Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Violim da [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148688
Resumo: A pesquisa desenvolvida teve como objetivo identificar, registrar, descrever e analisar o estudo e a aplicabilidade de ações lúdicas e artísticas, na Educação Infantil, que desafiem e apoiem os processos de apropriação das práticas sociais do letramento na primeira infância. Sua execução foi por meio de pesquisa qualitativa, um estudo de caso, no qual foi apresentado o cenário histórico da infância e Educação Infantil no Brasil; as relações, implicações e diferenças entre os processos de letramento social e alfabetização e suas aproximações com a ludicidade e as múltiplas linguagens da criança de Educação Infantil. A bibliografia pesquisada orientou a elaboração dos instrumentos de coleta, registro e análises dos dados de campo. Foram sujeitos desta pesquisa oito professoras de uma escola municipal de Educação Infantil do interior de São Paulo. Os dados analisados apontam que há um trabalho que atende às especificidades das crianças de Educação Infantil, ainda que sem um aporte teórico que dê continuidade e aprofundamento das ações de letramento social e do uso da ludicidade e das múltiplas linguagens. A pesquisa culminou com a elaboração de um Livro Ilustrado como produto final apresentado em resposta ao Mestrado Profissional.
id UNSP_442ceb7b54e815194b4091f8af755579
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148688
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infânciaMultiple languages and playfulness in the child education: ways that empower the social literacy in the first childhoodEducação infantilLetramento socialMúltiplas linguagensLudicidadePlayfullEarly childhood educationSocial literacyMultiple languagesLudicityA pesquisa desenvolvida teve como objetivo identificar, registrar, descrever e analisar o estudo e a aplicabilidade de ações lúdicas e artísticas, na Educação Infantil, que desafiem e apoiem os processos de apropriação das práticas sociais do letramento na primeira infância. Sua execução foi por meio de pesquisa qualitativa, um estudo de caso, no qual foi apresentado o cenário histórico da infância e Educação Infantil no Brasil; as relações, implicações e diferenças entre os processos de letramento social e alfabetização e suas aproximações com a ludicidade e as múltiplas linguagens da criança de Educação Infantil. A bibliografia pesquisada orientou a elaboração dos instrumentos de coleta, registro e análises dos dados de campo. Foram sujeitos desta pesquisa oito professoras de uma escola municipal de Educação Infantil do interior de São Paulo. Os dados analisados apontam que há um trabalho que atende às especificidades das crianças de Educação Infantil, ainda que sem um aporte teórico que dê continuidade e aprofundamento das ações de letramento social e do uso da ludicidade e das múltiplas linguagens. A pesquisa culminou com a elaboração de um Livro Ilustrado como produto final apresentado em resposta ao Mestrado Profissional.The aim of the research was to identify, record, describe and analyze the study and applicability of playful and artistic actions in Early Childhood Education that challenge and support the processes of appropriation of social practices of literacy in early childhood. Its execution was through a qualitative research, a case study, in which it was presented the historical scenario of childhood and Early Childhood Education in Brazil; The relationships, implications and differences between the processes of social literacy and literacy and their approaches to playfulness and the multiple languages of children in Early Childhood Education. The bibliography researched guided the elaboration of the instruments for collecting, recording and analyzing the field data. Eight female teachers of a municipal school of Early Childhood Education in the interior of São Paulo were subjected to this research. The data analyzed indicate that there is a work that attends to the specifics of children in Early Childhood Education, although without a theoretical contribution that gives continuity and deepening of the actions of social literacy and the use of playfulness and multiple languages. The research culminated in the elaboration of an Illustrated Book as final product presented in response to the Professional Master's Degree.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Daniela Violim da [UNESP]2017-02-03T18:01:49Z2017-02-03T18:01:49Z2016-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14868800087944033004056091P08897176542462072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-04T06:12:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148688Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:27:08.324423Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância
Multiple languages and playfulness in the child education: ways that empower the social literacy in the first childhood
title Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância
spellingShingle Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância
Silva, Daniela Violim da [UNESP]
Educação infantil
Letramento social
Múltiplas linguagens
Ludicidade
Playfull
Early childhood education
Social literacy
Multiple languages
Ludicity
title_short Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância
title_full Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância
title_fullStr Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância
title_full_unstemmed Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância
title_sort Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância
author Silva, Daniela Violim da [UNESP]
author_facet Silva, Daniela Violim da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Violim da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Letramento social
Múltiplas linguagens
Ludicidade
Playfull
Early childhood education
Social literacy
Multiple languages
Ludicity
topic Educação infantil
Letramento social
Múltiplas linguagens
Ludicidade
Playfull
Early childhood education
Social literacy
Multiple languages
Ludicity
description A pesquisa desenvolvida teve como objetivo identificar, registrar, descrever e analisar o estudo e a aplicabilidade de ações lúdicas e artísticas, na Educação Infantil, que desafiem e apoiem os processos de apropriação das práticas sociais do letramento na primeira infância. Sua execução foi por meio de pesquisa qualitativa, um estudo de caso, no qual foi apresentado o cenário histórico da infância e Educação Infantil no Brasil; as relações, implicações e diferenças entre os processos de letramento social e alfabetização e suas aproximações com a ludicidade e as múltiplas linguagens da criança de Educação Infantil. A bibliografia pesquisada orientou a elaboração dos instrumentos de coleta, registro e análises dos dados de campo. Foram sujeitos desta pesquisa oito professoras de uma escola municipal de Educação Infantil do interior de São Paulo. Os dados analisados apontam que há um trabalho que atende às especificidades das crianças de Educação Infantil, ainda que sem um aporte teórico que dê continuidade e aprofundamento das ações de letramento social e do uso da ludicidade e das múltiplas linguagens. A pesquisa culminou com a elaboração de um Livro Ilustrado como produto final apresentado em resposta ao Mestrado Profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
2017-02-03T18:01:49Z
2017-02-03T18:01:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/148688
000879440
33004056091P0
8897176542462072
url http://hdl.handle.net/11449/148688
identifier_str_mv 000879440
33004056091P0
8897176542462072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129071418179584