Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Tereza Eyla Alves
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41942
Resumo: As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Neste trabalho monográfico, procurou-se analisar principalmente a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade pré-escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem, baseando-se no afeto que é o princípio norteador da auto-estima. Em seguida discuti-se o desenvolvido do vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para conseguir o auto-controle da criança e seu bem estar são conquistas significativas. Aborda-se também, o trabalho psicopedagógico e a valorização das relações afetivas na aprendizagem, pois considera-se uma das melhores oportunidades de atendimento ao aluno com problemas de aprendizagem, oriundos de situações emocionais. Outro ponto considerado relevante analisar foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte do alunado, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Concluindo, as razões apresentadas nesse trabalho levam a acreditar que contribuir para o desenvolvimento da capacidade afetiva e cognitiva expandida através da contínua construção, possibilita as crianças tornarem capazes de investir afeto e ter sentimentos validados nelas mesmas.
id UFC-7_eada5093eea7d2c6ffae7667a3286ac8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41942
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Importância da afetividade no processo de aprendizagem de criançasConecimentoAfetividade- InteligênciaAuto-estimaAs emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Neste trabalho monográfico, procurou-se analisar principalmente a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade pré-escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem, baseando-se no afeto que é o princípio norteador da auto-estima. Em seguida discuti-se o desenvolvido do vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para conseguir o auto-controle da criança e seu bem estar são conquistas significativas. Aborda-se também, o trabalho psicopedagógico e a valorização das relações afetivas na aprendizagem, pois considera-se uma das melhores oportunidades de atendimento ao aluno com problemas de aprendizagem, oriundos de situações emocionais. Outro ponto considerado relevante analisar foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte do alunado, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Concluindo, as razões apresentadas nesse trabalho levam a acreditar que contribuir para o desenvolvimento da capacidade afetiva e cognitiva expandida através da contínua construção, possibilita as crianças tornarem capazes de investir afeto e ter sentimentos validados nelas mesmas.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesCavalcante, Tereza Eyla Alves2019-05-23T14:22:28Z2019-05-23T14:22:28Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Tereza Eyla Alves. Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças. 2005. 74f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41942porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T14:22:28Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41942Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:21.629875Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças
title Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças
spellingShingle Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças
Cavalcante, Tereza Eyla Alves
Conecimento
Afetividade- Inteligência
Auto-estima
title_short Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças
title_full Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças
title_fullStr Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças
title_full_unstemmed Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças
title_sort Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças
author Cavalcante, Tereza Eyla Alves
author_facet Cavalcante, Tereza Eyla Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Tereza Eyla Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Conecimento
Afetividade- Inteligência
Auto-estima
topic Conecimento
Afetividade- Inteligência
Auto-estima
description As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Neste trabalho monográfico, procurou-se analisar principalmente a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade pré-escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem, baseando-se no afeto que é o princípio norteador da auto-estima. Em seguida discuti-se o desenvolvido do vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para conseguir o auto-controle da criança e seu bem estar são conquistas significativas. Aborda-se também, o trabalho psicopedagógico e a valorização das relações afetivas na aprendizagem, pois considera-se uma das melhores oportunidades de atendimento ao aluno com problemas de aprendizagem, oriundos de situações emocionais. Outro ponto considerado relevante analisar foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte do alunado, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Concluindo, as razões apresentadas nesse trabalho levam a acreditar que contribuir para o desenvolvimento da capacidade afetiva e cognitiva expandida através da contínua construção, possibilita as crianças tornarem capazes de investir afeto e ter sentimentos validados nelas mesmas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-05-23T14:22:28Z
2019-05-23T14:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Tereza Eyla Alves. Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças. 2005. 74f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41942
identifier_str_mv CAVALCANTE, Tereza Eyla Alves. Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças. 2005. 74f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028972468895744