Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102021 |
Resumo: | Este trabalho apresenta características e considerações de pesquisa de doutorado em Educação para a Ciência do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru/SP. A referida pesquisa constituiu-se no contexto de um processo de problematização da prática educacional em física no Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Estaudal Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Ilha Solteira/SP, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2008. O objetivo dessa investigação foi analisar processos de negociação vivenciados em uma concepção de formação de professores como ação dialógica - Paulo Freire - e ação comunicativa - Jürgen Habermas. A tese defendida se refere à formação para negociações como viabilizadora de reação às invasões do sistema no mundo da vida - formação de cultura, sociedade e personalidade. A concepção de pesquisa utilizada é a investigação-ação educacional de perspectiva emancipatória, em abordagem etnográfica. Os dados são construídos por registros escritos em Diário de Campo; transcrições de gravações em áudio; trabalhos escritos elaborados pelos alunos de graduação; registrosm comentários e fóruns interativos interativos por meio da internet; textos de e-mails; entrevista, documentos oficiais relativos ao referido curso de graduação. Os procedimentos para análise de dados constituíram-se com base nos pressupostos de ação dialógica e comunicativa, de investiga-ação educacional de perspectiva emancipatória, de referenciais sobre negociações, análise de conteúdo, estudo analítico de discursos e textos argumentativos. A análise de negociações foi realizada considerando: negociadores e instâncias de comunicação; indicadores, elementos e fases... |
id |
UNSP_3bf7805cc68cc55d276565988051da38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102021 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacionalFisica - Formação de professoresPratica de ensinoPhysics teacher's educationEste trabalho apresenta características e considerações de pesquisa de doutorado em Educação para a Ciência do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru/SP. A referida pesquisa constituiu-se no contexto de um processo de problematização da prática educacional em física no Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Estaudal Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Ilha Solteira/SP, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2008. O objetivo dessa investigação foi analisar processos de negociação vivenciados em uma concepção de formação de professores como ação dialógica - Paulo Freire - e ação comunicativa - Jürgen Habermas. A tese defendida se refere à formação para negociações como viabilizadora de reação às invasões do sistema no mundo da vida - formação de cultura, sociedade e personalidade. A concepção de pesquisa utilizada é a investigação-ação educacional de perspectiva emancipatória, em abordagem etnográfica. Os dados são construídos por registros escritos em Diário de Campo; transcrições de gravações em áudio; trabalhos escritos elaborados pelos alunos de graduação; registrosm comentários e fóruns interativos interativos por meio da internet; textos de e-mails; entrevista, documentos oficiais relativos ao referido curso de graduação. Os procedimentos para análise de dados constituíram-se com base nos pressupostos de ação dialógica e comunicativa, de investiga-ação educacional de perspectiva emancipatória, de referenciais sobre negociações, análise de conteúdo, estudo analítico de discursos e textos argumentativos. A análise de negociações foi realizada considerando: negociadores e instâncias de comunicação; indicadores, elementos e fases...In this work it has been presented some research characteristics and considerations concerning Education for Science doctor degree, at Education for Science Post Graduation Programme - São Paulo State University - UNESP - Bauru Campus/SP. This research has been developed in the context of an educational practice problem-posing process, at Physics 'teachers' education course, at São Paulo University - UNESP - Ilha Solteira Campus/SP, in the period of the years 2007 and 2008. This investigation aimed to analyze negotiation processes in the developing of a teacher's education conception as dialog action - Paulo Freire - and communicative action - Jürgen Habermas. The thesis in defense concerns to the formation for negotiations as a way to make possible the reaction against systemic invasions in the life world - formation of culture, society and personality. The research conception in the educational action research concept is the educational action research in an emancipatory way, with ethnographic approach. Data are constituted by: written records in Field Diary; audio records transcriptions; written records, comments and forums; e-mail texts; interview; teachers' education course oficial documents. Data analysis procedures were accomphished in the basis of dialogic and communicative action research in an emancipatory way, negociation theory, content analysis, analytical study of argumentative texts and discourses. Negotiation analysis has been accomplished by talking into account: negotiators and communicative spaces; negotiation indicators, elements and phases. Denouncement constitute discussions concerning: systemic invasion in the world of life, highlighting expertise culture and rationallity toward the ends; formation, highlighting dialogical, communicative contexts... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sutil, Noemi [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2011-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis228 f. : il.application/pdfSUTIL, Noemi. Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional. 2011. 228 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102021000651145sutil_n_dr_bauru.pdf33004056079P02571977671030681Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-18T06:15:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102021Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:04:42.637418Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional |
title |
Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional |
spellingShingle |
Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional Sutil, Noemi [UNESP] Fisica - Formação de professores Pratica de ensino Physics teacher's education |
title_short |
Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional |
title_full |
Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional |
title_fullStr |
Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional |
title_full_unstemmed |
Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional |
title_sort |
Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional |
author |
Sutil, Noemi [UNESP] |
author_facet |
Sutil, Noemi [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sutil, Noemi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisica - Formação de professores Pratica de ensino Physics teacher's education |
topic |
Fisica - Formação de professores Pratica de ensino Physics teacher's education |
description |
Este trabalho apresenta características e considerações de pesquisa de doutorado em Educação para a Ciência do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru/SP. A referida pesquisa constituiu-se no contexto de um processo de problematização da prática educacional em física no Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Estaudal Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Ilha Solteira/SP, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2008. O objetivo dessa investigação foi analisar processos de negociação vivenciados em uma concepção de formação de professores como ação dialógica - Paulo Freire - e ação comunicativa - Jürgen Habermas. A tese defendida se refere à formação para negociações como viabilizadora de reação às invasões do sistema no mundo da vida - formação de cultura, sociedade e personalidade. A concepção de pesquisa utilizada é a investigação-ação educacional de perspectiva emancipatória, em abordagem etnográfica. Os dados são construídos por registros escritos em Diário de Campo; transcrições de gravações em áudio; trabalhos escritos elaborados pelos alunos de graduação; registrosm comentários e fóruns interativos interativos por meio da internet; textos de e-mails; entrevista, documentos oficiais relativos ao referido curso de graduação. Os procedimentos para análise de dados constituíram-se com base nos pressupostos de ação dialógica e comunicativa, de investiga-ação educacional de perspectiva emancipatória, de referenciais sobre negociações, análise de conteúdo, estudo analítico de discursos e textos argumentativos. A análise de negociações foi realizada considerando: negociadores e instâncias de comunicação; indicadores, elementos e fases... |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-28 2014-06-11T19:31:41Z 2014-06-11T19:31:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SUTIL, Noemi. Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional. 2011. 228 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. http://hdl.handle.net/11449/102021 000651145 sutil_n_dr_bauru.pdf 33004056079P0 2571977671030681 |
identifier_str_mv |
SUTIL, Noemi. Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional. 2011. 228 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. 000651145 sutil_n_dr_bauru.pdf 33004056079P0 2571977671030681 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
228 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128890897432576 |