contexto, escolheu-se, de um lado, a figura do professor como objeto de estudo, para saber como esta complexidade de processos perpassa a construção de sua identidade docente vinculada ao desenvolvimento pessoal, mas também profissional. Por outro lado, a influência dos livros de autoajuda também será objeto de estudo por apresentar um papel cada vez mais presente no preenchimento da perda de autoestima do professor, assim como da “perda de subjetividade”, visando elevar “a moral” dos professores, mas que nos passa a compreensão de uma contribuição dúbia para o exercício da profissão. Assim, nosso olhar volta-se para a questão da construção da identidade desse professor e do exercício de sua profissionalidade, considerando a questão da dimensão afetiva como um dos constructos da autoestima docente e de sua identidade. Tendo como referência esses pressupostos, este trabalho tem como objetivos: (a) averiguar nas políticas públicas de formação de professores como a dimensão (sócio-)afetiva (ou dimensão pessoal) vem sendo tratada nas propostas de formação docente; (b) identificar nos docentes que atuam em escolas da rede de ensino, educação básica, os aspectos constitutivos da dimensão (sócio-)afetiva (ou dimensão pessoal) da identidade do professor; e (c) assinalar nas descrições dos professores respondentes (a partir de fonte documental ou questionário) a existência ou não da literatura de autoajuda no cotidiano docente. Optou-se, como procedimento metodológico, pela pesquisa qualitativa, na perspectiva do “construtivismo social”... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]2015-03-23T15:05:43Z2015-03-23T15:05:43Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis147 f.application/pdfARNOSTI, Rebeca Possobom. Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente. 2012. 147 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/118108000707816arnosti_rp_tcc_rcla.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:13:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118108Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:08:58.287447Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente
title Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente
spellingShingle Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente
Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]
Teachers, Training of
Autoajuda
Professores - Formação
Subjetividade
Identidade profissional
Auto-estima
Afeto (Psicologia)
Emoções
title_short Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente
title_full Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente
title_fullStr Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente
title_full_unstemmed Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente
title_sort Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente
author Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]
author_facet Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers, Training of
Autoajuda
Professores - Formação
Subjetividade
Identidade profissional
Auto-estima
Afeto (Psicologia)
Emoções
topic Teachers, Training of
Autoajuda
Professores - Formação
Subjetividade
Identidade profissional
Auto-estima
Afeto (Psicologia)
Emoções
description No mundo globalizado, a complexidade dos processos subjetivos e objetivos envolvidos na construção das identidades singulares e culturais exige pensar como o sujeito da atualidade sofre, experimenta e vivencia a diversidade de influências culturais nas quais está imerso. Neste contexto, escolheu-se, de um lado, a figura do professor como objeto de estudo, para saber como esta complexidade de processos perpassa a construção de sua identidade docente vinculada ao desenvolvimento pessoal, mas também profissional. Por outro lado, a influência dos livros de autoajuda também será objeto de estudo por apresentar um papel cada vez mais presente no preenchimento da perda de autoestima do professor, assim como da “perda de subjetividade”, visando elevar “a moral” dos professores, mas que nos passa a compreensão de uma contribuição dúbia para o exercício da profissão. Assim, nosso olhar volta-se para a questão da construção da identidade desse professor e do exercício de sua profissionalidade, considerando a questão da dimensão afetiva como um dos constructos da autoestima docente e de sua identidade. Tendo como referência esses pressupostos, este trabalho tem como objetivos: (a) averiguar nas políticas públicas de formação de professores como a dimensão (sócio-)afetiva (ou dimensão pessoal) vem sendo tratada nas propostas de formação docente; (b) identificar nos docentes que atuam em escolas da rede de ensino, educação básica, os aspectos constitutivos da dimensão (sócio-)afetiva (ou dimensão pessoal) da identidade do professor; e (c) assinalar nas descrições dos professores respondentes (a partir de fonte documental ou questionário) a existência ou não da literatura de autoajuda no cotidiano docente. Optou-se, como procedimento metodológico, pela pesquisa qualitativa, na perspectiva do “construtivismo social”... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:05:43Z
2015-03-23T15:05:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARNOSTI, Rebeca Possobom. Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente. 2012. 147 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/118108
000707816
arnosti_rp_tcc_rcla.pdf
7352600571268275
identifier_str_mv ARNOSTI, Rebeca Possobom. Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente. 2012. 147 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000707816
arnosti_rp_tcc_rcla.pdf
7352600571268275
url http://hdl.handle.net/11449/118108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128901815205888