A contação de histórias: acesso à cultura lúdica pelos caminhos da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pescarollo, Vanessa Marinho Cunha
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255401
Resumo: A criança tem na infância o primeiro momento de distanciamento da convivência basicamente familiar para a instituição pública de socialização: a escola. Tais espaços possibilitam a vivência em situações de pertencimento nas rotinas compartilhadas com outras crianças e adultos. Sendo assim, ela tem os contatos iniciais com a educação sistematizada e planejada, em que a mediação e o trabalho do professor se tornam diferenciais para o desenvolvimento integral infantil. Nesse contexto, as brincadeiras e interações se destacam como eixos estruturantes do trabalho pedagógico; do mesmo modo, vale ressaltar o papel fundamental da ludicidade em interlocução com as múltiplas linguagens da arte nas propostas de ações com crianças de 4 e 5 anos, focos deste estudo. Essas ações são potencializadoras de aprendizagem, do desenvolvimento e da inserção na cultura. Nesse sentido, como propor ações planejadas, desenvolvidas, registradas, analisadas e avaliadas para que ocorram intervenções pedagógicas por meio da contação de histórias com o fito de promover o acesso e a participação das crianças à cultura e à arte? Assim, o objetivo desta pesquisa é propor, desenvolver, analisar e avaliar intervenções pedagógicas por meio da contação de histórias para o acesso à cultura lúdica pelos caminhos da arte. Adotou-se, como abordagem, a metodologia de pesquisa qualitativa, um estudo de caso, com etapas de investigação referencial do objeto de pesquisa, que permitiu a elaboração dos instrumentos de coleta e tratamento dos dados coletados com crianças e professores de uma escola de Educação Infantil do interior de São Paulo. A contação de história foi o fio condutor das ações realizadas para a aproximação e o levantamento de dados com as crianças, pois ela permite a interatividade, ludicidade, fantasia do real e reiteração. A hipótese pré-concebida era de que as ações com a arte ocorriam como função secundária e em descompasso com o que é mais característico da infância, a ludicidade. A partir dessa verificação, propõem-se ações de arte e de ludicidade por meio de “A pequena artista – audiolivro”, através do qual espera-se que os professores encontrem apoio e respaldo para as suas ações cotidianas na elaboração de rotinas mais significativas que agreguem mais vivências às crianças, apoiando seu desenvolvimento nos aspectos físico, cognitivo, motor, afetivo e psicológico, ou seja de forma global.
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Nesse contexto, as brincadeiras e interações se destacam como eixos estruturantes do trabalho pedagógico; do mesmo modo, vale ressaltar o papel fundamental da ludicidade em interlocução com as múltiplas linguagens da arte nas propostas de ações com crianças de 4 e 5 anos, focos deste estudo. Essas ações são potencializadoras de aprendizagem, do desenvolvimento e da inserção na cultura. Nesse sentido, como propor ações planejadas, desenvolvidas, registradas, analisadas e avaliadas para que ocorram intervenções pedagógicas por meio da contação de histórias com o fito de promover o acesso e a participação das crianças à cultura e à arte? Assim, o objetivo desta pesquisa é propor, desenvolver, analisar e avaliar intervenções pedagógicas por meio da contação de histórias para o acesso à cultura lúdica pelos caminhos da arte. Adotou-se, como abordagem, a metodologia de pesquisa qualitativa, um estudo de caso, com etapas de investigação referencial do objeto de pesquisa, que permitiu a elaboração dos instrumentos de coleta e tratamento dos dados coletados com crianças e professores de uma escola de Educação Infantil do interior de São Paulo. A contação de história foi o fio condutor das ações realizadas para a aproximação e o levantamento de dados com as crianças, pois ela permite a interatividade, ludicidade, fantasia do real e reiteração. A hipótese pré-concebida era de que as ações com a arte ocorriam como função secundária e em descompasso com o que é mais característico da infância, a ludicidade. A partir dessa verificação, propõem-se ações de arte e de ludicidade por meio de “A pequena artista – audiolivro”, através do qual espera-se que os professores encontrem apoio e respaldo para as suas ações cotidianas na elaboração de rotinas mais significativas que agreguem mais vivências às crianças, apoiando seu desenvolvimento nos aspectos físico, cognitivo, motor, afetivo e psicológico, ou seja de forma global.The child experiences in childhood the first moment of distancing from the primarily family-based environment to the public institution of socialization: school. These spaces allow for the experience of belonging in shared routines with other children and adults. Thus, they have initial contact with systematic and planned education, where the mediation and work of the teacher become crucial for the holistic development of the child. In this context, play and interactions stand out as structuring axes of pedagogical work; likewise, it is worth emphasizing the fundamental role of playfulness in dialogue with the multiple languages of art in proposals for actions with 4 and 5year-old children, the focus of this study. These actions enhance learning, development, and cultural inclusion. In this sense, how can we propose planned, developed, documented, analyzed, and evaluated actions to enable pedagogical interventions through storytelling aimed at promoting children's access to culture and art? Therefore, the objective of this research is to propose, develop, analyze, and evaluate pedagogical interventions through storytelling for access to playful culture through the paths of art. The chosen approach was qualitative research methodology, a case study, with stages of investigation related to the research object, allowing for the development of data collection instruments and data treatment with children and teachers from a Early Childhood Education school in the interior of São Paulo. Storytelling was the guiding thread of the actions carried out for the approach and data collection with the children, as it allows for interactivity, playfulness, fantasy of the real, and reiteration. The preconceived hypothesis was that actions with art occurred as a secondary function and out of sync with what is most characteristic of childhood, playfulness. Based on this verification, actions of art and playfulness are proposed through "The Little Artist - audiobook", through which it is hoped that teachers find support and endorsement for their daily actions in creating more meaningful routines that add more experiences to the children, supporting their development in physical, cognitive, motor, affective, and psychological aspects, in other words, holistically.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]Pescarollo, Vanessa Marinho Cunha2024-04-30T12:01:56Z2024-04-30T12:01:56Z2024-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPescarollo, Vanessa Marinho Cunha. A contação de histórias: o acesso à cultura lúdica pelos caminhos da arte. Orientadora: Maria do Carmo Monteiro Kobayashi. 2024. 108 f. 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