O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Tatiana Andrade [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136543
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-15/000860343.pdf
Resumo: This work's aim was to verify the contributions of educational games usage as a teaching resource in alphabetization and literacy process during elementary school initial years. For this, there was a bibliographical survey on the topic, identifying Brazilian publishing on articles, dissertations and theses over the last ten years and what were the possibilities to use this feature of offering a more meaningful and playful learning to students, ensuring their learning processes. The results indicate that, although there are several themes that address the game and learning, there is little published concerning game and literacy. Overall, it is possible to affirm that games are features that enable the learning of reading and writing in early literacy process. Therefore, it is reiterated that games constitute resources that enable learning in the early literacy process and constitutes in a different activity, which mobilizes the child in a playful dimension to learning
id UNSP_3dae5cc4ece29194b073de61becbea68
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136543
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básicaAlfabetizaçãoEnsino - Meios auxiliaresJogosEnsino fundamentalAprendizagemThis work's aim was to verify the contributions of educational games usage as a teaching resource in alphabetization and literacy process during elementary school initial years. For this, there was a bibliographical survey on the topic, identifying Brazilian publishing on articles, dissertations and theses over the last ten years and what were the possibilities to use this feature of offering a more meaningful and playful learning to students, ensuring their learning processes. The results indicate that, although there are several themes that address the game and learning, there is little published concerning game and literacy. Overall, it is possible to affirm that games are features that enable the learning of reading and writing in early literacy process. Therefore, it is reiterated that games constitute resources that enable learning in the early literacy process and constitutes in a different activity, which mobilizes the child in a playful dimension to learningEste trabalho objetivou verificar quais as contribuições da utilização dos jogos pedagógicos, enquanto recurso didático, para o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, identificando publicações brasileiras de artigos, dissertações e teses nos últimos dez anos e quais as possibilidades do uso deste recurso no sentido de oferecer uma aprendizagem mais significativa e lúdica aos alunos, assegurando seus processos de aprendizagem. Os resultados indicam que, embora existam diversas temáticas que abordem a relação do jogo e a aprendizagem, há poucas publicações referentes ao jogo e à alfabetização. De modo geral, é possível afirmar que os jogos são recursos que possibilitam a aprendizagem da leitura e escrita no processo de alfabetização inicial. Sendo assim, reitera-se que os jogos constituem-se recursos que viabilizam a aprendizagem no processo de alfabetização inicial e que se constituem em uma atividade diferenciada, que mobiliza na criança a dimensão lúdica do aprenderUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Tatiana Andrade [UNESP]2016-04-01T17:53:30Z2016-04-01T17:53:30Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfFERNANDES, Tatiana Andrade. O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica. 2015. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/136543000860343http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-15/000860343.pdf5060520291120371Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T06:05:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136543Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:47:54.912197Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica
title O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica
spellingShingle O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica
Fernandes, Tatiana Andrade [UNESP]
Alfabetização
Ensino - Meios auxiliares
Jogos
Ensino fundamental
Aprendizagem
title_short O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica
title_full O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica
title_fullStr O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica
title_full_unstemmed O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica
title_sort O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica
author Fernandes, Tatiana Andrade [UNESP]
author_facet Fernandes, Tatiana Andrade [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andréia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Tatiana Andrade [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ensino - Meios auxiliares
Jogos
Ensino fundamental
Aprendizagem
topic Alfabetização
Ensino - Meios auxiliares
Jogos
Ensino fundamental
Aprendizagem
description This work's aim was to verify the contributions of educational games usage as a teaching resource in alphabetization and literacy process during elementary school initial years. For this, there was a bibliographical survey on the topic, identifying Brazilian publishing on articles, dissertations and theses over the last ten years and what were the possibilities to use this feature of offering a more meaningful and playful learning to students, ensuring their learning processes. The results indicate that, although there are several themes that address the game and learning, there is little published concerning game and literacy. Overall, it is possible to affirm that games are features that enable the learning of reading and writing in early literacy process. Therefore, it is reiterated that games constitute resources that enable learning in the early literacy process and constitutes in a different activity, which mobilizes the child in a playful dimension to learning
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-01T17:53:30Z
2016-04-01T17:53:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Tatiana Andrade. O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica. 2015. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/136543
000860343
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-15/000860343.pdf
5060520291120371
identifier_str_mv FERNANDES, Tatiana Andrade. O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica. 2015. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000860343
5060520291120371
url http://hdl.handle.net/11449/136543
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-15/000860343.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128564135985152