Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/190954 |
Resumo: | Esta dissertação consiste numa análise de minha produção plástica preexistente do corpo de obras realizadas no período de dois anos do curso do mestrado. Esse estudo tem como foco um aprofundamento na investigação da apropriação de imagens prontas como procedimento artístico, tema extremamente relevante para produção artística atual, pois consiste como um dos eixos que norteiam a minha produção artística, já se fazendo presente em meus primeiros estudos e trabalhos artísticos, realizados desde a época da graduação. Para explorar todo esse panorama optei por focar no pensamento de críticos que se aprofundam no estudo dessas práticas como Douglas Crimp e Nicholas Bourriaud, bem como na obra de Marcel Duchamp e Andy Warhol, que são artistas que inauguram aspectos chave para esse contexto. |
id |
UNSP_3bda31e409681f3b863f2b401f0c1d3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/190954 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivoPainting and appropriation: the poetic action in the interface between the personal and collectiveArte ContemporâneaApropriaçãoPinturaContemporary ArtAppropriationPaintingEsta dissertação consiste numa análise de minha produção plástica preexistente do corpo de obras realizadas no período de dois anos do curso do mestrado. Esse estudo tem como foco um aprofundamento na investigação da apropriação de imagens prontas como procedimento artístico, tema extremamente relevante para produção artística atual, pois consiste como um dos eixos que norteiam a minha produção artística, já se fazendo presente em meus primeiros estudos e trabalhos artísticos, realizados desde a época da graduação. Para explorar todo esse panorama optei por focar no pensamento de críticos que se aprofundam no estudo dessas práticas como Douglas Crimp e Nicholas Bourriaud, bem como na obra de Marcel Duchamp e Andy Warhol, que são artistas que inauguram aspectos chave para esse contexto.This dissertation consists of an analysis of my preexisting plastic production of the body of work done during the two years of the Master's degree course. This study focuses on deepening the investigation of the appropriation of ready-made images as an artistic procedure, witch is a extremely relevant theme for the current artistic production, and it also consists of the axes that guide my artistic production, and has been present since my first studies and artistic works as a graduate student. To explore this whole panorama, I have chosen to focus on the thinking of critics who delve deeper into the study of such practices as Douglas Crimp and Nicholas Bourriaud, as well as the work of Marcel Duchamp and Andy Warhol, who are artists who inaugurate key aspects of this context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morelatto, Felipe [UNESP]2019-11-01T18:28:02Z2019-11-01T18:28:02Z2019-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19095400092656833004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190954Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo Painting and appropriation: the poetic action in the interface between the personal and collective |
title |
Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo |
spellingShingle |
Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo Morelatto, Felipe [UNESP] Arte Contemporânea Apropriação Pintura Contemporary Art Appropriation Painting |
title_short |
Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo |
title_full |
Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo |
title_fullStr |
Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo |
title_full_unstemmed |
Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo |
title_sort |
Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo |
author |
Morelatto, Felipe [UNESP] |
author_facet |
Morelatto, Felipe [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morelatto, Felipe [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Contemporânea Apropriação Pintura Contemporary Art Appropriation Painting |
topic |
Arte Contemporânea Apropriação Pintura Contemporary Art Appropriation Painting |
description |
Esta dissertação consiste numa análise de minha produção plástica preexistente do corpo de obras realizadas no período de dois anos do curso do mestrado. Esse estudo tem como foco um aprofundamento na investigação da apropriação de imagens prontas como procedimento artístico, tema extremamente relevante para produção artística atual, pois consiste como um dos eixos que norteiam a minha produção artística, já se fazendo presente em meus primeiros estudos e trabalhos artísticos, realizados desde a época da graduação. Para explorar todo esse panorama optei por focar no pensamento de críticos que se aprofundam no estudo dessas práticas como Douglas Crimp e Nicholas Bourriaud, bem como na obra de Marcel Duchamp e Andy Warhol, que são artistas que inauguram aspectos chave para esse contexto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-01T18:28:02Z 2019-11-01T18:28:02Z 2019-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/190954 000926568 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/190954 |
identifier_str_mv |
000926568 33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546517404844032 |