A afetividade na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/129 |
Resumo: | O artigo trata da importância do afeto no processo de construção do conhecimento e na relação professor aluno. Atenta para a maneira como o fator afetividade pode influenciar positivamente na auto-estima dos discentes e na melhora da aprendizagem. Embora muitos professores procurem dar grande destaque aos conteúdos escolares e pouco ou quase nada fale dos aspectos socioemocionais, é urgente a tomada de iniciativas por parte dos pedagogos e docentes no sentido de humanizar a educação. Nessa perspectiva cabe uma reflexão sobre a necessidade de uma tomada de consciência do verdadeiro sentido da educação, que é a formação do ser social como um todo, desde a dimensão intelectual até a afetiva. |
id |
IPES_a4bf095d0ba124b5e537bcbe48f857c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/129 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A afetividade na prática pedagógicaPedagogia; afeto; auto-estima; aprendizagem.O artigo trata da importância do afeto no processo de construção do conhecimento e na relação professor aluno. Atenta para a maneira como o fator afetividade pode influenciar positivamente na auto-estima dos discentes e na melhora da aprendizagem. Embora muitos professores procurem dar grande destaque aos conteúdos escolares e pouco ou quase nada fale dos aspectos socioemocionais, é urgente a tomada de iniciativas por parte dos pedagogos e docentes no sentido de humanizar a educação. Nessa perspectiva cabe uma reflexão sobre a necessidade de uma tomada de consciência do verdadeiro sentido da educação, que é a formação do ser social como um todo, desde a dimensão intelectual até a afetiva.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCidade, Sylvio César Pereira2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/12910.14295/idonline.v3i7.129ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 7 (2009); 27-371981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/129/129Direitos autorais 2021 Sylvio César Pereira Cidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A afetividade na prática pedagógica |
title |
A afetividade na prática pedagógica |
spellingShingle |
A afetividade na prática pedagógica Cidade, Sylvio César Pereira Pedagogia; afeto; auto-estima; aprendizagem. |
title_short |
A afetividade na prática pedagógica |
title_full |
A afetividade na prática pedagógica |
title_fullStr |
A afetividade na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
A afetividade na prática pedagógica |
title_sort |
A afetividade na prática pedagógica |
author |
Cidade, Sylvio César Pereira |
author_facet |
Cidade, Sylvio César Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cidade, Sylvio César Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia; afeto; auto-estima; aprendizagem. |
topic |
Pedagogia; afeto; auto-estima; aprendizagem. |
description |
O artigo trata da importância do afeto no processo de construção do conhecimento e na relação professor aluno. Atenta para a maneira como o fator afetividade pode influenciar positivamente na auto-estima dos discentes e na melhora da aprendizagem. Embora muitos professores procurem dar grande destaque aos conteúdos escolares e pouco ou quase nada fale dos aspectos socioemocionais, é urgente a tomada de iniciativas por parte dos pedagogos e docentes no sentido de humanizar a educação. Nessa perspectiva cabe uma reflexão sobre a necessidade de uma tomada de consciência do verdadeiro sentido da educação, que é a formação do ser social como um todo, desde a dimensão intelectual até a afetiva. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/129 10.14295/idonline.v3i7.129 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/129 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v3i7.129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/129/129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Sylvio César Pereira Cidade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Sylvio César Pereira Cidade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 7 (2009); 27-37 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053949000286208 |