Conhecimentos de licenciandos em Ciências Biológicas sobre o processo de humanização e suas concepções de mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pressato, Daiany
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192219
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar relações entre os conhecimentos sobre o ser humano e as concepções de mundo dos licenciandos em Ciências Biológicas, tendo em vista a relação dialética estabelecida entre indivíduo-sociedade. A partir dos questionamentos: 1. Quais concepções estes licenciandos possuem sobre o ser humano? 2. Quais tipos de conhecimentos auxiliam na formação destas concepções? 3. Como estes conhecimentos se relacionam com as concepções de mundo destes estudantes? Dois instrumentos de coleta de dados foram desenvolvidos (questionário e entrevista) com o objetivo de apreender as determinações gerais e particulares dos licenciandos acerca das relações descritas. No total, 55 estudantes de três turmas de uma universidade estadual pública responderam ao questionário e quatro deles participaram da entrevista após contato. Os fundamentos filosóficos formadores das concepções dos licenciandos foram: idealismo, materialismo, concepções transcendentais, ontologia, epistemologia, sujeito abstrato, sujeito concreto, lógica formal e lógica dialética. Além destes, os conceitos de classe e de práxis foram utilizados para constituir a concepção de mundo dos licenciandos, tendo em vista o referencial ontológico do materialismo histórico dialético adotado na pesquisa. Assim, a partir deste referencial, as múltiplas determinações contraditórias do objeto (ser humano) foram utilizadas para a análise das relações dialéticas presentes nas concepções de mundo dos licenciandos, sendo elas: sujeito x objeto; objetivação x apropriação; teleologia x causalidade; humanização x alienação. Os licenciandos em Ciências Biológicas, a partir da especificidade de sua formação apresentaram influências (das teorias evolutivas, principalmente, do conceito de adaptação) para explicar a relação do homem na natureza, naturalizando, assim, o ser social. Foi possível diferenciar dois modelos de concepções de mundo – um formal e outro dialético – o primeiro, não concebia o trabalho enquanto categoria central para o salto ontológico do ser social. Já, o segundo modelo o fazia porque se apropriou deste conhecimento durante, sobretudo, as disciplinas pedagógicas. Dessa maneira, ao se identificarem com as teorias pedagógicas, possuíam uma perspectiva diretiva do ensino, ao contrário do modelo formal, pautado na perspectiva não-diretiva, interacionista e naturalizante o do ser social.
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Dois instrumentos de coleta de dados foram desenvolvidos (questionário e entrevista) com o objetivo de apreender as determinações gerais e particulares dos licenciandos acerca das relações descritas. No total, 55 estudantes de três turmas de uma universidade estadual pública responderam ao questionário e quatro deles participaram da entrevista após contato. Os fundamentos filosóficos formadores das concepções dos licenciandos foram: idealismo, materialismo, concepções transcendentais, ontologia, epistemologia, sujeito abstrato, sujeito concreto, lógica formal e lógica dialética. Além destes, os conceitos de classe e de práxis foram utilizados para constituir a concepção de mundo dos licenciandos, tendo em vista o referencial ontológico do materialismo histórico dialético adotado na pesquisa. Assim, a partir deste referencial, as múltiplas determinações contraditórias do objeto (ser humano) foram utilizadas para a análise das relações dialéticas presentes nas concepções de mundo dos licenciandos, sendo elas: sujeito x objeto; objetivação x apropriação; teleologia x causalidade; humanização x alienação. Os licenciandos em Ciências Biológicas, a partir da especificidade de sua formação apresentaram influências (das teorias evolutivas, principalmente, do conceito de adaptação) para explicar a relação do homem na natureza, naturalizando, assim, o ser social. Foi possível diferenciar dois modelos de concepções de mundo – um formal e outro dialético – o primeiro, não concebia o trabalho enquanto categoria central para o salto ontológico do ser social. Já, o segundo modelo o fazia porque se apropriou deste conhecimento durante, sobretudo, as disciplinas pedagógicas. Dessa maneira, ao se identificarem com as teorias pedagógicas, possuíam uma perspectiva diretiva do ensino, ao contrário do modelo formal, pautado na perspectiva não-diretiva, interacionista e naturalizante o do ser social.This research aimed to analyze the knowledges about the human being and their relations with the world views of Biological Sciences undergraduates. The relationships were analyzed by a dialectical perspective of individual-society. From the concerns: 1. What conceptions these students have about the human being? 2. What types of knowledge helps them form these conceptions? 3. How these knowledges relate with the world views these students carry? Two data collection instruments were developed (questionnaire and interview) in order to apprehend the relationships between the knowledge about the human being and the world views of the students. 55 students of three different classes of a public state university answered the questionnaire and four of them the interview. The philosophical fundaments that formed the undergraduates’ world views were: idealism, materialism, transcendental conceptions, ontology, epistemology, abstract subject, concrete subject, formal logic and dialectical logic. The concepts of class and praxis were used to build the world views of the students, having the same theoretical reference used in this research: dialectical historical materialism. Thus, by this reference, the object’s multiple contradictory determinations were used to analyze the dialectical relations present in the world views of the students, and they were: subject x object; objectification x appropriation; teleology x causality; humanization x alienation. The undergraduates, under the influence of the biology’s content (evolutive theories and the adaptation concept) explains the relation between man and the environment by naturalizing the social being. Two different models characterized the students’ world views – one based on a logical form and the other on a dialectical form. The first one did not conceive the human work as a possibility to the ontological leap of the social being. The second one, in a different way, conceived the ontological leap of the social being because they learned how to think that way during their formative process, especially with the pedagogical disciplines. These students, when confronted with the pedagogical theories, conceived the teaching process in a directive way. In the other hand, the formal model, based in a non-directive teaching, viewed the social being in an interactionist and naturalizing wayCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Portaria CAPES nº 034 de 30 de maio de 2016Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pressato, Daiany2020-04-17T14:03:31Z2020-04-17T14:03:31Z2020-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19221900093008433004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-09T06:16:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192219Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:49:16.262262Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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description A presente pesquisa buscou analisar relações entre os conhecimentos sobre o ser humano e as concepções de mundo dos licenciandos em Ciências Biológicas, tendo em vista a relação dialética estabelecida entre indivíduo-sociedade. A partir dos questionamentos: 1. Quais concepções estes licenciandos possuem sobre o ser humano? 2. Quais tipos de conhecimentos auxiliam na formação destas concepções? 3. Como estes conhecimentos se relacionam com as concepções de mundo destes estudantes? Dois instrumentos de coleta de dados foram desenvolvidos (questionário e entrevista) com o objetivo de apreender as determinações gerais e particulares dos licenciandos acerca das relações descritas. No total, 55 estudantes de três turmas de uma universidade estadual pública responderam ao questionário e quatro deles participaram da entrevista após contato. Os fundamentos filosóficos formadores das concepções dos licenciandos foram: idealismo, materialismo, concepções transcendentais, ontologia, epistemologia, sujeito abstrato, sujeito concreto, lógica formal e lógica dialética. Além destes, os conceitos de classe e de práxis foram utilizados para constituir a concepção de mundo dos licenciandos, tendo em vista o referencial ontológico do materialismo histórico dialético adotado na pesquisa. Assim, a partir deste referencial, as múltiplas determinações contraditórias do objeto (ser humano) foram utilizadas para a análise das relações dialéticas presentes nas concepções de mundo dos licenciandos, sendo elas: sujeito x objeto; objetivação x apropriação; teleologia x causalidade; humanização x alienação. Os licenciandos em Ciências Biológicas, a partir da especificidade de sua formação apresentaram influências (das teorias evolutivas, principalmente, do conceito de adaptação) para explicar a relação do homem na natureza, naturalizando, assim, o ser social. Foi possível diferenciar dois modelos de concepções de mundo – um formal e outro dialético – o primeiro, não concebia o trabalho enquanto categoria central para o salto ontológico do ser social. Já, o segundo modelo o fazia porque se apropriou deste conhecimento durante, sobretudo, as disciplinas pedagógicas. Dessa maneira, ao se identificarem com as teorias pedagógicas, possuíam uma perspectiva diretiva do ensino, ao contrário do modelo formal, pautado na perspectiva não-diretiva, interacionista e naturalizante o do ser social.
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