Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Isabela [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155682
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-07-12/000888172.pdf
Resumo: Due to market changes that are happening there is an increasing need for constant innovation on micro and small enterpreneurs. Taking this into consideration, the goal of this study is to reflect upon the relationship that exists between strategic planning and communication to the creation of innovation in micro and small enterpreneurs. The chosen methodology to accomplish this goal comprises a bibliographical research as well na applied survey results, it has been possible to identify that, in most of the case, micro and small enterpreneurs understand that strategic planning as well as communication is important to create innovation, although they cannot to implement them on their daily basis
id UNSP_3c8b0124f30621fb98b933b291117688
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155682
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresasComunicaçãoPlanejamento estratégicoDesenvolvimento organizacionalConcorrênciaStrategic planningDue to market changes that are happening there is an increasing need for constant innovation on micro and small enterpreneurs. Taking this into consideration, the goal of this study is to reflect upon the relationship that exists between strategic planning and communication to the creation of innovation in micro and small enterpreneurs. The chosen methodology to accomplish this goal comprises a bibliographical research as well na applied survey results, it has been possible to identify that, in most of the case, micro and small enterpreneurs understand that strategic planning as well as communication is important to create innovation, although they cannot to implement them on their daily basisCom as mudanças que estão acontecendo no mercado, as micro e pequenas empresas precisam inovar cada vez mais. Por isso, o objetivo desse estudo é refletir a relação que existe entre o planejamento estratégico e a comunicação para a geração de inovação em micro e pequenas empresas (MPEs). A metodologia escolhida para atender a esse objetivo compreende uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa aplicada com 12 micro e pequenas empresas de Bauru. Com os resultados da pesquisa foi possível identificar que, em sua grande maioria, os micro e pequenos empresários entendem que o planejamento estratégico e a comunicação são importantes para a geração de inovação, porém não conseguem implementá-los no seu cotidianoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Porém, Maria Eugênia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalheiro, Isabela [UNESP]2018-08-30T18:22:42Z2018-08-30T18:22:42Z2017-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis86 p.application/pdfCAVALHEIRO, Isabela. Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas. 2016. 86 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155682000888172http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-07-12/000888172.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:18:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155682Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:08:33.435387Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas
title Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas
spellingShingle Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas
Cavalheiro, Isabela [UNESP]
Comunicação
Planejamento estratégico
Desenvolvimento organizacional
Concorrência
Strategic planning
title_short Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas
title_full Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas
title_fullStr Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas
title_full_unstemmed Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas
title_sort Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas
author Cavalheiro, Isabela [UNESP]
author_facet Cavalheiro, Isabela [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porém, Maria Eugênia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalheiro, Isabela [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Planejamento estratégico
Desenvolvimento organizacional
Concorrência
Strategic planning
topic Comunicação
Planejamento estratégico
Desenvolvimento organizacional
Concorrência
Strategic planning
description Due to market changes that are happening there is an increasing need for constant innovation on micro and small enterpreneurs. Taking this into consideration, the goal of this study is to reflect upon the relationship that exists between strategic planning and communication to the creation of innovation in micro and small enterpreneurs. The chosen methodology to accomplish this goal comprises a bibliographical research as well na applied survey results, it has been possible to identify that, in most of the case, micro and small enterpreneurs understand that strategic planning as well as communication is important to create innovation, although they cannot to implement them on their daily basis
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-06
2018-08-30T18:22:42Z
2018-08-30T18:22:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALHEIRO, Isabela. Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas. 2016. 86 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155682
000888172
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-07-12/000888172.pdf
identifier_str_mv CAVALHEIRO, Isabela. Planejamento estratégico, inovação e comunicação em micro e pequenas empresas. 2016. 86 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.
000888172
url http://hdl.handle.net/11449/155682
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-07-12/000888172.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 86 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129165363249152