Por que ensinar arte na escola?: um percurso histórico-crítico acerca das metodologias de ensino de arte no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirai, Bruna Beatriz de Sales [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238282
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, realiza um percurso materialista histórico dialético acerca das relações entre educação, sociedade e ensino de arte na escola. Apresenta-se um estudo crítico acerca da presença das pedagogias tradicional, nova e tecnicista em práticas e metodologias de ensino de arte, que se deram entre os séculos XIX e XX. Com isso, intenta-se investigar o caráter ideológico de tais perspectivas pedagógicas, a partir da compreensão da escola enquanto um Aparelho Ideológico de Estado. Por fim, tendo como interesse compreender o potencial crítico e revolucionário do ensino de arte na escola, sem perder de vista a presença de determinações sociais na prática educativa, propõe-se um aprofundamento teórico e prático acerca das relações entre arte, educação e sociedade, a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, concepção que surge no Brasil na década de 80. A fundamentação teórica central corresponde à textos e livros dos/das seguintes autores/as: Ana Mae Barbosa, Demerval Saviani, Maria Heloisa Correa de Toledo Ferraz, Maria Ferreira de Rezende Fusari e Louis Althusser.
id UNSP_3f480903e4b87fd853bb13b456a2449b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238282
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Por que ensinar arte na escola?: um percurso histórico-crítico acerca das metodologias de ensino de arte no BrasilWhy teach art at school?: a historical-critical journey about art teaching methodologies in BrazilArte - Estudo e ensinoSociologia educacionalArtes e sociedadeEnsino - MetodologiaEste trabalho de conclusão de curso, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, realiza um percurso materialista histórico dialético acerca das relações entre educação, sociedade e ensino de arte na escola. Apresenta-se um estudo crítico acerca da presença das pedagogias tradicional, nova e tecnicista em práticas e metodologias de ensino de arte, que se deram entre os séculos XIX e XX. Com isso, intenta-se investigar o caráter ideológico de tais perspectivas pedagógicas, a partir da compreensão da escola enquanto um Aparelho Ideológico de Estado. Por fim, tendo como interesse compreender o potencial crítico e revolucionário do ensino de arte na escola, sem perder de vista a presença de determinações sociais na prática educativa, propõe-se um aprofundamento teórico e prático acerca das relações entre arte, educação e sociedade, a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, concepção que surge no Brasil na década de 80. A fundamentação teórica central corresponde à textos e livros dos/das seguintes autores/as: Ana Mae Barbosa, Demerval Saviani, Maria Heloisa Correa de Toledo Ferraz, Maria Ferreira de Rezende Fusari e Louis Althusser.This course conclusion work, through a bibliographical and documental research, carries out a dialectical historical materialist course about the relations between education and society in the structuring of art education, within the scope of Brazilian school systems. A critical study is presented about the presence of traditional, new and technicist educacional methods in art teaching practices that took place between the 19th and 20th centuries. Furthermore, it intends to investigate the ideological character of these pedagogical perspectives, from the understanding of the school as an Ideological State Apparatus. Finally, with the interest of understanding the critical and revolutionary potential of art teaching at school, without losing sight of the presence of social determinations in educational practice, a theoretical and practical deepening of the relationship between art, education and society is proposed. based on the contributions of historical-critical pedagogy, a concept that emerged in Brazil in the 1980s. The central theoretical foundation corresponds to texts and books by the following authors: Ana Mae Barbosa, Demerval Saviani, Maria Heloisa Correa de Toledo Ferraz, Maria Ferreira de Rezende Fusari and Louis Althusser.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hirai, Bruna Beatriz de Sales [UNESP]2022-12-19T12:39:19Z2022-12-19T12:39:19Z2022-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:15:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238282Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:19:40.478004Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que ensinar arte na escola?: um percurso histórico-crítico acerca das metodologias de ensino de arte no Brasil
Why teach art at school?: a historical-critical journey about art teaching methodologies in Brazil
title Por que ensinar arte na escola?: um percurso histórico-crítico acerca das metodologias de ensino de arte no Brasil
spellingShingle Por que ensinar arte na escola?: um percurso histórico-crítico acerca das metodologias de ensino de arte no Brasil
Hirai, Bruna Beatriz de Sales [UNESP]
Arte - Estudo e ensino
Sociologia educacional
Artes e sociedade
Ensino - Metodologia
title_short Por que ensinar arte na escola?: um percurso histórico-crítico acerca das metodologias de ensino de arte no Brasil
title_full Por que ensinar arte na escola?: um percurso histórico-crítico acerca das metodologias de ensino de arte no Brasil
title_fullStr Por que ensinar arte na escola?: um percurso histórico-crítico acerca das metodologias de ensino de arte no Brasil
title_full_unstemmed Por que ensinar arte na escola?: um percurso histórico-crítico acerca das metodologias de ensino de arte no Brasil
title_sort Por que ensinar arte na escola?: um percurso histórico-crítico acerca das metodologias de ensino de arte no Brasil
author Hirai, Bruna Beatriz de Sales [UNESP]
author_facet Hirai, Bruna Beatriz de Sales [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bredariolli, Rita Luciana [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirai, Bruna Beatriz de Sales [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Sociologia educacional
Artes e sociedade
Ensino - Metodologia
topic Arte - Estudo e ensino
Sociologia educacional
Artes e sociedade
Ensino - Metodologia
description Este trabalho de conclusão de curso, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, realiza um percurso materialista histórico dialético acerca das relações entre educação, sociedade e ensino de arte na escola. Apresenta-se um estudo crítico acerca da presença das pedagogias tradicional, nova e tecnicista em práticas e metodologias de ensino de arte, que se deram entre os séculos XIX e XX. Com isso, intenta-se investigar o caráter ideológico de tais perspectivas pedagógicas, a partir da compreensão da escola enquanto um Aparelho Ideológico de Estado. Por fim, tendo como interesse compreender o potencial crítico e revolucionário do ensino de arte na escola, sem perder de vista a presença de determinações sociais na prática educativa, propõe-se um aprofundamento teórico e prático acerca das relações entre arte, educação e sociedade, a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, concepção que surge no Brasil na década de 80. A fundamentação teórica central corresponde à textos e livros dos/das seguintes autores/as: Ana Mae Barbosa, Demerval Saviani, Maria Heloisa Correa de Toledo Ferraz, Maria Ferreira de Rezende Fusari e Louis Althusser.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T12:39:19Z
2022-12-19T12:39:19Z
2022-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238282
url http://hdl.handle.net/11449/238282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129309487923200