A desintegração do sujeito feminino em A redoma de vidro, de Sylvia Plath

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertacini, Vanessa Cezarin [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154858
Resumo: Sylvia Plath é uma escritora norte-americana do século XX conhecida principalmente por sua poesia e por seu suicídio precoce. Em 1963, ela publica seu único romance, A redoma de vidro [The Bell Jar], em que narra a história de Esther Greenwood, jovem americana da década de 1950 que se encontra em um caminho de autoaniquilação ao se deparar com as regras sociais impostas pela ideologia patriarcal, a qual tenta impedi-la de assumir seu eu verdadeiro e desenvolver todas as suas potencialidades. O objetivo deste trabalho é entender de que forma a autora, por meio da atualização do conceito de subtexto de autoria feminina para o século XX, utiliza a temática da desintegração do sujeito feminino como estratégia de resistência ao patriarcado. Para tanto, utilizam-se os escritos de Virginia Woolf sobre o ideal do Anjo do Lar, presentes em seu ensaio “Professions for Women” (1942); de Gilbert e Gubar sobre a literatura de autoria feminina, retirados de sua obra The Madwoman in the Attic (1979); e de Elaine Showalter sobre o discurso de duas vozes empreendido pelas mulheres autoras, presentes em seus ensaios “Towards a Feminist Poetics” (1979) e “A crítica feminista no território selvagem” (1981). A partir da análise do romance, busca-se mostrar de que forma Plath denuncia os efeitos devastadores da ideologia patriarcal sobre o corpo e a mente das mulheres.
id UNSP_3f1a1fe3e504a989c842bc16beb6b034
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154858
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A desintegração do sujeito feminino em A redoma de vidro, de Sylvia PlathThe disintegration of the feminine subject in The Bell Jar, by Sylvia PlathSylvia PlathA redoma de vidroFeminismoDesintegraçãoSubtextoSylvia Plath é uma escritora norte-americana do século XX conhecida principalmente por sua poesia e por seu suicídio precoce. Em 1963, ela publica seu único romance, A redoma de vidro [The Bell Jar], em que narra a história de Esther Greenwood, jovem americana da década de 1950 que se encontra em um caminho de autoaniquilação ao se deparar com as regras sociais impostas pela ideologia patriarcal, a qual tenta impedi-la de assumir seu eu verdadeiro e desenvolver todas as suas potencialidades. O objetivo deste trabalho é entender de que forma a autora, por meio da atualização do conceito de subtexto de autoria feminina para o século XX, utiliza a temática da desintegração do sujeito feminino como estratégia de resistência ao patriarcado. Para tanto, utilizam-se os escritos de Virginia Woolf sobre o ideal do Anjo do Lar, presentes em seu ensaio “Professions for Women” (1942); de Gilbert e Gubar sobre a literatura de autoria feminina, retirados de sua obra The Madwoman in the Attic (1979); e de Elaine Showalter sobre o discurso de duas vozes empreendido pelas mulheres autoras, presentes em seus ensaios “Towards a Feminist Poetics” (1979) e “A crítica feminista no território selvagem” (1981). A partir da análise do romance, busca-se mostrar de que forma Plath denuncia os efeitos devastadores da ideologia patriarcal sobre o corpo e a mente das mulheres.Sylvia Plath is a twentieth-century North-American writer, mainly known by her poetry and her early suicide. In 1963, she publishes her only novel, The Bell Jar, in which she tells the story of Esther Greenwood, a young American woman from the 1950’s who finds herself in a self-annihilation path when confronted by the social rules imposed by the patriarchal ideology, which tries to stop her from assuming her true self and developing all her potentialities. The aim of this work is to understand in what way the writer, through the actualization of the concept of subtext in female authorship to the twentieth century, employs the theme of female subject disintegration as a resistance strategy to patriarchy. For this purpose, we use Virginia Woolf’s writings on the Angel in the House’s ideal, from her essay “Professions for Women” (1942); Gilbert and Gubar’s writings on the literature of female authorship, from their work The Madwoman in the Attic (1979); and Elaine Showalter’s writings on the double-voiced discourse employed by women writers, from her essays “Towards a Feminist Poetics” (1979), and “Feminism Criticism in the Wilderness” (1981). From the analysis of the novel, we aim to show in which way Plath exposes the devastating effects of the patriarchal ideology on women’s bodies and minds.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertacini, Vanessa Cezarin [UNESP]2018-08-15T11:22:51Z2018-08-15T11:22:51Z2018-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15485800090694433004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:26:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154858Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:26:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A desintegração do sujeito feminino em A redoma de vidro, de Sylvia Plath
The disintegration of the feminine subject in The Bell Jar, by Sylvia Plath
title A desintegração do sujeito feminino em A redoma de vidro, de Sylvia Plath
spellingShingle A desintegração do sujeito feminino em A redoma de vidro, de Sylvia Plath
Bertacini, Vanessa Cezarin [UNESP]
Sylvia Plath
A redoma de vidro
Feminismo
Desintegração
Subtexto
title_short A desintegração do sujeito feminino em A redoma de vidro, de Sylvia Plath
title_full A desintegração do sujeito feminino em A redoma de vidro, de Sylvia Plath
title_fullStr A desintegração do sujeito feminino em A redoma de vidro, de Sylvia Plath
title_full_unstemmed A desintegração do sujeito feminino em A redoma de vidro, de Sylvia Plath
title_sort A desintegração do sujeito feminino em A redoma de vidro, de Sylvia Plath
author Bertacini, Vanessa Cezarin [UNESP]
author_facet Bertacini, Vanessa Cezarin [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertacini, Vanessa Cezarin [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sylvia Plath
A redoma de vidro
Feminismo
Desintegração
Subtexto
topic Sylvia Plath
A redoma de vidro
Feminismo
Desintegração
Subtexto
description Sylvia Plath é uma escritora norte-americana do século XX conhecida principalmente por sua poesia e por seu suicídio precoce. Em 1963, ela publica seu único romance, A redoma de vidro [The Bell Jar], em que narra a história de Esther Greenwood, jovem americana da década de 1950 que se encontra em um caminho de autoaniquilação ao se deparar com as regras sociais impostas pela ideologia patriarcal, a qual tenta impedi-la de assumir seu eu verdadeiro e desenvolver todas as suas potencialidades. O objetivo deste trabalho é entender de que forma a autora, por meio da atualização do conceito de subtexto de autoria feminina para o século XX, utiliza a temática da desintegração do sujeito feminino como estratégia de resistência ao patriarcado. Para tanto, utilizam-se os escritos de Virginia Woolf sobre o ideal do Anjo do Lar, presentes em seu ensaio “Professions for Women” (1942); de Gilbert e Gubar sobre a literatura de autoria feminina, retirados de sua obra The Madwoman in the Attic (1979); e de Elaine Showalter sobre o discurso de duas vozes empreendido pelas mulheres autoras, presentes em seus ensaios “Towards a Feminist Poetics” (1979) e “A crítica feminista no território selvagem” (1981). A partir da análise do romance, busca-se mostrar de que forma Plath denuncia os efeitos devastadores da ideologia patriarcal sobre o corpo e a mente das mulheres.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-15T11:22:51Z
2018-08-15T11:22:51Z
2018-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154858
000906944
33004030016P0
url http://hdl.handle.net/11449/154858
identifier_str_mv 000906944
33004030016P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045218331656192