Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217207 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso investiga, de forma reflexiva, possíveis implicações teóricas e poéticas acerca do uso, na pintura, de imagens previamente veiculadas em outras mídias e produzidas anteriormente em outras linguagens. A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2020 e 2021, e resultou na criação de um texto e de uma série de pinturas. O texto coloca em relação e em análise alguns conceitos que se relacionam com a minha prática poética, como transparência, opacidade, representação e apresentação. Para abordar esses conceitos, analisam-se trabalhos artísticos feitos em meados do séculos XX, principalmente nos Estados Unidos, bem como textos de autores e autoras que tratam da questão da imagem pelas óticas da filosofia, da crítica e da história da arte. O texto trata também dos procedimentos utilizados em minha prática poética, como a apropriação e a combinação de imagens. Entre os/as autores/as abordados estão: Arthur C. Danto, Byung Chul-Han, Claudia-Rodríguez Ponga Linares, Clement Greenberg, Emmanuel Alloa, Francis Wolff, Georges Didi-Huberman, Leo Steinberg, Lucia Santaella e Rosalind Krauss. Entre os/as artistas abordados/as estão: Donald Judd, Lynette Yiadom-Boakye, Robert Morris, Robert Rauschenberg e Wolfgang Tillmans. |
id |
UNSP_f9f22bc7479913511fe02555ec4eb653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/217207 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidadePoetic exercises of re-presentation: making painting between transparency and opacityArtPaintingModern painting20th centuryPoeticsAppropriationArtePinturaPintura modernaSéc. XXPoéticaApropriaçãoEste trabalho de conclusão de curso investiga, de forma reflexiva, possíveis implicações teóricas e poéticas acerca do uso, na pintura, de imagens previamente veiculadas em outras mídias e produzidas anteriormente em outras linguagens. A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2020 e 2021, e resultou na criação de um texto e de uma série de pinturas. O texto coloca em relação e em análise alguns conceitos que se relacionam com a minha prática poética, como transparência, opacidade, representação e apresentação. Para abordar esses conceitos, analisam-se trabalhos artísticos feitos em meados do séculos XX, principalmente nos Estados Unidos, bem como textos de autores e autoras que tratam da questão da imagem pelas óticas da filosofia, da crítica e da história da arte. O texto trata também dos procedimentos utilizados em minha prática poética, como a apropriação e a combinação de imagens. Entre os/as autores/as abordados estão: Arthur C. Danto, Byung Chul-Han, Claudia-Rodríguez Ponga Linares, Clement Greenberg, Emmanuel Alloa, Francis Wolff, Georges Didi-Huberman, Leo Steinberg, Lucia Santaella e Rosalind Krauss. Entre os/as artistas abordados/as estão: Donald Judd, Lynette Yiadom-Boakye, Robert Morris, Robert Rauschenberg e Wolfgang Tillmans.This undergraduate thesis reflectively investigates possible theoretical and poetic implications about the use, in painting, of images previously conveyed in other media and previously produced in other languages. The research was developed during the years 2020 and 2021, and resulted in the creation of a text and a series of paintings. The text puts in relation and analysis some concepts that are related to my poetic practice, such as transparency, opacity, representation and presentation. To address these concepts, artistic works made in the mid-twentieth century are analyzed, mainly in the United States, as well as texts by authors who deal with the issue of image from the perspectives of philosophy, criticism and art history. The text also deals with the procedures used in my poetic practice, such as the appropriation and combination of images. Among the authors approached are: Arthur C. Danto, Byung Chul-Han, Claudia-Rodríguez Ponga Linares, Clement Greenberg, Emmanuel Alloa, Francis Wolff, Georges Didi-Huberman, Leo Steinberg, Lucia Santaella and Rosalind Krauss. Among the artists approached are: Donald Judd, Lynette Yiadom-Boakye, Robert Morris, Robert Rauschenberg and Wolfgang Tillmans.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sanovicz, Monica Soares TinocoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hirai, Bruna Beatriz de Sales2022-03-15T18:24:27Z2022-03-15T18:24:27Z2022-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:17:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217207Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:55:04.025179Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade Poetic exercises of re-presentation: making painting between transparency and opacity |
title |
Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade |
spellingShingle |
Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade Hirai, Bruna Beatriz de Sales Art Painting Modern painting 20th century Poetics Appropriation Arte Pintura Pintura moderna Séc. XX Poética Apropriação |
title_short |
Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade |
title_full |
Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade |
title_fullStr |
Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade |
title_full_unstemmed |
Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade |
title_sort |
Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade |
author |
Hirai, Bruna Beatriz de Sales |
author_facet |
Hirai, Bruna Beatriz de Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sanovicz, Monica Soares Tinoco Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hirai, Bruna Beatriz de Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Art Painting Modern painting 20th century Poetics Appropriation Arte Pintura Pintura moderna Séc. XX Poética Apropriação |
topic |
Art Painting Modern painting 20th century Poetics Appropriation Arte Pintura Pintura moderna Séc. XX Poética Apropriação |
description |
Este trabalho de conclusão de curso investiga, de forma reflexiva, possíveis implicações teóricas e poéticas acerca do uso, na pintura, de imagens previamente veiculadas em outras mídias e produzidas anteriormente em outras linguagens. A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2020 e 2021, e resultou na criação de um texto e de uma série de pinturas. O texto coloca em relação e em análise alguns conceitos que se relacionam com a minha prática poética, como transparência, opacidade, representação e apresentação. Para abordar esses conceitos, analisam-se trabalhos artísticos feitos em meados do séculos XX, principalmente nos Estados Unidos, bem como textos de autores e autoras que tratam da questão da imagem pelas óticas da filosofia, da crítica e da história da arte. O texto trata também dos procedimentos utilizados em minha prática poética, como a apropriação e a combinação de imagens. Entre os/as autores/as abordados estão: Arthur C. Danto, Byung Chul-Han, Claudia-Rodríguez Ponga Linares, Clement Greenberg, Emmanuel Alloa, Francis Wolff, Georges Didi-Huberman, Leo Steinberg, Lucia Santaella e Rosalind Krauss. Entre os/as artistas abordados/as estão: Donald Judd, Lynette Yiadom-Boakye, Robert Morris, Robert Rauschenberg e Wolfgang Tillmans. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-15T18:24:27Z 2022-03-15T18:24:27Z 2022-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/217207 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/217207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129372818767872 |