Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rayane Karolyne de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253023
Resumo: O Instagram é uma rede social muito famosa e utilizada por milhares de pessoas em seu dia a dia. Dentro desta plataforma existem as influenciadoras digitais, que utilizam seus perfis para falar sobre um nicho específico e influenciar seus seguidores a partir do assunto que elas abordam. O objetivo geral deste trabalho foi identificar como a informação é disseminada pelas influenciadoras digitais em redes sociais e quais suas principais características. Os objetivos específicos foram analisar os perfis das influenciadoras selecionadas e identificar as características das informações disseminadas. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico e a análise de perfis selecionados das influenciadoras fitness para levantamento de informações e acompanhamento das atividades das influenciadoras. A partir disto, concluiu-se que não existe uma responsabilidade das influenciadoras com seu público sobre as informações postadas, que podem, inclusive, serem fake news, sem que os seguidores possam saber. Percebe-se também a falta de controle sobre este assunto dentro da rede social.
id UNSP_418e9b8d06f7875c59b93e0440bc6b2e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253023
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitnessDissemination of information by opinion formers in social media: a survey of fitness influencersInfluenciadoras digitais fitnessDisseminação da informaçãoFontes de informaçãoSeguidoresInstagramFitness digital influencersDissemination of informationInformation sourcesFollowersO Instagram é uma rede social muito famosa e utilizada por milhares de pessoas em seu dia a dia. Dentro desta plataforma existem as influenciadoras digitais, que utilizam seus perfis para falar sobre um nicho específico e influenciar seus seguidores a partir do assunto que elas abordam. O objetivo geral deste trabalho foi identificar como a informação é disseminada pelas influenciadoras digitais em redes sociais e quais suas principais características. Os objetivos específicos foram analisar os perfis das influenciadoras selecionadas e identificar as características das informações disseminadas. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico e a análise de perfis selecionados das influenciadoras fitness para levantamento de informações e acompanhamento das atividades das influenciadoras. A partir disto, concluiu-se que não existe uma responsabilidade das influenciadoras com seu público sobre as informações postadas, que podem, inclusive, serem fake news, sem que os seguidores possam saber. Percebe-se também a falta de controle sobre este assunto dentro da rede social.Instagram is a very famous social network used by thousands of people in their daily lives. Within this platform there are digital influencers, who use their profiles to talk about a specific niche and influence their followers based on the subject they cover. The general objective of this work was to identify how information is disseminated by digital influencers on social networks and what their main characteristics are. The specific objectives were to analyze the profiles of the selected influencers and identify the characteristics of the information disseminated. This research is characterized as qualitative research, exploratory and descriptive in nature. As methodological procedures, a bibliographical survey and analysis of selected profiles of fitness influencers were carried out to collect information and monitor the influencers' activities. From this, it was concluded that there is no responsibility of influencers towards their audience regarding the information posted, which may even be fake news, without followers being able to know. There is also a lack of control over this matter within the social network.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin [UNESP]Souza, Rayane Karolyne de2024-01-25T14:22:07Z2024-01-25T14:22:07Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza, Rayane Karolyne de. Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T14:49:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253023Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T14:49:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness
Dissemination of information by opinion formers in social media: a survey of fitness influencers
title Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness
spellingShingle Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness
Souza, Rayane Karolyne de
Influenciadoras digitais fitness
Disseminação da informação
Fontes de informação
Seguidores
Instagram
Fitness digital influencers
Dissemination of information
Information sources
Followers
title_short Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness
title_full Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness
title_fullStr Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness
title_full_unstemmed Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness
title_sort Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness
author Souza, Rayane Karolyne de
author_facet Souza, Rayane Karolyne de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rayane Karolyne de
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadoras digitais fitness
Disseminação da informação
Fontes de informação
Seguidores
Instagram
Fitness digital influencers
Dissemination of information
Information sources
Followers
topic Influenciadoras digitais fitness
Disseminação da informação
Fontes de informação
Seguidores
Instagram
Fitness digital influencers
Dissemination of information
Information sources
Followers
description O Instagram é uma rede social muito famosa e utilizada por milhares de pessoas em seu dia a dia. Dentro desta plataforma existem as influenciadoras digitais, que utilizam seus perfis para falar sobre um nicho específico e influenciar seus seguidores a partir do assunto que elas abordam. O objetivo geral deste trabalho foi identificar como a informação é disseminada pelas influenciadoras digitais em redes sociais e quais suas principais características. Os objetivos específicos foram analisar os perfis das influenciadoras selecionadas e identificar as características das informações disseminadas. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico e a análise de perfis selecionados das influenciadoras fitness para levantamento de informações e acompanhamento das atividades das influenciadoras. A partir disto, concluiu-se que não existe uma responsabilidade das influenciadoras com seu público sobre as informações postadas, que podem, inclusive, serem fake news, sem que os seguidores possam saber. Percebe-se também a falta de controle sobre este assunto dentro da rede social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
2024-01-25T14:22:07Z
2024-01-25T14:22:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Rayane Karolyne de. Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/253023
identifier_str_mv Souza, Rayane Karolyne de. Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/253023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128212512800768