Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirai, Bruna Beatriz de Sales
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217207
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso investiga, de forma reflexiva, possíveis implicações teóricas e poéticas acerca do uso, na pintura, de imagens previamente veiculadas em outras mídias e produzidas anteriormente em outras linguagens. A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2020 e 2021, e resultou na criação de um texto e de uma série de pinturas. O texto coloca em relação e em análise alguns conceitos que se relacionam com a minha prática poética, como transparência, opacidade, representação e apresentação. Para abordar esses conceitos, analisam-se trabalhos artísticos feitos em meados do séculos XX, principalmente nos Estados Unidos, bem como textos de autores e autoras que tratam da questão da imagem pelas óticas da filosofia, da crítica e da história da arte. O texto trata também dos procedimentos utilizados em minha prática poética, como a apropriação e a combinação de imagens. Entre os/as autores/as abordados estão: Arthur C. Danto, Byung Chul-Han, Claudia-Rodríguez Ponga Linares, Clement Greenberg, Emmanuel Alloa, Francis Wolff, Georges Didi-Huberman, Leo Steinberg, Lucia Santaella e Rosalind Krauss. Entre os/as artistas abordados/as estão: Donald Judd, Lynette Yiadom-Boakye, Robert Morris, Robert Rauschenberg e Wolfgang Tillmans.
id UNSP_f9f22bc7479913511fe02555ec4eb653
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217207
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidadePoetic exercises of re-presentation: making painting between transparency and opacityArtPaintingModern painting20th centuryPoeticsAppropriationArtePinturaPintura modernaSéc. XXPoéticaApropriaçãoEste trabalho de conclusão de curso investiga, de forma reflexiva, possíveis implicações teóricas e poéticas acerca do uso, na pintura, de imagens previamente veiculadas em outras mídias e produzidas anteriormente em outras linguagens. A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2020 e 2021, e resultou na criação de um texto e de uma série de pinturas. O texto coloca em relação e em análise alguns conceitos que se relacionam com a minha prática poética, como transparência, opacidade, representação e apresentação. Para abordar esses conceitos, analisam-se trabalhos artísticos feitos em meados do séculos XX, principalmente nos Estados Unidos, bem como textos de autores e autoras que tratam da questão da imagem pelas óticas da filosofia, da crítica e da história da arte. O texto trata também dos procedimentos utilizados em minha prática poética, como a apropriação e a combinação de imagens. Entre os/as autores/as abordados estão: Arthur C. Danto, Byung Chul-Han, Claudia-Rodríguez Ponga Linares, Clement Greenberg, Emmanuel Alloa, Francis Wolff, Georges Didi-Huberman, Leo Steinberg, Lucia Santaella e Rosalind Krauss. Entre os/as artistas abordados/as estão: Donald Judd, Lynette Yiadom-Boakye, Robert Morris, Robert Rauschenberg e Wolfgang Tillmans.This undergraduate thesis reflectively investigates possible theoretical and poetic implications about the use, in painting, of images previously conveyed in other media and previously produced in other languages. The research was developed during the years 2020 and 2021, and resulted in the creation of a text and a series of paintings. The text puts in relation and analysis some concepts that are related to my poetic practice, such as transparency, opacity, representation and presentation. To address these concepts, artistic works made in the mid-twentieth century are analyzed, mainly in the United States, as well as texts by authors who deal with the issue of image from the perspectives of philosophy, criticism and art history. The text also deals with the procedures used in my poetic practice, such as the appropriation and combination of images. Among the authors approached are: Arthur C. Danto, Byung Chul-Han, Claudia-Rodríguez Ponga Linares, Clement Greenberg, Emmanuel Alloa, Francis Wolff, Georges Didi-Huberman, Leo Steinberg, Lucia Santaella and Rosalind Krauss. Among the artists approached are: Donald Judd, Lynette Yiadom-Boakye, Robert Morris, Robert Rauschenberg and Wolfgang Tillmans.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sanovicz, Monica Soares TinocoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hirai, Bruna Beatriz de Sales2022-03-15T18:24:27Z2022-03-15T18:24:27Z2022-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:17:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217207Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:55:04.025179Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade
Poetic exercises of re-presentation: making painting between transparency and opacity
title Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade
spellingShingle Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade
Hirai, Bruna Beatriz de Sales
Art
Painting
Modern painting
20th century
Poetics
Appropriation
Arte
Pintura
Pintura moderna
Séc. XX
Poética
Apropriação
title_short Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade
title_full Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade
title_fullStr Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade
title_full_unstemmed Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade
title_sort Exercícios poéticos de re-apresentação: fazendo pintura entre a transparência e a opacidade
author Hirai, Bruna Beatriz de Sales
author_facet Hirai, Bruna Beatriz de Sales
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanovicz, Monica Soares Tinoco
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirai, Bruna Beatriz de Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Art
Painting
Modern painting
20th century
Poetics
Appropriation
Arte
Pintura
Pintura moderna
Séc. XX
Poética
Apropriação
topic Art
Painting
Modern painting
20th century
Poetics
Appropriation
Arte
Pintura
Pintura moderna
Séc. XX
Poética
Apropriação
description Este trabalho de conclusão de curso investiga, de forma reflexiva, possíveis implicações teóricas e poéticas acerca do uso, na pintura, de imagens previamente veiculadas em outras mídias e produzidas anteriormente em outras linguagens. A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2020 e 2021, e resultou na criação de um texto e de uma série de pinturas. O texto coloca em relação e em análise alguns conceitos que se relacionam com a minha prática poética, como transparência, opacidade, representação e apresentação. Para abordar esses conceitos, analisam-se trabalhos artísticos feitos em meados do séculos XX, principalmente nos Estados Unidos, bem como textos de autores e autoras que tratam da questão da imagem pelas óticas da filosofia, da crítica e da história da arte. O texto trata também dos procedimentos utilizados em minha prática poética, como a apropriação e a combinação de imagens. Entre os/as autores/as abordados estão: Arthur C. Danto, Byung Chul-Han, Claudia-Rodríguez Ponga Linares, Clement Greenberg, Emmanuel Alloa, Francis Wolff, Georges Didi-Huberman, Leo Steinberg, Lucia Santaella e Rosalind Krauss. Entre os/as artistas abordados/as estão: Donald Judd, Lynette Yiadom-Boakye, Robert Morris, Robert Rauschenberg e Wolfgang Tillmans.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-15T18:24:27Z
2022-03-15T18:24:27Z
2022-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217207
url http://hdl.handle.net/11449/217207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129372818767872