Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sutil, Noemi [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102021
Resumo: Este trabalho apresenta características e considerações de pesquisa de doutorado em Educação para a Ciência do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru/SP. A referida pesquisa constituiu-se no contexto de um processo de problematização da prática educacional em física no Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Estaudal Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Ilha Solteira/SP, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2008. O objetivo dessa investigação foi analisar processos de negociação vivenciados em uma concepção de formação de professores como ação dialógica - Paulo Freire - e ação comunicativa - Jürgen Habermas. A tese defendida se refere à formação para negociações como viabilizadora de reação às invasões do sistema no mundo da vida - formação de cultura, sociedade e personalidade. A concepção de pesquisa utilizada é a investigação-ação educacional de perspectiva emancipatória, em abordagem etnográfica. Os dados são construídos por registros escritos em Diário de Campo; transcrições de gravações em áudio; trabalhos escritos elaborados pelos alunos de graduação; registrosm comentários e fóruns interativos interativos por meio da internet; textos de e-mails; entrevista, documentos oficiais relativos ao referido curso de graduação. Os procedimentos para análise de dados constituíram-se com base nos pressupostos de ação dialógica e comunicativa, de investiga-ação educacional de perspectiva emancipatória, de referenciais sobre negociações, análise de conteúdo, estudo analítico de discursos e textos argumentativos. A análise de negociações foi realizada considerando: negociadores e instâncias de comunicação; indicadores, elementos e fases...
id UNSP_3bf7805cc68cc55d276565988051da38
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102021
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacionalFisica - Formação de professoresPratica de ensinoPhysics teacher's educationEste trabalho apresenta características e considerações de pesquisa de doutorado em Educação para a Ciência do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru/SP. A referida pesquisa constituiu-se no contexto de um processo de problematização da prática educacional em física no Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Estaudal Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Ilha Solteira/SP, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2008. O objetivo dessa investigação foi analisar processos de negociação vivenciados em uma concepção de formação de professores como ação dialógica - Paulo Freire - e ação comunicativa - Jürgen Habermas. A tese defendida se refere à formação para negociações como viabilizadora de reação às invasões do sistema no mundo da vida - formação de cultura, sociedade e personalidade. A concepção de pesquisa utilizada é a investigação-ação educacional de perspectiva emancipatória, em abordagem etnográfica. Os dados são construídos por registros escritos em Diário de Campo; transcrições de gravações em áudio; trabalhos escritos elaborados pelos alunos de graduação; registrosm comentários e fóruns interativos interativos por meio da internet; textos de e-mails; entrevista, documentos oficiais relativos ao referido curso de graduação. Os procedimentos para análise de dados constituíram-se com base nos pressupostos de ação dialógica e comunicativa, de investiga-ação educacional de perspectiva emancipatória, de referenciais sobre negociações, análise de conteúdo, estudo analítico de discursos e textos argumentativos. A análise de negociações foi realizada considerando: negociadores e instâncias de comunicação; indicadores, elementos e fases...In this work it has been presented some research characteristics and considerations concerning Education for Science doctor degree, at Education for Science Post Graduation Programme - São Paulo State University - UNESP - Bauru Campus/SP. This research has been developed in the context of an educational practice problem-posing process, at Physics 'teachers' education course, at São Paulo University - UNESP - Ilha Solteira Campus/SP, in the period of the years 2007 and 2008. This investigation aimed to analyze negotiation processes in the developing of a teacher's education conception as dialog action - Paulo Freire - and communicative action - Jürgen Habermas. The thesis in defense concerns to the formation for negotiations as a way to make possible the reaction against systemic invasions in the life world - formation of culture, society and personality. The research conception in the educational action research concept is the educational action research in an emancipatory way, with ethnographic approach. Data are constituted by: written records in Field Diary; audio records transcriptions; written records, comments and forums; e-mail texts; interview; teachers' education course oficial documents. Data analysis procedures were accomphished in the basis of dialogic and communicative action research in an emancipatory way, negociation theory, content analysis, analytical study of argumentative texts and discourses. Negotiation analysis has been accomplished by talking into account: negotiators and communicative spaces; negotiation indicators, elements and phases. Denouncement constitute discussions concerning: systemic invasion in the world of life, highlighting expertise culture and rationallity toward the ends; formation, highlighting dialogical, communicative contexts... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sutil, Noemi [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2011-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis228 f. : il.application/pdfSUTIL, Noemi. Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional. 2011. 228 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102021000651145sutil_n_dr_bauru.pdf33004056079P02571977671030681Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-18T06:15:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102021Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:04:42.637418Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional
title Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional
spellingShingle Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional
Sutil, Noemi [UNESP]
Fisica - Formação de professores
Pratica de ensino
Physics teacher's education
title_short Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional
title_full Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional
title_fullStr Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional
title_full_unstemmed Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional
title_sort Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional
author Sutil, Noemi [UNESP]
author_facet Sutil, Noemi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sutil, Noemi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fisica - Formação de professores
Pratica de ensino
Physics teacher's education
topic Fisica - Formação de professores
Pratica de ensino
Physics teacher's education
description Este trabalho apresenta características e considerações de pesquisa de doutorado em Educação para a Ciência do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru/SP. A referida pesquisa constituiu-se no contexto de um processo de problematização da prática educacional em física no Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Estaudal Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Ilha Solteira/SP, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2008. O objetivo dessa investigação foi analisar processos de negociação vivenciados em uma concepção de formação de professores como ação dialógica - Paulo Freire - e ação comunicativa - Jürgen Habermas. A tese defendida se refere à formação para negociações como viabilizadora de reação às invasões do sistema no mundo da vida - formação de cultura, sociedade e personalidade. A concepção de pesquisa utilizada é a investigação-ação educacional de perspectiva emancipatória, em abordagem etnográfica. Os dados são construídos por registros escritos em Diário de Campo; transcrições de gravações em áudio; trabalhos escritos elaborados pelos alunos de graduação; registrosm comentários e fóruns interativos interativos por meio da internet; textos de e-mails; entrevista, documentos oficiais relativos ao referido curso de graduação. Os procedimentos para análise de dados constituíram-se com base nos pressupostos de ação dialógica e comunicativa, de investiga-ação educacional de perspectiva emancipatória, de referenciais sobre negociações, análise de conteúdo, estudo analítico de discursos e textos argumentativos. A análise de negociações foi realizada considerando: negociadores e instâncias de comunicação; indicadores, elementos e fases...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-28
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SUTIL, Noemi. Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional. 2011. 228 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102021
000651145
sutil_n_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2571977671030681
identifier_str_mv SUTIL, Noemi. Negociações na formação de professores de Física: construções conjuntas e resolução de conflitos em problematização da prática educacional. 2011. 228 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000651145
sutil_n_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2571977671030681
url http://hdl.handle.net/11449/102021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 228 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128890897432576