Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/121658 |
Resumo: | Escolher uma profissão e pensar sobre a inserção no mundo do trabalho tem se tornado tarefa cada vez mais difícil para os jovens. Vários são os fatores que podem influenciar na decisão como: as características pessoais, habilidades específicas em determinada área, o contexto histórico e o ambiente sociocultural em que o indivíduo vive, entre outros (GATTI, 2009). A decisão de uma profissão irá influenciar de forma direta ou indireta sua vida financeira, pessoal, familiar, entre outras áreas. (SANTOS, 2005). Dentre as diversas profissões existentes, no presente trabalho destacaremos a carreira docente, tendo como objetivos: 1. Investigar junto aos alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Rio Claro as razões para a escolha da docência como profissão e; 2. Identificar no âmbito desse curso os dilemas e as perspectivas que são apontadas por esses estudantes no universo de sua formação e futura profissão. Optamos pela pesquisa qualitativa, tendo como paradigma o construtivismo social, pois parte-se do pressuposto de que as pessoas agem em função de seus valores, crenças, sentimentos e percepções. Na coleta de dados utilizamos como instrumentos o questionário, a entrevista semiestruturada e análise de conteúdo no tratamento dos dados, tendo como participantes 60 estudantes de Pedagogia na aplicação do questionário e 12 participantes escolhidos para a entrevista, sendo três discentes de cada ano). Entre os resultados encontrados observamos a forte influência que a família, os professores e a escola desempenham no jovem que está em processo de decisão profissional. Em relação a escolha do curso de Pedagogia, vimos que a motivação principal apontada pelos estudantes ficou no campo da satisfação pessoal, o gostar da profissão/área da educação apesar dos autores apontarem a docência como sendo pouco atrativa pelos jovens por diversos fatores... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) |
id |
UNSP_3e76b83d0368f80efb817ab30cf6442a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/121658 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissionalProfessores - FormaçãoLicenciaturaInteresse profissionalOrientação profissionalRio Claro (SP)Escolher uma profissão e pensar sobre a inserção no mundo do trabalho tem se tornado tarefa cada vez mais difícil para os jovens. Vários são os fatores que podem influenciar na decisão como: as características pessoais, habilidades específicas em determinada área, o contexto histórico e o ambiente sociocultural em que o indivíduo vive, entre outros (GATTI, 2009). A decisão de uma profissão irá influenciar de forma direta ou indireta sua vida financeira, pessoal, familiar, entre outras áreas. (SANTOS, 2005). Dentre as diversas profissões existentes, no presente trabalho destacaremos a carreira docente, tendo como objetivos: 1. Investigar junto aos alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Rio Claro as razões para a escolha da docência como profissão e; 2. Identificar no âmbito desse curso os dilemas e as perspectivas que são apontadas por esses estudantes no universo de sua formação e futura profissão. Optamos pela pesquisa qualitativa, tendo como paradigma o construtivismo social, pois parte-se do pressuposto de que as pessoas agem em função de seus valores, crenças, sentimentos e percepções. Na coleta de dados utilizamos como instrumentos o questionário, a entrevista semiestruturada e análise de conteúdo no tratamento dos dados, tendo como participantes 60 estudantes de Pedagogia na aplicação do questionário e 12 participantes escolhidos para a entrevista, sendo três discentes de cada ano). Entre os resultados encontrados observamos a forte influência que a família, os professores e a escola desempenham no jovem que está em processo de decisão profissional. Em relação a escolha do curso de Pedagogia, vimos que a motivação principal apontada pelos estudantes ficou no campo da satisfação pessoal, o gostar da profissão/área da educação apesar dos autores apontarem a docência como sendo pouco atrativa pelos jovens por diversos fatores... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Cyrino, Marina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valério, Camila [UNESP]2015-03-23T15:29:36Z2015-03-23T15:29:36Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfVALÉRIO, Camila. Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional. 2012. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/121658000716191valerio_c_tcc_rcla.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:09:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121658Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:54:49.409010Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional |
title |
Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional |
spellingShingle |
Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional Valério, Camila [UNESP] Professores - Formação Licenciatura Interesse profissional Orientação profissional Rio Claro (SP) |
title_short |
Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional |
title_full |
Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional |
title_fullStr |
Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional |
title_full_unstemmed |
Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional |
title_sort |
Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional |
author |
Valério, Camila [UNESP] |
author_facet |
Valério, Camila [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza Neto, Samuel de [UNESP] Cyrino, Marina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valério, Camila [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Licenciatura Interesse profissional Orientação profissional Rio Claro (SP) |
topic |
Professores - Formação Licenciatura Interesse profissional Orientação profissional Rio Claro (SP) |
description |
Escolher uma profissão e pensar sobre a inserção no mundo do trabalho tem se tornado tarefa cada vez mais difícil para os jovens. Vários são os fatores que podem influenciar na decisão como: as características pessoais, habilidades específicas em determinada área, o contexto histórico e o ambiente sociocultural em que o indivíduo vive, entre outros (GATTI, 2009). A decisão de uma profissão irá influenciar de forma direta ou indireta sua vida financeira, pessoal, familiar, entre outras áreas. (SANTOS, 2005). Dentre as diversas profissões existentes, no presente trabalho destacaremos a carreira docente, tendo como objetivos: 1. Investigar junto aos alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Rio Claro as razões para a escolha da docência como profissão e; 2. Identificar no âmbito desse curso os dilemas e as perspectivas que são apontadas por esses estudantes no universo de sua formação e futura profissão. Optamos pela pesquisa qualitativa, tendo como paradigma o construtivismo social, pois parte-se do pressuposto de que as pessoas agem em função de seus valores, crenças, sentimentos e percepções. Na coleta de dados utilizamos como instrumentos o questionário, a entrevista semiestruturada e análise de conteúdo no tratamento dos dados, tendo como participantes 60 estudantes de Pedagogia na aplicação do questionário e 12 participantes escolhidos para a entrevista, sendo três discentes de cada ano). Entre os resultados encontrados observamos a forte influência que a família, os professores e a escola desempenham no jovem que está em processo de decisão profissional. Em relação a escolha do curso de Pedagogia, vimos que a motivação principal apontada pelos estudantes ficou no campo da satisfação pessoal, o gostar da profissão/área da educação apesar dos autores apontarem a docência como sendo pouco atrativa pelos jovens por diversos fatores... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-03-23T15:29:36Z 2015-03-23T15:29:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALÉRIO, Camila. Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional. 2012. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/121658 000716191 valerio_c_tcc_rcla.pdf 7352600571268275 |
identifier_str_mv |
VALÉRIO, Camila. Atratividade da carreira docente no curso de licenciatura em pedagogia: dilemas, escolhas e inserção profissional. 2012. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. 000716191 valerio_c_tcc_rcla.pdf 7352600571268275 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/121658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
76 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128435900383232 |