Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181530 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise dos conceitos de formação e semiformação na coletânea Educação e Emancipação de Theodor W. Adorno. O conceito de formação (Bildung) e semiformação (Halbbildung) são centrais em seus escritos educacionais e possuem grande relevância dada a sua contribuição para pensar a educação contemporânea. Em seus textos educacionais, Adorno apresenta uma reflexão crítica da sociedade vislumbrando as contradições imanentes ao progresso da razão, porque na ânsia de uma razão instrumental que a tudo visa dominar, na realidade promove a opressão e destruição da experiência formativa, num processo que articula progresso e regressão à barbárie. A educação permeada pelos interesses de uma adequação do sujeito a ordem vigente, representa uma danificação formativa que coloca em xeque a experiência dos indivíduos, condicionando-os a desarticular os aspectos subjetivos que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da formação baseada na crítica da semiformação. |
id |
UNSP_3d7f885aab792faa332010e9a13fdd55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181530 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárieEducation for the elderly: a pedagogy against barbarismFormação (bildung)SemiformaçãoTeoria críticaTheodor AdornoFormation (bildung)SemiformationCritical theoryEsta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise dos conceitos de formação e semiformação na coletânea Educação e Emancipação de Theodor W. Adorno. O conceito de formação (Bildung) e semiformação (Halbbildung) são centrais em seus escritos educacionais e possuem grande relevância dada a sua contribuição para pensar a educação contemporânea. Em seus textos educacionais, Adorno apresenta uma reflexão crítica da sociedade vislumbrando as contradições imanentes ao progresso da razão, porque na ânsia de uma razão instrumental que a tudo visa dominar, na realidade promove a opressão e destruição da experiência formativa, num processo que articula progresso e regressão à barbárie. A educação permeada pelos interesses de uma adequação do sujeito a ordem vigente, representa uma danificação formativa que coloca em xeque a experiência dos indivíduos, condicionando-os a desarticular os aspectos subjetivos que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da formação baseada na crítica da semiformação.The objective of this research is to analyze the concepts of formation and semiformation in the collection Education and Emancipation by Theodor W. Adorno. The concept of formation (Bildung) and semiformation (Halbbildung) are central in his educational writings and have major relevance given its contribution to thinking contemporary education. In his educational texts, Adorno presents a critical reflection on society gleaming on imanent contradictions of the reasoning process, because in the craving for an instrumental reasoning which aims at domination, in reality it promotes the oppression and destruction of the formative experience, in a process which articulates the progress and regression to barbarism. The education permeated by the interest of making a subject fit in the current order, represents a formative damage which calls into question the individuals' experience, conditioning them to disarticulate the subjective aspects which make possible the effective emancipatory formation based on a criticism of semiformation.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Gabriel Lujan [UNESP]2019-04-15T17:28:07Z2019-04-15T17:28:07Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18153000091514133004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:08:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181530Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie Education for the elderly: a pedagogy against barbarism |
title |
Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie |
spellingShingle |
Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie Pereira, Gabriel Lujan [UNESP] Formação (bildung) Semiformação Teoria crítica Theodor Adorno Formation (bildung) Semiformation Critical theory |
title_short |
Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie |
title_full |
Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie |
title_fullStr |
Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie |
title_full_unstemmed |
Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie |
title_sort |
Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie |
author |
Pereira, Gabriel Lujan [UNESP] |
author_facet |
Pereira, Gabriel Lujan [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Gabriel Lujan [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação (bildung) Semiformação Teoria crítica Theodor Adorno Formation (bildung) Semiformation Critical theory |
topic |
Formação (bildung) Semiformação Teoria crítica Theodor Adorno Formation (bildung) Semiformation Critical theory |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise dos conceitos de formação e semiformação na coletânea Educação e Emancipação de Theodor W. Adorno. O conceito de formação (Bildung) e semiformação (Halbbildung) são centrais em seus escritos educacionais e possuem grande relevância dada a sua contribuição para pensar a educação contemporânea. Em seus textos educacionais, Adorno apresenta uma reflexão crítica da sociedade vislumbrando as contradições imanentes ao progresso da razão, porque na ânsia de uma razão instrumental que a tudo visa dominar, na realidade promove a opressão e destruição da experiência formativa, num processo que articula progresso e regressão à barbárie. A educação permeada pelos interesses de uma adequação do sujeito a ordem vigente, representa uma danificação formativa que coloca em xeque a experiência dos indivíduos, condicionando-os a desarticular os aspectos subjetivos que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da formação baseada na crítica da semiformação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-15T17:28:07Z 2019-04-15T17:28:07Z 2019-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181530 000915141 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181530 |
identifier_str_mv |
000915141 33004110040P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128113546100736 |