Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118428 |
Resumo: | Esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão das relações estabelecidas entre estagiários de cursos de licenciatura e professores da Educação Básica, que os recebem em suas salas de aula. Mais especificamente, tem-se o objetivo de investigar os processos de aprendizagem que ocorrem no encontro entre duas gerações profissionais docentes. Nesse sentido, questiona-se: de que maneira são estruturadas as relações estabelecidas entre professor titular e estagiário na escola, como ocorrem os primeiros contatos entre as duas partes, que vínculos são então estabelecidos e que relações formativas se desenvolvem no cotidiano do estágio. Tais percepções foram propiciadas pelas entrevistas e observações realizadas e analisadas sob ótica das “relações intergeracionais na docência” (SARTI, 2009), que pressupõem atenção especial a algumas categorias, tais como: geração (MANNHEIN, 1982), identidade e ciclo de vida profissional docente (HUMBERMAN, 1992; TARDIF, 2010). A pesquisa possibilitou análises que sugerem que o fator geração profissional deva ser sempre balizado com informações sobre a história de vida profissional dos sujeitos, já que, de acordo com os dados reunidos,tais experiências pessoais exercem influências em suas relações com as novas gerações profissionais. A partir desta investigação, foi possível perceber que as relações intergeracionais na formação docente envolvem fatores sutis e importantes, que dizem respeito a aspectos relativos à geração profissional dos sujeitos, mas também a sua geração social (MANNHEIN, 1982) e ao ciclo de vida profissional docente (HUBERMAN, 1992). Esse conjunto de fatores exercem influências significativas para os contatos formativos entre estagiários e professores experientes no magistério |
id |
UNSP_412c4a4f75eabe71ab765efdcbb4ffd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118428 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiáriosProfessores - FormaçãoEstagios supervisionadosRelações trabalhistasRelações entre geraçõesEsta pesquisa pretende contribuir para a compreensão das relações estabelecidas entre estagiários de cursos de licenciatura e professores da Educação Básica, que os recebem em suas salas de aula. Mais especificamente, tem-se o objetivo de investigar os processos de aprendizagem que ocorrem no encontro entre duas gerações profissionais docentes. Nesse sentido, questiona-se: de que maneira são estruturadas as relações estabelecidas entre professor titular e estagiário na escola, como ocorrem os primeiros contatos entre as duas partes, que vínculos são então estabelecidos e que relações formativas se desenvolvem no cotidiano do estágio. Tais percepções foram propiciadas pelas entrevistas e observações realizadas e analisadas sob ótica das “relações intergeracionais na docência” (SARTI, 2009), que pressupõem atenção especial a algumas categorias, tais como: geração (MANNHEIN, 1982), identidade e ciclo de vida profissional docente (HUMBERMAN, 1992; TARDIF, 2010). A pesquisa possibilitou análises que sugerem que o fator geração profissional deva ser sempre balizado com informações sobre a história de vida profissional dos sujeitos, já que, de acordo com os dados reunidos,tais experiências pessoais exercem influências em suas relações com as novas gerações profissionais. A partir desta investigação, foi possível perceber que as relações intergeracionais na formação docente envolvem fatores sutis e importantes, que dizem respeito a aspectos relativos à geração profissional dos sujeitos, mas também a sua geração social (MANNHEIN, 1982) e ao ciclo de vida profissional docente (HUBERMAN, 1992). Esse conjunto de fatores exercem influências significativas para os contatos formativos entre estagiários e professores experientes no magistérioUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Michelle Cristina [UNESP]2015-03-23T15:09:42Z2015-03-23T15:09:42Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis99 f.application/pdfBUENO, Michelle Cristina. Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários. 2012. 99 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/118428000716073000716073.pdf7561935549573966Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T06:17:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118428Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:24:03.032926Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários |
title |
Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários |
spellingShingle |
Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários Bueno, Michelle Cristina [UNESP] Professores - Formação Estagios supervisionados Relações trabalhistas Relações entre gerações |
title_short |
Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários |
title_full |
Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários |
title_fullStr |
Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários |
title_full_unstemmed |
Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários |
title_sort |
Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários |
author |
Bueno, Michelle Cristina [UNESP] |
author_facet |
Bueno, Michelle Cristina [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarti, Flávia Medeiros [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Michelle Cristina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Estagios supervisionados Relações trabalhistas Relações entre gerações |
topic |
Professores - Formação Estagios supervisionados Relações trabalhistas Relações entre gerações |
description |
Esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão das relações estabelecidas entre estagiários de cursos de licenciatura e professores da Educação Básica, que os recebem em suas salas de aula. Mais especificamente, tem-se o objetivo de investigar os processos de aprendizagem que ocorrem no encontro entre duas gerações profissionais docentes. Nesse sentido, questiona-se: de que maneira são estruturadas as relações estabelecidas entre professor titular e estagiário na escola, como ocorrem os primeiros contatos entre as duas partes, que vínculos são então estabelecidos e que relações formativas se desenvolvem no cotidiano do estágio. Tais percepções foram propiciadas pelas entrevistas e observações realizadas e analisadas sob ótica das “relações intergeracionais na docência” (SARTI, 2009), que pressupõem atenção especial a algumas categorias, tais como: geração (MANNHEIN, 1982), identidade e ciclo de vida profissional docente (HUMBERMAN, 1992; TARDIF, 2010). A pesquisa possibilitou análises que sugerem que o fator geração profissional deva ser sempre balizado com informações sobre a história de vida profissional dos sujeitos, já que, de acordo com os dados reunidos,tais experiências pessoais exercem influências em suas relações com as novas gerações profissionais. A partir desta investigação, foi possível perceber que as relações intergeracionais na formação docente envolvem fatores sutis e importantes, que dizem respeito a aspectos relativos à geração profissional dos sujeitos, mas também a sua geração social (MANNHEIN, 1982) e ao ciclo de vida profissional docente (HUBERMAN, 1992). Esse conjunto de fatores exercem influências significativas para os contatos formativos entre estagiários e professores experientes no magistério |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-03-23T15:09:42Z 2015-03-23T15:09:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BUENO, Michelle Cristina. Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários. 2012. 99 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/118428 000716073 000716073.pdf 7561935549573966 |
identifier_str_mv |
BUENO, Michelle Cristina. Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários. 2012. 99 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. 000716073 000716073.pdf 7561935549573966 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
99 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129197443383296 |