Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/148688 |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida teve como objetivo identificar, registrar, descrever e analisar o estudo e a aplicabilidade de ações lúdicas e artísticas, na Educação Infantil, que desafiem e apoiem os processos de apropriação das práticas sociais do letramento na primeira infância. Sua execução foi por meio de pesquisa qualitativa, um estudo de caso, no qual foi apresentado o cenário histórico da infância e Educação Infantil no Brasil; as relações, implicações e diferenças entre os processos de letramento social e alfabetização e suas aproximações com a ludicidade e as múltiplas linguagens da criança de Educação Infantil. A bibliografia pesquisada orientou a elaboração dos instrumentos de coleta, registro e análises dos dados de campo. Foram sujeitos desta pesquisa oito professoras de uma escola municipal de Educação Infantil do interior de São Paulo. Os dados analisados apontam que há um trabalho que atende às especificidades das crianças de Educação Infantil, ainda que sem um aporte teórico que dê continuidade e aprofundamento das ações de letramento social e do uso da ludicidade e das múltiplas linguagens. A pesquisa culminou com a elaboração de um Livro Ilustrado como produto final apresentado em resposta ao Mestrado Profissional. |
id |
UNSP_442ceb7b54e815194b4091f8af755579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148688 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infânciaMultiple languages and playfulness in the child education: ways that empower the social literacy in the first childhoodEducação infantilLetramento socialMúltiplas linguagensLudicidadePlayfullEarly childhood educationSocial literacyMultiple languagesLudicityA pesquisa desenvolvida teve como objetivo identificar, registrar, descrever e analisar o estudo e a aplicabilidade de ações lúdicas e artísticas, na Educação Infantil, que desafiem e apoiem os processos de apropriação das práticas sociais do letramento na primeira infância. Sua execução foi por meio de pesquisa qualitativa, um estudo de caso, no qual foi apresentado o cenário histórico da infância e Educação Infantil no Brasil; as relações, implicações e diferenças entre os processos de letramento social e alfabetização e suas aproximações com a ludicidade e as múltiplas linguagens da criança de Educação Infantil. A bibliografia pesquisada orientou a elaboração dos instrumentos de coleta, registro e análises dos dados de campo. Foram sujeitos desta pesquisa oito professoras de uma escola municipal de Educação Infantil do interior de São Paulo. Os dados analisados apontam que há um trabalho que atende às especificidades das crianças de Educação Infantil, ainda que sem um aporte teórico que dê continuidade e aprofundamento das ações de letramento social e do uso da ludicidade e das múltiplas linguagens. A pesquisa culminou com a elaboração de um Livro Ilustrado como produto final apresentado em resposta ao Mestrado Profissional.The aim of the research was to identify, record, describe and analyze the study and applicability of playful and artistic actions in Early Childhood Education that challenge and support the processes of appropriation of social practices of literacy in early childhood. Its execution was through a qualitative research, a case study, in which it was presented the historical scenario of childhood and Early Childhood Education in Brazil; The relationships, implications and differences between the processes of social literacy and literacy and their approaches to playfulness and the multiple languages of children in Early Childhood Education. The bibliography researched guided the elaboration of the instruments for collecting, recording and analyzing the field data. Eight female teachers of a municipal school of Early Childhood Education in the interior of São Paulo were subjected to this research. The data analyzed indicate that there is a work that attends to the specifics of children in Early Childhood Education, although without a theoretical contribution that gives continuity and deepening of the actions of social literacy and the use of playfulness and multiple languages. The research culminated in the elaboration of an Illustrated Book as final product presented in response to the Professional Master's Degree.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Daniela Violim da [UNESP]2017-02-03T18:01:49Z2017-02-03T18:01:49Z2016-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14868800087944033004056091P08897176542462072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-04T06:12:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148688Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:27:08.324423Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância Multiple languages and playfulness in the child education: ways that empower the social literacy in the first childhood |
title |
Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância |
spellingShingle |
Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância Silva, Daniela Violim da [UNESP] Educação infantil Letramento social Múltiplas linguagens Ludicidade Playfull Early childhood education Social literacy Multiple languages Ludicity |
title_short |
Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância |
title_full |
Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância |
title_fullStr |
Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância |
title_full_unstemmed |
Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância |
title_sort |
Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância |
author |
Silva, Daniela Violim da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Daniela Violim da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Violim da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Letramento social Múltiplas linguagens Ludicidade Playfull Early childhood education Social literacy Multiple languages Ludicity |
topic |
Educação infantil Letramento social Múltiplas linguagens Ludicidade Playfull Early childhood education Social literacy Multiple languages Ludicity |
description |
A pesquisa desenvolvida teve como objetivo identificar, registrar, descrever e analisar o estudo e a aplicabilidade de ações lúdicas e artísticas, na Educação Infantil, que desafiem e apoiem os processos de apropriação das práticas sociais do letramento na primeira infância. Sua execução foi por meio de pesquisa qualitativa, um estudo de caso, no qual foi apresentado o cenário histórico da infância e Educação Infantil no Brasil; as relações, implicações e diferenças entre os processos de letramento social e alfabetização e suas aproximações com a ludicidade e as múltiplas linguagens da criança de Educação Infantil. A bibliografia pesquisada orientou a elaboração dos instrumentos de coleta, registro e análises dos dados de campo. Foram sujeitos desta pesquisa oito professoras de uma escola municipal de Educação Infantil do interior de São Paulo. Os dados analisados apontam que há um trabalho que atende às especificidades das crianças de Educação Infantil, ainda que sem um aporte teórico que dê continuidade e aprofundamento das ações de letramento social e do uso da ludicidade e das múltiplas linguagens. A pesquisa culminou com a elaboração de um Livro Ilustrado como produto final apresentado em resposta ao Mestrado Profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-22 2017-02-03T18:01:49Z 2017-02-03T18:01:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/148688 000879440 33004056091P0 8897176542462072 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/148688 |
identifier_str_mv |
000879440 33004056091P0 8897176542462072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129071418179584 |