Um estudo dos avanços conceituais dos estudantes sobre calor e temperatura decorrentes da aplicação de uma estratégia de ensino inspirada na teoria de Lakatos
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/reiec/article/view/7411 http://hdl.handle.net/11449/134427 |
Resumo: | We report here a study about the application of a formal teaching strategy about heat and temperature concepts applied among high school students. The strategy belongs to a research trend which deals with epistemological analogies and has an innovative character related to the students’ preparation for rational debates between conceptions and/or rival theories, using didactical rational reconstruction (DRR) which aims to help scientific concepts rational learning. We investigate the outcomes of this preparation and students’ conceptual development, analyzed through a qualitative-interpretative methodological approach. |
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Um estudo dos avanços conceituais dos estudantes sobre calor e temperatura decorrentes da aplicação de uma estratégia de ensino inspirada na teoria de LakatosA study about students’ conceptual development on heath and temperature due to the application of a teaching strategy inspired by Lakatos’ theoryPhysics teachingTeaching strategiesHeath and temperatureRational learningHistory and philosophy of scienceDidactical rational reconstructionEnsino de FísicaEstratégias de ensinoDistinção entre calor e temperaturaHistória e Filosofia da CiênciaReconstrução racional didaticaWe report here a study about the application of a formal teaching strategy about heat and temperature concepts applied among high school students. The strategy belongs to a research trend which deals with epistemological analogies and has an innovative character related to the students’ preparation for rational debates between conceptions and/or rival theories, using didactical rational reconstruction (DRR) which aims to help scientific concepts rational learning. We investigate the outcomes of this preparation and students’ conceptual development, analyzed through a qualitative-interpretative methodological approach.Relata-se aqui um estudo sobre a aplicação de uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos no ensino formal dos conceitos de calor e temperatura em estudantes do ensino médio. A estratégia pertence a uma linha de investigação que realiza analogias epistemológicas e tem um caráter inovador, relacionado à preparação do estudante para debates racionais entre concepções e/ou teorias rivais por meio de uma Reconstrução Racional Didática (RRD) que visa auxiliar o aprendizado racional de conceitos científicos. Investiga-se os resultados dessa preparação juntamente com os avanços conceituais dos estudantes, analisados por uma metodologia de cunho qualitativo-interpretativo.Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina, Londrina – PR, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Londrina (UEL)Silva, Osmar Henrique Moura daNardi, Roberto [UNESP]Laburú, Carlos Eduardo2016-03-02T12:56:40Z2016-03-02T12:56:40Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-19application/pdfhttp://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/reiec/article/view/7411Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 5, n. 1, p. 1-19, 2010.1850-6666http://hdl.handle.net/11449/134427ISSN1850-6666-2010-05-01-01-19.pdf444994778347494576085314160033238367071137356627Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Electrónica de Investigación en Educación en Cienciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134427Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:44.737768Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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