Educação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Simone Sendin Moreira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3517
http://hdl.handle.net/11449/124737
Resumo: Early this century, several crises are intertwined and the environmental crisis is the most global of them all. In this context, emerged as an environmental education learn to overcome the crisis. This article aims to discuss the ideas of biology teachers in the city of Piracicaba-SP on Environmental Education and from there to reflect on the theme of inclusion in the initial training of teachers. The methodology used a structured questionnaire-based instrument VOSTS (Views on Science-Technology-Society), produced by Aikenhead and Ryan (1992) and the data were analyzed qualitatively. The results indicate that the biology teachers surveyed still have a naive conception of environmental education and training courses need to commit to structural and curricular changes that make the effective insertion of the subject in teacher training in the region studied.
id UNSP_3df49387c30c71e937e1f460e85d96d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124737
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SPEnvironmental crisisEnvironmental educationTeacher trainingCrise ambientalEducação ambientalFormação de professoresEarly this century, several crises are intertwined and the environmental crisis is the most global of them all. In this context, emerged as an environmental education learn to overcome the crisis. This article aims to discuss the ideas of biology teachers in the city of Piracicaba-SP on Environmental Education and from there to reflect on the theme of inclusion in the initial training of teachers. The methodology used a structured questionnaire-based instrument VOSTS (Views on Science-Technology-Society), produced by Aikenhead and Ryan (1992) and the data were analyzed qualitatively. The results indicate that the biology teachers surveyed still have a naive conception of environmental education and training courses need to commit to structural and curricular changes that make the effective insertion of the subject in teacher training in the region studied.Nesse início de século XXI, várias crises se entrelaçam e a crise ambiental é a mais planetária de todas elas. Nesse contexto a Educação Ambiental surge como um saber para superar a crise. O presente artigo teve como objetivo discutir as ideias dos professores de Biologia do município de Piracicaba/SP sobre Educação Ambiental e a partir disso refletir sobre a inserção da temática na formação inicial desses professores. A metodologia utilizou um questionário estruturado baseado no instrumento VOSTS (Views on Science-Technology-Society), produzido por Aikenhead y Ryan (1992) e os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que os professores de biologia entrevistados ainda tem uma concepção ingênua sobre a Educação Ambiental e que os cursos de formação inicial precisam se comprometer com mudanças estruturais e curriculares que façam a inserção efetiva da temática na formação dos professores da região estudada.Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências BiológicasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Federal de Goiás (UFG)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Simone Sendin MoreiraInforsato, Edson do Carmo [UNESP]2015-07-15T18:27:36Z2015-07-15T18:27:36Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article315-329application/pdfhttp://www.seer.furg.br/remea/article/view/3517Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 25, p. 315-329, 2010.1517-1256http://hdl.handle.net/11449/124737ISSN1517-1256-2010-25-315-329.pdf7923096242704670000-0003-1939-3580Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124737Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-10T18:53:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SP
title Educação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SP
spellingShingle Educação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SP
Guimarães, Simone Sendin Moreira
Environmental crisis
Environmental education
Teacher training
Crise ambiental
Educação ambiental
Formação de professores
title_short Educação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SP
title_full Educação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SP
title_fullStr Educação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SP
title_full_unstemmed Educação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SP
title_sort Educação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SP
author Guimarães, Simone Sendin Moreira
author_facet Guimarães, Simone Sendin Moreira
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
author_role author
author2 Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Simone Sendin Moreira
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental crisis
Environmental education
Teacher training
Crise ambiental
Educação ambiental
Formação de professores
topic Environmental crisis
Environmental education
Teacher training
Crise ambiental
Educação ambiental
Formação de professores
description Early this century, several crises are intertwined and the environmental crisis is the most global of them all. In this context, emerged as an environmental education learn to overcome the crisis. This article aims to discuss the ideas of biology teachers in the city of Piracicaba-SP on Environmental Education and from there to reflect on the theme of inclusion in the initial training of teachers. The methodology used a structured questionnaire-based instrument VOSTS (Views on Science-Technology-Society), produced by Aikenhead and Ryan (1992) and the data were analyzed qualitatively. The results indicate that the biology teachers surveyed still have a naive conception of environmental education and training courses need to commit to structural and curricular changes that make the effective insertion of the subject in teacher training in the region studied.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-07-15T18:27:36Z
2015-07-15T18:27:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3517
Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 25, p. 315-329, 2010.
1517-1256
http://hdl.handle.net/11449/124737
ISSN1517-1256-2010-25-315-329.pdf
792309624270467
0000-0003-1939-3580
url http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3517
http://hdl.handle.net/11449/124737
identifier_str_mv Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 25, p. 315-329, 2010.
1517-1256
ISSN1517-1256-2010-25-315-329.pdf
792309624270467
0000-0003-1939-3580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 315-329
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045560284872704