Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41942 |
Resumo: | As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Neste trabalho monográfico, procurou-se analisar principalmente a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade pré-escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem, baseando-se no afeto que é o princípio norteador da auto-estima. Em seguida discuti-se o desenvolvido do vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para conseguir o auto-controle da criança e seu bem estar são conquistas significativas. Aborda-se também, o trabalho psicopedagógico e a valorização das relações afetivas na aprendizagem, pois considera-se uma das melhores oportunidades de atendimento ao aluno com problemas de aprendizagem, oriundos de situações emocionais. Outro ponto considerado relevante analisar foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte do alunado, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Concluindo, as razões apresentadas nesse trabalho levam a acreditar que contribuir para o desenvolvimento da capacidade afetiva e cognitiva expandida através da contínua construção, possibilita as crianças tornarem capazes de investir afeto e ter sentimentos validados nelas mesmas. |
id |
UFC-7_eada5093eea7d2c6ffae7667a3286ac8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41942 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância da afetividade no processo de aprendizagem de criançasConecimentoAfetividade- InteligênciaAuto-estimaAs emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Neste trabalho monográfico, procurou-se analisar principalmente a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade pré-escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem, baseando-se no afeto que é o princípio norteador da auto-estima. Em seguida discuti-se o desenvolvido do vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para conseguir o auto-controle da criança e seu bem estar são conquistas significativas. Aborda-se também, o trabalho psicopedagógico e a valorização das relações afetivas na aprendizagem, pois considera-se uma das melhores oportunidades de atendimento ao aluno com problemas de aprendizagem, oriundos de situações emocionais. Outro ponto considerado relevante analisar foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte do alunado, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Concluindo, as razões apresentadas nesse trabalho levam a acreditar que contribuir para o desenvolvimento da capacidade afetiva e cognitiva expandida através da contínua construção, possibilita as crianças tornarem capazes de investir afeto e ter sentimentos validados nelas mesmas.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesCavalcante, Tereza Eyla Alves2019-05-23T14:22:28Z2019-05-23T14:22:28Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Tereza Eyla Alves. Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças. 2005. 74f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41942porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T14:22:28Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41942Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:21.629875Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças |
title |
Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças |
spellingShingle |
Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças Cavalcante, Tereza Eyla Alves Conecimento Afetividade- Inteligência Auto-estima |
title_short |
Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças |
title_full |
Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças |
title_fullStr |
Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças |
title_full_unstemmed |
Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças |
title_sort |
Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças |
author |
Cavalcante, Tereza Eyla Alves |
author_facet |
Cavalcante, Tereza Eyla Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Tereza Eyla Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conecimento Afetividade- Inteligência Auto-estima |
topic |
Conecimento Afetividade- Inteligência Auto-estima |
description |
As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Neste trabalho monográfico, procurou-se analisar principalmente a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade pré-escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem, baseando-se no afeto que é o princípio norteador da auto-estima. Em seguida discuti-se o desenvolvido do vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para conseguir o auto-controle da criança e seu bem estar são conquistas significativas. Aborda-se também, o trabalho psicopedagógico e a valorização das relações afetivas na aprendizagem, pois considera-se uma das melhores oportunidades de atendimento ao aluno com problemas de aprendizagem, oriundos de situações emocionais. Outro ponto considerado relevante analisar foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte do alunado, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Concluindo, as razões apresentadas nesse trabalho levam a acreditar que contribuir para o desenvolvimento da capacidade afetiva e cognitiva expandida através da contínua construção, possibilita as crianças tornarem capazes de investir afeto e ter sentimentos validados nelas mesmas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-05-23T14:22:28Z 2019-05-23T14:22:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Tereza Eyla Alves. Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças. 2005. 74f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41942 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Tereza Eyla Alves. Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças. 2005. 74f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028972468895744 |