A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Simone Sendin Moreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300016
http://hdl.handle.net/11449/6379
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar as percepções dos professores de Biologia do município de Piracicaba, SP, e dos alunos concluintes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em relação à presença da Educação Ambiental em sua formação inicial, a fim de discutir a inserção da temática na universidade em geral e, especificamente, na licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa na universidade e nas licenciaturas em Ciências Biológicas para que os profissionais formados possam atuar, efetivamente, na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável.
id UNSP_8b214f83714ac9b58cf6f157eb627b03
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/6379
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questãoThe perception of the teacher of biology and its formation: environmental education in questionFormação de professoresEducação AmbientalEnsino de BiologiaEnsino SuperiorTeacher trainingEnvironmental educationBiology teachingHigher educationO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar as percepções dos professores de Biologia do município de Piracicaba, SP, e dos alunos concluintes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em relação à presença da Educação Ambiental em sua formação inicial, a fim de discutir a inserção da temática na universidade em geral e, especificamente, na licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa na universidade e nas licenciaturas em Ciências Biológicas para que os profissionais formados possam atuar, efetivamente, na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável.The article shows the results of a survey aimed at identifying the perceptions of Biology teachers from Piracicaba, SP, and of graduating Biological Sciences students. The presence of environmental education in their initial training is investigated in order to discuss the introduction of the theme at the university in general and specifically in the Biological Sciences. The results indicate that the biology teachers still need more critical environmental education training and this training, from a complex perspective, needs to be intense in order that degreed professionals can effectively act in civic education for a more sustainable society.Universidade Federal de Goiás (UFG) Instituto de Ciências BiológicasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Federal de Goiás (UFG)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Simone Sendin MoreiraInforsato, Edson do Carmo [UNESP]2014-05-20T13:21:57Z2014-05-20T13:21:57Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article737-754application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300016Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/637910.1590/S1516-73132012000300016S1516-73132012000300016S1516-73132012000300016.pdf0792309624270467SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6379Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:17:44.681625Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão
The perception of the teacher of biology and its formation: environmental education in question
title A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão
spellingShingle A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão
Guimarães, Simone Sendin Moreira
Formação de professores
Educação Ambiental
Ensino de Biologia
Ensino Superior
Teacher training
Environmental education
Biology teaching
Higher education
title_short A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão
title_full A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão
title_fullStr A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão
title_full_unstemmed A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão
title_sort A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão
author Guimarães, Simone Sendin Moreira
author_facet Guimarães, Simone Sendin Moreira
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
author_role author
author2 Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Simone Sendin Moreira
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação Ambiental
Ensino de Biologia
Ensino Superior
Teacher training
Environmental education
Biology teaching
Higher education
topic Formação de professores
Educação Ambiental
Ensino de Biologia
Ensino Superior
Teacher training
Environmental education
Biology teaching
Higher education
description O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar as percepções dos professores de Biologia do município de Piracicaba, SP, e dos alunos concluintes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em relação à presença da Educação Ambiental em sua formação inicial, a fim de discutir a inserção da temática na universidade em geral e, especificamente, na licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa na universidade e nas licenciaturas em Ciências Biológicas para que os profissionais formados possam atuar, efetivamente, na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
2014-05-20T13:21:57Z
2014-05-20T13:21:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300016
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/6379
10.1590/S1516-73132012000300016
S1516-73132012000300016
S1516-73132012000300016.pdf
0792309624270467
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300016
http://hdl.handle.net/11449/6379
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012.
1516-7313
10.1590/S1516-73132012000300016
S1516-73132012000300016
S1516-73132012000300016.pdf
0792309624270467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 737-754
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128630415425536