Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gabriel Lujan [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181530
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise dos conceitos de formação e semiformação na coletânea Educação e Emancipação de Theodor W. Adorno. O conceito de formação (Bildung) e semiformação (Halbbildung) são centrais em seus escritos educacionais e possuem grande relevância dada a sua contribuição para pensar a educação contemporânea. Em seus textos educacionais, Adorno apresenta uma reflexão crítica da sociedade vislumbrando as contradições imanentes ao progresso da razão, porque na ânsia de uma razão instrumental que a tudo visa dominar, na realidade promove a opressão e destruição da experiência formativa, num processo que articula progresso e regressão à barbárie. A educação permeada pelos interesses de uma adequação do sujeito a ordem vigente, representa uma danificação formativa que coloca em xeque a experiência dos indivíduos, condicionando-os a desarticular os aspectos subjetivos que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da formação baseada na crítica da semiformação.
id UNSP_3d7f885aab792faa332010e9a13fdd55
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181530
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárieEducation for the elderly: a pedagogy against barbarismFormação (bildung)SemiformaçãoTeoria críticaTheodor AdornoFormation (bildung)SemiformationCritical theoryEsta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise dos conceitos de formação e semiformação na coletânea Educação e Emancipação de Theodor W. Adorno. O conceito de formação (Bildung) e semiformação (Halbbildung) são centrais em seus escritos educacionais e possuem grande relevância dada a sua contribuição para pensar a educação contemporânea. Em seus textos educacionais, Adorno apresenta uma reflexão crítica da sociedade vislumbrando as contradições imanentes ao progresso da razão, porque na ânsia de uma razão instrumental que a tudo visa dominar, na realidade promove a opressão e destruição da experiência formativa, num processo que articula progresso e regressão à barbárie. A educação permeada pelos interesses de uma adequação do sujeito a ordem vigente, representa uma danificação formativa que coloca em xeque a experiência dos indivíduos, condicionando-os a desarticular os aspectos subjetivos que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da formação baseada na crítica da semiformação.The objective of this research is to analyze the concepts of formation and semiformation in the collection Education and Emancipation by Theodor W. Adorno. The concept of formation (Bildung) and semiformation (Halbbildung) are central in his educational writings and have major relevance given its contribution to thinking contemporary education. In his educational texts, Adorno presents a critical reflection on society gleaming on imanent contradictions of the reasoning process, because in the craving for an instrumental reasoning which aims at domination, in reality it promotes the oppression and destruction of the formative experience, in a process which articulates the progress and regression to barbarism. The education permeated by the interest of making a subject fit in the current order, represents a formative damage which calls into question the individuals' experience, conditioning them to disarticulate the subjective aspects which make possible the effective emancipatory formation based on a criticism of semiformation.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Gabriel Lujan [UNESP]2019-04-15T17:28:07Z2019-04-15T17:28:07Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18153000091514133004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:08:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181530Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie
Education for the elderly: a pedagogy against barbarism
title Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie
spellingShingle Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie
Pereira, Gabriel Lujan [UNESP]
Formação (bildung)
Semiformação
Teoria crítica
Theodor Adorno
Formation (bildung)
Semiformation
Critical theory
title_short Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie
title_full Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie
title_fullStr Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie
title_full_unstemmed Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie
title_sort Educação para a maioridade: uma pedagogia contra a barbárie
author Pereira, Gabriel Lujan [UNESP]
author_facet Pereira, Gabriel Lujan [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gabriel Lujan [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação (bildung)
Semiformação
Teoria crítica
Theodor Adorno
Formation (bildung)
Semiformation
Critical theory
topic Formação (bildung)
Semiformação
Teoria crítica
Theodor Adorno
Formation (bildung)
Semiformation
Critical theory
description Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise dos conceitos de formação e semiformação na coletânea Educação e Emancipação de Theodor W. Adorno. O conceito de formação (Bildung) e semiformação (Halbbildung) são centrais em seus escritos educacionais e possuem grande relevância dada a sua contribuição para pensar a educação contemporânea. Em seus textos educacionais, Adorno apresenta uma reflexão crítica da sociedade vislumbrando as contradições imanentes ao progresso da razão, porque na ânsia de uma razão instrumental que a tudo visa dominar, na realidade promove a opressão e destruição da experiência formativa, num processo que articula progresso e regressão à barbárie. A educação permeada pelos interesses de uma adequação do sujeito a ordem vigente, representa uma danificação formativa que coloca em xeque a experiência dos indivíduos, condicionando-os a desarticular os aspectos subjetivos que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da formação baseada na crítica da semiformação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15T17:28:07Z
2019-04-15T17:28:07Z
2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181530
000915141
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/181530
identifier_str_mv 000915141
33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128113546100736