A afetividade na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cidade, Sylvio César Pereira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/129
Resumo: O artigo trata da importância do afeto no processo de construção do conhecimento e na relação professor aluno. Atenta para a maneira como o fator afetividade pode influenciar positivamente na auto-estima dos discentes e na melhora da aprendizagem. Embora muitos professores procurem dar grande destaque aos conteúdos escolares e pouco ou quase nada fale dos aspectos socioemocionais, é urgente a tomada de iniciativas por parte dos pedagogos e docentes no sentido de humanizar a educação. Nessa perspectiva cabe uma reflexão sobre a necessidade de uma tomada de consciência do verdadeiro sentido da educação, que é a formação do ser social como um todo, desde a dimensão intelectual até a afetiva.
id IPES_a4bf095d0ba124b5e537bcbe48f857c3
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/129
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A afetividade na prática pedagógicaPedagogia; afeto; auto-estima; aprendizagem.O artigo trata da importância do afeto no processo de construção do conhecimento e na relação professor aluno. Atenta para a maneira como o fator afetividade pode influenciar positivamente na auto-estima dos discentes e na melhora da aprendizagem. Embora muitos professores procurem dar grande destaque aos conteúdos escolares e pouco ou quase nada fale dos aspectos socioemocionais, é urgente a tomada de iniciativas por parte dos pedagogos e docentes no sentido de humanizar a educação. Nessa perspectiva cabe uma reflexão sobre a necessidade de uma tomada de consciência do verdadeiro sentido da educação, que é a formação do ser social como um todo, desde a dimensão intelectual até a afetiva.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCidade, Sylvio César Pereira2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/12910.14295/idonline.v3i7.129ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 7 (2009); 27-371981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/129/129Direitos autorais 2021 Sylvio César Pereira Cidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade na prática pedagógica
title A afetividade na prática pedagógica
spellingShingle A afetividade na prática pedagógica
Cidade, Sylvio César Pereira
Pedagogia; afeto; auto-estima; aprendizagem.
title_short A afetividade na prática pedagógica
title_full A afetividade na prática pedagógica
title_fullStr A afetividade na prática pedagógica
title_full_unstemmed A afetividade na prática pedagógica
title_sort A afetividade na prática pedagógica
author Cidade, Sylvio César Pereira
author_facet Cidade, Sylvio César Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cidade, Sylvio César Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia; afeto; auto-estima; aprendizagem.
topic Pedagogia; afeto; auto-estima; aprendizagem.
description O artigo trata da importância do afeto no processo de construção do conhecimento e na relação professor aluno. Atenta para a maneira como o fator afetividade pode influenciar positivamente na auto-estima dos discentes e na melhora da aprendizagem. Embora muitos professores procurem dar grande destaque aos conteúdos escolares e pouco ou quase nada fale dos aspectos socioemocionais, é urgente a tomada de iniciativas por parte dos pedagogos e docentes no sentido de humanizar a educação. Nessa perspectiva cabe uma reflexão sobre a necessidade de uma tomada de consciência do verdadeiro sentido da educação, que é a formação do ser social como um todo, desde a dimensão intelectual até a afetiva.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/129
10.14295/idonline.v3i7.129
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/129
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v3i7.129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/129/129
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Sylvio César Pereira Cidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Sylvio César Pereira Cidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 7 (2009); 27-37
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053949000286208